Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.

O uso de um pool de conexão, conforme indicado no diagrama apresentado, permite a redução do tempo no estabelecimento de conexões entre clientes e SGBDs em ambiente cliente-servidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.

O protocolo JDBC, estabelecido entre o servlet "regvazao" e o "sgbd", permite o envio de comandos SQL de atualização e consulta a bases de dados, dentro de programas Java.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.

O servlet "regvazao" é um componente de software construído em Java e tipicamente usado para instalação no interior de contêineres.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.

O diagrama considerado mostra que, para a implementação de um componente chamado "relato", foi utilizada a tecnologia JSP, que é embasada nas linguagens Java e HTML.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A plataforma em que o sistema MONETEs, apresentado no texto I, será implantado é embasada em tecnologia web e envolve o desenvolvimento de módulos instaláveis em servidores http. Esses módulos deverão ser programados em linguagem orientada a objetos Java, gerar páginas HTML e fazer conectividade com SGBD cliente-servidor embasado em SQL e protocolo JDBC. O diagrama acima apresenta uma visão geral de alguns aspectos tecnológicos envolvidos na construção da referida plataforma. A partir dessas informações e do texto I, julgue os itens a seguir, relativos a tecnologias de redes, sistemas operacionais, SGBDs, linguagens de programação e engenharia de software aplicáveis ao cenário descrito.

O desenvolvimento de software em arquiteturas de sistemas do tipo cliente-servidor, como a apresentada no diagrama, pode demandar que seus programadores eventualmente apliquem técnicas de programação concorrente e distribuída baseada no uso de threads e sincronização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abstração de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relacionamentos, na técnica orientada a objetos, denomina-se

  • A.

    um caso de uso.

  • B.

    um container.

  • C.

    um método.

  • D.

    uma herança.

  • E.

    uma classe.

As colaborações entre objetos, para realizar algum tipo de atividade em um sistema, são representadas em UML pelos diagramas de

  • A.

    objetos.

  • B.

    atividades.

  • C.

    interação.

  • D.

    casos de uso.

  • E.

    componentes.

Uma API, independente de plataforma e linguagem, utilizada para manipular as árvores do documento XML denomina-se

  • A.

    XML Namespaces.

  • B.

    XML Linking language (XLL).

  • C.

    XML Pointer Language (Xpointer).

  • D.

    Document Object Model (DOM).

  • E.

    Extensible Stylesheet Language (XSL).

Uma das principais características do XML é

  • A.

    descrever a aparência e as ações de uma página.

  • B.

    usar tags e atributos com objetivos predefinidos.

  • C.

    separar a interface de apresentação dos dados estruturados.

  • D.

    interpretar possíveis erros de sintaxe das especificações oficiais.

  • E.

    ser escrito em arquivo texto destinado à leitura pelas pessoas.

A respeito das soluções propostas pela Engenharia de Software para o desenvolvimento de software mais complexo com menos esforço, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A automação obtida com o uso de ferramentas leva ao aumento da produtividade da atividade de desenvolvimento de software porque evita que o desenvolvimento de software seja baseado em tentativa-e-erro.

  • B.

    O reuso de software visa à redução do esforço total demandado para o desenvolvimento de um software, em função do aproveitamento de artefatos previamente elaborados.

  • C.

    A adoção do paradigma de orientação a objetos visa minimizar a quantidade de erros propagados para as etapas posteriores de um desenvolvimento.

  • D.

    A expressão I-CASE refere-se às ferramentas voltadas às fases iniciais do ciclo de vida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...