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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.
As técnicas LOC (lines of code) e FP (function points), que são usadas para fazer estimativas de projetos de software, têm em comum a característica de partir de uma definição do escopo do software seguida de uma decomposição deste em módulos que possam ser objeto de estimativas individuais.
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O texto acima apresenta os desafios e as oportunidades da engenharia de usabilidade. Acerca das características dos métodos de usabilidade, julgue os itens que se seguem, tendo o texto por referência inicial.
O método de usabilidade embasado no pensamento em voz alta, no qual um usuário testador expressa o seu pensamento enquanto testa uma interface, apresenta como vantagens o fácil isolamento de falhas conceituais dos usuários, mas tem a desvantagem de ser de difícil verbalização por usuários especialistas.
Analise as seguintes afirmações relativas à UML e Programação Orientada a Objetos.
I. Um classificador é um mecanismo que descreve características comportamentais e estruturais. Classificadores incluem interfaces, classes e tipos de dados e componentes.
II. Uma condição de guarda é uma condição que deve ser satisfeita para causar o disparo de uma transição associada.
III. Um domínio é um componente atômico de um modelo representando uma abstração desenhada em uma modelagem de problema.
IV. O encapsulamento é um elemento de modelo que pode participar em um relacionamento de generalização.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
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Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Uma interface deve possuir pelo menos o construtor por default, que não necessita ser definido explicitamente.
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Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.
Em um projeto de software orientado a objetos, a métrica NSS (number of scenario scripts) é um forte indicador da quantidade de módulos que podem ser reutilizados.
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O texto acima apresenta os desafios e as oportunidades da engenharia de usabilidade. Acerca das características dos métodos de usabilidade, julgue os itens que se seguem, tendo o texto por referência inicial.
O método de usabilidade embasado em questionários, que são preenchidos por usuários após o teste das interfaces, consegue revelar novas oportunidades para aperfeiçoar tarefas, mas consome muito tempo para realização.
Analise as seguintes afirmações relativas a diagramas na UML e Programação Orientada a Objetos.
I. Um diagrama de classes é considerado estático porque a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema.
II. Um diagrama de objeto descreve a funcionalidade do sistema percebida por atores externos. Um ator interage com o sistema podendo ser um usuário, dispositivo ou outro sistema.
III. O diagrama de seqüência mostra a colaboração dinâmica entre um número de objetos e mostra a seqüência de mensagens enviadas entre objetos.
IV. Um diagrama de seqüência é unidimensional e representa apenas o comportamento de um dado objeto ao longo do tempo.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
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Com relação a serviços da camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.
O serviço DNS (domain name system) tem como principal objetivo converter nomes em endereços IP. Em sua arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a utilização de um servidor principal por domínio e de vários servidores secundários do domínio principal.
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Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
O encapsulamento permite definir o grau de visibilidade dos atributos de uma classe, estabelecendo restrições e permissões de acesso aos objetos do sistema.
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Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.
O papel do projetista de interfaces com usuário envolve a reconciliação das diferenças de visão entre os usuários, os engenheiros de software e os responsáveis pela implementação.
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