Questões sobre Engenharia de Software

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Contém apenas fatores de qualidade referentes ao aspecto de revisão do produto/software:

  • A. portabilidade, reusabilidade e interoperabilidade.
  • B. manutenibilidade, flexibilidade e testabilidade.
  • C. eficiência, integridade e usabilidade.
  • D. flexibilidade, reusabilidade e eficiência.
  • E. manutenibilidade, portabilidade e usabilidade.

Considerando a linguagem de modelagem unificada UML (unified modeling language), assinale a opção correta.

  • A.

    Um caso de uso é um documento narrativo que descreve a seqüência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo.

  • B.

    Somente se pode representar relações nos casos de uso por meio de refinamento do modelo, a fim de obter o relacionamento entre os casos de uso por relações de: generalização, inclusão ou extensão.

  • C.

  • D.

Uma métrica de software que proporciona uma medida quantitativa da lógica de um programa, definindo o número de caminhos independentes do conjunto básico, é denominada

  • A. complexidade ciclomática.
  • B. independência de software.
  • C. interoperabilidade.
  • D. rastreabilidade.
  • E. acuracidade.

Ferramentas CASE (computer aided software engineering) visam dar suporte computacional ao desenvolvedor ao longo do ciclo de vida da criação de sistemas, porém, sempre adotando algum método já existente. Com esse auxílio, há aumento na produção e melhoria da qualidade dos sistemas criados, pois a ferramenta CASE libera o desenvolvedor para a parte criativa do processo. Considerando o conceito de ferramenta CASE, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Uma forma de classificação geral para as ferramentas CASE é: upper CASE, lower CASE, integrated-CASE e best in class. As upper CASE oferecem suporte nas últimas fases do desenvolvimento, como codificação, testes e manutenção.

  • B.

    As ferramentas CASE podem ser classificadas em orientadas a função e orientadas a atividade. As primeiras incluem as upper CASE e as lower CASE, enquanto as segundas incluem as best in class e as integrated-CASE.

  • C.

    Ferramentas CASE denominadas upper CASE ou U-CASE ou front-end são aquelas que estão voltadas para as primeiras fases do processo de desenvolvimento de sistemas, como análise de requisitos, projeto lógico e documentação. São utilizadas por analistas e pessoas mais interessadas na solução do problema que na implementação.

  • D.

    Ferramentas CASE denominadas best in class ou kit de ferramenta são semelhantes às integrated-CASE. Os kits de ferramenta também acompanham todo o ciclo de desenvolvimento, entretanto, possuem a propriedade de conjugar sua capacidade a outras ferramentas externas complementares, que variam de acordo com as necessidades do usuário.

Na determinação de cronogramas utilizando os modelos PERT e CPM, o caminho crítico representa

  • A. a estimativa de tempo mais provável para o conjunto de tarefas do projeto.
  • B. o término mais breve da cada tarefa do projeto.
  • C. os limites de tempo que definem o início e o término da cada tarefa.
  • D. uma cadeia de tarefas que determina a duração do projeto.
  • E. uma rede de todas as tarefas desde o começo até o final de um projeto.

Assinale a metodologia de desenvolvimento de software que tem como prática a programação em pares.

  • A.

    MSF

  • B.

    XP

  • C.

    RUP

  • D.

    PMBOK

  • E.

    CMMI

Em UML, ele se constitui de uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação. Não é tão importante quanto o diagrama de classes, mas é muito útil para exemplificar diagramas complexos de classes ajudando muito em sua compreensão. Trata-se do diagrama de

  • A. objetos.
  • B. caso de Uso.
  • C. interatividade.
  • D. atividades.
  • E. colaboração.

No RUP, que fase tem como resultado uma baseline da arquitetura?

  • A.

    Concepção

  • B.

    Construção

  • C.

    Transição

  • D.

    Elaboração

  • E.

    Codificação

Em UML, dentre os diagramas que descrevem situações do ponto de vista dinâmico ou comportamental, encontram- se os respectivos diagramas de:

  • A. Classes, Interatividade, Pacotes e Objetos.
  • B. Objetos, Transição de Estados, Seqüência e Atividades.
  • C. Classes, Seqüência, Atividades e Transição de Estados.
  • D. Transição de Estados, Seqüência, Colaboração e Atividades.
  • E. Classes, Componentes, Caso de Uso e Colaboração.

Observe a seguinte figura.

Essa figura representa, em UML, um diagrama de:

  • A.

    casos de uso.

  • B.

    interação.

  • C.

    implementação

  • D.

    estados

  • E.

    classes.

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