Questões sobre Engenharia de Software

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Sobre especificação de requisitos, analise as assertivas abaixo.

I. O software deve emitir relatório de compras a cada três semanas.

II. O usuário deve poder ver os aprovadores das compras.

III. O software deve ser desenvolvido em um ano.

É(São) exemplo(s) de requisito(s) funcional(is) o que se apresenta em

  • A. II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Em engenharia de software, alguns atributos são fundamentais para analisar se um software tem qualidade garantida.

1 – A medida de quanto o software satisfaz as necessidades definidas em seus requisitos.

2 – A medida de tempo que o software fica disponível sem erros.

3 – A medida do grau de facilidade de utilização do software.

4 – A medida do grau de utilização de recursos do sistema pelo software da melhor forma possível.

5 – A medida do grau de facilidade em transpor o software de um ambiente para outro.

Os atributos acima descritos são, respectivamente,

  • A. Usabilidade / Eficiência / Funcionalidade / Confiabilidade / Migrabilidade
  • B. Confiabilidade / Funcionalidade / Portabilidade / Eficiência / Usabilidade
  • C. Confiabilidade / Funcionalidade / Eficiência / Usabilidade / Portabilidade
  • D. Funcionalidade / Confiabilidade / Usabilidade / Eficiência / Portabilidade

No que tange aos componentes reutilizáveis, levando em consideração casos de uso, documento padrão, recomendações, procedimentos e afins, assinale a assertiva que apresenta esses componentes.

  • A. Reuso de módulos.
  • B. Reuso de modelos.
  • C. Reuso de artefatos.
  • D. Reuso de padrões.
  • E. Reuso de código.

Indique a opção que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir sobre classes de teste de software.

O ______________foca em verificar um componente ou módulo do software. E o _____________executa testes focados nas interfaces entre os componentes.

  • A. Teste Unitário / Teste de Validação
  • B. Teste de Integração / Teste Unitário
  • C. Teste Unitário / Teste de Integração
  • D. Teste de Validação /Teste de Integração

Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para pontos de função.

  • A. Medem o tamanho do que o software faz ao invés de como ele é desenvolvido e implementado.
  • B. Mensuram o tempo por esforço (Time Per Effort, ou TPE) estimado do desenvolvimento do software de acordo com os requisitos pré-definidos.
  • C. Estimam o custo total de um software de acordo com a forma como ele é desenvolvido e implementado.
  • D. Medem o tamanho do código e o tempo por esforço ao invés do que o software faz.
  • E. Estimam o tamanho do código de acordo com o projeto, independentemente do que o software faz.

O exemplo abaixo mostra a disponibilidade acordada (SLA) entre uma empresa provedora de serviço de Data Center e seu cliente para vários serviços, bem como a indisponibilidade medida de cada serviço no mês de abril de 2017, considerando-se o período do dia 1o ao dia 30 (30 dias).

A empresa de outsourcing cumpriu o SLA apenas em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. I e III.

O Test Driven Development (TDD, Desenvolvimento Orientado por Testes) se baseia em pequenos ciclos de repetição, em que cada ciclo se inicia com um(a)

  • A. teste que atenda aos requisitos.
  • B. teste que falhe.
  • C. código base, que apenas define as variáveis.
  • D. reavaliação dos casos de uso e UML.
  • E. teste geral do algoritmo, antes mesmo de codificá-lo.

“Uma entidade A está associada a qualquer número de entidades B, e uma entidade B pode estar associada a no máximo uma entidade A”. Com base nessa assertiva, assinale a alternativa que apresenta o tipo de relacionamento descrito de acordo com as metodologias de modelagem de dados.

  • A. Autorrelacionável
  • B. Um-para-um
  • C. Muitos-para-um
  • D. Muitos-para-um
  • E. Um-para-muitos

Os cinco princípios de orientação a objetos que ajudam a manter o código organizado são representados pelo acrônimo SOLID. Dessa forma, assinale a alternativa que descreve o que é definido pelo Open Closed Principle, representado no SOLID pela letra O.

  • A. Os módulos devem ser enxutos, com poucos comportamentos.
  • B. Heranças devem ser usadas com cautela por serem mecanismos poderosos.
  • C. Sempre depender de abstrações, pois elas mudam menos e facilitam mudança de comportamento e futuras evoluções do código.
  • D. As classes devem ser capazes de ter seus comportamentos facilmente estendidos quando necessário, por meio de herança, interface e composição.
  • E. As classes devem ser coesas, com uma única responsabilidade, a fim de serem mais reutilizáveis e propagarem menos mudanças.

Assinale a alternativa que apresenta a transição de estado entre processos que não é permitida.

  • A. Pronto para execução
  • B. Execução para bloqueado
  • C. Execução para pronto
  • D. Bloqueado para execução
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