Questões sobre Engenharia de Software

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A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens a seguir.

Um padrão de projeto (design pattern) na unified modelling language é um tipo de artefato adotado sistematicamente por uma equipe de desenvolvimento em todos os seus projetos de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes afirmações relacionadas a Teste de Software:

I. Um critério de cobertura de teste é uma regra sobre como selecionar testes e quando parar o processo de testes.

II. No critério de teste denominado "teste de todos os ramos" o objetivo é passar por ambos os caminhos em todas as decisões. No teste de subdomínio a idéia é particionar o domínio de entrada em subdomínios mutuamente exclusivos, requerendo um número igual de casos de teste de cada subdomínio. A idéia de subdividir subdomínios é eficaz quando se deseja isolar erros potenciais dentro dos subdomínios individuais.

III. No teste funcional, o critério de "cobertura de todo o comando" especifica que todo comando do código fonte deve ser executado por algum caso de teste.

IV. A seleção dos casos de teste baseada na especificação é denominada teste estrutural.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. e III
  • B. II e III
  • C. III e IV
  • D. I e II
  • E. II e IV

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.

No modelo de desenvolvimento de software incremental, ocorrem várias seqüências lineares de desenvolvimento escalonadas em um determinado período de tempo, com algumas seqüências tendo atividades simultâneas a atividades das outras seqüências.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.

As técnicas de quarta geração são empregadas em ferramentas de software destinadas à realização de testes sistemáticos de usabilidade de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes assertivas sobre o processo evolutivo de software conhecido com modelo em espiral. WINWIN:

I- Cada passo da espiral termina com um conjunto de atividades de negociação.

II- Cada atividade de negociação inicia com a identificação das partes interessadas.

 III- A definição do Ciclo de vida arquitetural é um dos três marcos do processo conhecidos como pontos de ancoragem (anchor points).

 As assertivas corretas são:

  • A.

    somente I;

  • B.

    somente II;

  • C.

    somente III;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    I, II e III.

Considere as seguintes assertivas sobre o processo de desenvolvimento de software conhecido como Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC):

I- O ESBC dá ênfase ao paralelismo entre tarefas.

II- A atividade de Engenharia de Domínio produz uma lista de componentes que podem ser reutilizados.

III- O modelo de troca de dados é um dos ingredientes arquiteturais necessários para a atividade de composição de componentes.

As assertivas corretas são:

  • A.

    somente I;

  • B.

    somente II;

  • C.

    somente III;

  • D.

    somente I e II;

  • E.

    I, II e III.

A tabela abaixo mostra, na parte superior, uma primeira estimativa para a funcionalidade de um sistema de software a ser desenvolvido e, na parte inferior, a tabela de pesos para o cálculo de pontos de função não-ajustados:

A produtividade média dos integrantes da equipe é de 12 pontos de função por pessoa.mês. O número mínimo de pessoas da equipe de desenvolvimento para que o projeto termine em 6 meses é:

  • A.

    3;

  • B.

    5;

  • C.

    7;

  • D.

    9;

  • E.

    11.

Considere as seguintes assertivas sobre o teste de sistema:

 I- Teste de regressão é a execução de um conjunto de testes ainda não executados previamente.

 II- A validação do software é atingida por um conjunto de testes caixa branca que demonstram a conformidade com os requisitos do sistema.

III- O tempo médio de reparo (MTTR) é uma métrica utilizada para avaliar a conformidade do sistema nos testes de recuperação de falhas.

As assertivas corretas são:

  • A.

    somente I;

  • B.

    somente II;

  • C.

    somente III;

  • D.

    somente I e II;

  • E.

    I, II e III.

Com relação às definições da linguagem UML (unified modeling language), julgue os próximos itens.

I A UML reconhece três tipos mais importantes de relações: dependência, associação e generalização (ou herança).

II O diagrama de caso de uso mostra como o sistema a ser desenvolvido vai interagir com seu ambiente (usuários ou outros sistemas).

 III A UML define duas relações de dependência entre os casos de uso: <<estende>> e <<inclui>>. A dependência <<inclui>> é usada para decompor um caso de uso complexo em subpartes e a dependência <<estende>> indica uma extensão possível de um caso de uso básico.

 IV No diagrama de seqüência, cada objeto é representado por uma linha vertical que representa a vida do objeto. Acima dessa linha tem uma caixa que representa o objeto. Enquanto o objeto tem o controle da operação ou está esperando o retorno do controle, a linha de vida é uma linha vertical. Caso contrário, ela é representada como uma linha tracejada.

V O diagrama de componentes mostra a organização entre arquivos de código fonte, bibliotecas, tabelas de banco de dados e outros.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Com relação aos conceitos de orientação a objetos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Abstração, também referido como esconder informação, consiste em separar os aspectos externos de um objeto, os quais são acessíveis por outros objetos, dos detalhes internos de implementação, os quais permanecem escondidos.

  • B.

    A assinatura de um método é dada pelo número e tipos de argumentos do método, assim como por seu valor de retorno.

  • C.

    O desenvolvimento orientado a objetos não apenas permite que a informação dentro de um projeto seja compartilhada como também oferece a possibilidade de reaproveitar projetos e código em projetos futuros.

  • D.

    Cada classe descreve um conjunto de objetos individuais. Cada objeto é dito ser uma instância de uma classe. Assim, cada instância de uma classe tem seus próprios valores para cada atributo, mas divide os nomes dos atributos e métodos com as outras instâncias da classe.

  • E.

    Polimorfismo significa que um mesmo método pode se comportar de forma diferente em uma mesma classe.

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