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No RUP, a passagem pelas fases é chamada de ciclo de desenvolvimento, que gera um software, adicionalmente dividido em interações e finalizado com ponto de avaliação para analisar os objetivos e os resultados propostos. A interação, com nove componentes, é estruturada em workflows de processo ou fluxos de trabalho realizados pela equipe de projeto. Ao descrever a estrutura dinâmica da empresa, objetivando o entendimento comum entre os envolvidos, sobre quais processos de negócios devem ser contemplados, a equipe de projeto encontra-se no componente de
requisitos.
modelagem de negócio.
análise e projeto.
implementação.
teste.
Na UML, ao se especificar que uma característica carac definida para um objeto obj de uma classe Class é protegida, isto implica que carac será visível
para qualquer objeto, mesmo que este pertença a uma outra classe que faça parte de mesma aplicação.
para o objeto obj, mas carac não será herdada pelas subclasses de Class.
apenas para o objeto obj.
para os objetos da classe Class, mas não será visível para os objetos das subclasses de Class.
apenas para os objetos da classe Class e para os objetos das subclasses de Class.
Analise as seguintes afirmações relativas à programação Orientada a Objetos e UML:
I. O diagrama de estado mostra os estados admissíveis que os objetos de uma dada classe podem assumir e as transições permitidas entre pares de estados;
II. Uma associação representa uma população variada de vínculos de relacionamentos entre instâncias de classe;
III. Uma classe Class é denominada literal quando as classes que Class utiliza internamente são fornecidas apenas no momento em que um objeto da classe Class é gerado;
IV. A reusabilidade é a facilidade pela qual um único nome de operação poderá ser definido sobre mais de uma classe, e poderá denotar métodos diferentes em cada uma dessas classes.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
II e IV
II e III
III e IV
I e III
I e II
Em uma implementação Orientada a Objetos uma herança múltipla indica que
deverá existir mais de uma associação entre as instâncias de uma classe.
um objeto é derivado de mais de uma subclasse.
sempre existirão duas ou mais subclasses para uma única superclasse.
uma classe abstrata irá gerar vários objetos.
uma classe é derivada de mais de uma superclasse.
As estratégias que podem ser perseguidas por meio de recursos como a integração vertical, a integração horizontal, a diversificação, as fusões e as joint ventures são estratégias de
concentração.
estabilidade.
crescimento.
manutenção.
renovação.
O conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis baixos da hierarquia da organização caracteriza o planejamento
tático.
estratégico.
integral.
parcial.
executivo.
O processo de decisão dos objetivos da empresa, das mudanças nesses objetivos, dos recursos utilizados para atingi-los e das políticas que deverão governar a aquisição, utilização e disposição desses recursos caracteriza
o planejamento tático.
o planejamento estratégico.
o planejamento sistêmico.
a decisão estratégica.
a decisão tática.
O Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação
define as estratégias da empresa e os recursos para sua concretização.
deve ter autonomia em relação ao Planejamento Estratégico da Empresa, para alcançar resultados satisfatórios.
fornece subsídios para a elaboração do Planejamento Estratégico da Empresa, após alcance de seus objetivos.
pressupõe a existência do Planejamento Estratégico da Empresa, com o qual deve ser coerente.
deve ser elaborado pela mesma equipe responsável pelo Planejamento Estratégico da Empresa.
Considere o seguinte diagrama de fluxo de dados como proposto por Your-don:
De acordo com esse diagrama, é INCORRETO afirmar que:
A função C precisa receber simultaneamente os dados provenientes das funções A e B para gerar saídas.
Dados enviados da função C para a função D podem ser diferentes de dados enviados da função C para E.
Dados enviados da função C para a função D podem ser iguais a dados enviados da função C para E.
Dados enviados da função C para a função D podem ser iguais a dados enviados da função C para E.
Considere o modelo clássico de uma metodologia de desenvolvimento de software conhecida como WaterFall Model:
Sobre esse modelo, é INCORRETO afirmar:
Força a estimativa dos custos de projetos em estágios iniciais, o que po-de proporcionar a ocorrência de erros nessas estimativas.
Não trata situações nas quais o usuário desconhece os requisitos do sis-tema.
A codificação do software só ocorre após a especificação estar bem defi-nida.
Testes alfa e beta ocorrem na fase de Codificação e Testes.
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