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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.
O uso de um pool de conexão, conforme indicado no diagrama apresentado, permite a redução do tempo no estabelecimento de conexões entre clientes e SGBDs em ambiente cliente-servidor.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.
O protocolo JDBC, estabelecido entre o servlet "regvazao" e o "sgbd", permite o envio de comandos SQL de atualização e consulta a bases de dados, dentro de programas Java.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.
O servlet "regvazao" é um componente de software construído em Java e tipicamente usado para instalação no interior de contêineres.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.
O diagrama considerado mostra que, para a implementação de um componente chamado "relato", foi utilizada a tecnologia JSP, que é embasada nas linguagens Java e HTML.
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A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.
O desenvolvimento de software em arquiteturas de sistemas do tipo cliente-servidor, como a apresentada no diagrama, pode demandar que seus programadores eventualmente apliquem técnicas de programação concorrente e distribuída baseada no uso de threads e sincronização.
A abstração de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relacionamentos, na técnica orientada a objetos, denomina-se
um caso de uso.
um container.
um método.
uma herança.
uma classe.
As colaborações entre objetos, para realizar algum tipo de atividade em um sistema, são representadas em UML pelos diagramas de
objetos.
atividades.
interação.
casos de uso.
componentes.
Uma API, independente de plataforma e linguagem, utilizada para manipular as árvores do documento XML denomina-se
XML Namespaces.
XML Linking language (XLL).
XML Pointer Language (Xpointer).
Document Object Model (DOM).
Extensible Stylesheet Language (XSL).
Uma das principais características do XML é
descrever a aparência e as ações de uma página.
usar tags e atributos com objetivos predefinidos.
separar a interface de apresentação dos dados estruturados.
interpretar possíveis erros de sintaxe das especificações oficiais.
ser escrito em arquivo texto destinado à leitura pelas pessoas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A respeito das soluções propostas pela Engenharia de Software para o desenvolvimento de software mais complexo com menos esforço, assinale a alternativa correta.
A automação obtida com o uso de ferramentas leva ao aumento da produtividade da atividade de desenvolvimento de software porque evita que o desenvolvimento de software seja baseado em tentativa-e-erro.
O reuso de software visa à redução do esforço total demandado para o desenvolvimento de um software, em função do aproveitamento de artefatos previamente elaborados.
A adoção do paradigma de orientação a objetos visa minimizar a quantidade de erros propagados para as etapas posteriores de um desenvolvimento.
A expressão I-CASE refere-se às ferramentas voltadas às fases iniciais do ciclo de vida.
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