Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A gerência de configuração e o controle de versões constituem processos fundamentais do desenvolvimento de software. Acerca desses processos e das técnicas a eles associadas, julgue os itens a seguir.
Por ser um processo que se caracteriza por exigir um grau de inteligência muito alto, constata-se que praticamente não existem ferramentas de automação da gerência de configuração, ainda que existam ferramentas específicas restritas ao controle de versões.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O desenvolvimento de sistemas de informação concebidos para emprego e utilização de arquitetura Web acarreta um conjunto de requisitos para as fases de projeto (design) e de implementação do ciclo de vida do software. Esses requisitos precisam ser considerados desde as fases de análise e concepção dos sistemas, além de influenciarem na definição da metodologia e da abordagem de desenvolvimento a serem seguidas. Julgue os itens seguintes, acerca de metodologias de desenvolvimento de sistemas e de requisitos de projeto e implementação para sistemas com arquitetura Web.
A utilização de técnicas de orientação a objetos é imperativa para o projeto de interfaces, ainda que esse não seja necessariamente o caso para o projeto de banco de dados.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O desenvolvimento de sistemas de informação concebidos para emprego e utilização de arquitetura Web acarreta um conjunto de requisitos para as fases de projeto (design) e de implementação do ciclo de vida do software. Esses requisitos precisam ser considerados desde as fases de análise e concepção dos sistemas, além de influenciarem na definição da metodologia e da abordagem de desenvolvimento a serem seguidas. Julgue os itens seguintes, acerca de metodologias de desenvolvimento de sistemas e de requisitos de projeto e implementação para sistemas com arquitetura Web.
Métodos de projeto de sistemas híbridos, incorporando conceitos da concepção estruturada e da concepção por objetos, simultaneamente, não são raros, ainda que existam características conflitantes entre os dois tipos de metodologias.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O desenvolvimento de sistemas de informação concebidos para emprego e utilização de arquitetura Web acarreta um conjunto de requisitos para as fases de projeto (design) e de implementação do ciclo de vida do software. Esses requisitos precisam ser considerados desde as fases de análise e concepção dos sistemas, além de influenciarem na definição da metodologia e da abordagem de desenvolvimento a serem seguidas. Julgue os itens seguintes, acerca de metodologias de desenvolvimento de sistemas e de requisitos de projeto e implementação para sistemas com arquitetura Web.
A engenharia de sistemas deve considerar a definição de um ambiente de comunicação e operação em rede, pois é impossível obter, com uso de tecnologia Web, um sistema que possa ser executado em um único computador hospedeiro.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O desenvolvimento de sistemas de informação concebidos para emprego e utilização de arquitetura Web acarreta um conjunto de requisitos para as fases de projeto (design) e de implementação do ciclo de vida do software. Esses requisitos precisam ser considerados desde as fases de análise e concepção dos sistemas, além de influenciarem na definição da metodologia e da abordagem de desenvolvimento a serem seguidas. Julgue os itens seguintes, acerca de metodologias de desenvolvimento de sistemas e de requisitos de projeto e implementação para sistemas com arquitetura Web.
Um requisito típico para projeto de sistemas para ambientes do tipo Web é a implementação de interfaces em linguagem HTML e suas principais extensões.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O desenvolvimento de sistemas de informação concebidos para emprego e utilização de arquitetura Web acarreta um conjunto de requisitos para as fases de projeto (design) e de implementação do ciclo de vida do software. Esses requisitos precisam ser considerados desde as fases de análise e concepção dos sistemas, além de influenciarem na definição da metodologia e da abordagem de desenvolvimento a serem seguidas. Julgue os itens seguintes, acerca de metodologias de desenvolvimento de sistemas e de requisitos de projeto e implementação para sistemas com arquitetura Web.
O ciclo de vida de desenvolvimento de um software com arquitetura Web não precisa ser necessariamente diferente do ciclo de vida de um sistema stand alone.
Considere as seguintes assertivas sobre as regras de consistência do modelo ambiental de um sistema de informação:
I. cada um dos fluxos de entrada do diagrama de contexto deve ser utilizado pelo sistema para reconhecer um evento, ou produzir uma saída, ou ambos.
II. cada um dos fluxos de saída deve fazer parte da resposta a um evento
III. a detecção de todo evento não-temporal deve estar associada a pelo menos um fluxo de entrada
As assertivas corretas são:
somente I;
somente II;
somente I e II;
somente I e III;
I e II e III.
Considere as seguintes assertivas sobre o diagrama de classes na notação UML:
I. uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um.
II. o polimorfismo das operações é uma conseqüência da relação de herança entre classes.
III. se um objeto A está associado a um objeto B e B está associado a mais de um objeto C então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto ª
As assertivas corretas são
(somente I;
somente II;
somente III;
somente I e II;
somente II e III.
Em relação à tecnologia de orientação a objetos, a afirmativa de que o estado de um objeto não deve ser acessado diretamente, mas sim por intermédio de métodos de acesso (ou propriedades) está diretamente relacionada ao conceito de:
herança
interface
classe
polimorfismo;
encapsulamento.
ANÁLISE DE SISTEMAS/ PLATAFORMA GRANDE PORTE
Considere o Modelo E-R abaixo:
A pergunta que NÃO pode ser respondida a partir desta estrutura de dados é:
Qual a clientela de um dado fornecedor?
Que clientes receberam que peças?
Que fornecedores fornecem que peças?
Que fornecedores fornecem uma dada peça a um dado cliente?
Que peças são fornecidas por um dado fornecedor?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...