Questões sobre Engenharia de Software

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Realizar testes de unidade é uma prática fundamental no desenvolvimento de software. Em projetos de software criados com Java, essa prática pode ser implementada com a ajuda de um popular framework denominado

  • A. Apex.
  • B. JUnit.
  • C. GitUnit.
  • D. VersionUnit.
  • E. JTestUnit.

Associe as colunas, relacionando as técnicas de teste às suas definições / características.

A sequência correta dessa associação é

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 1, 4, 2, 3.
  • C. 2, 1, 3, 4.
  • D. 3, 2, 4, 1.
  • E. 4, 3, 1, 2.

Em uma aplicação desenvolvida sob o paradigma da orientação por objetos, é comum utilizar o recurso de herança entre classes. Em se tratando de classes Java persistentes, para trabalhar com herança entre classes, a API de JPA (Java Persistence API) NÃO fornece

  • A. joined.
  • B. mapped superclass.
  • C. inheritance strategy.
  • D. single table per class.
  • E. table per concrete class.

Considere, por hipótese, que o TRE-SP esteja em busca de uma certificação de qualidade de software. Antes da escolha, uma equipe de Analistas realizou uma comparação relativa ao tratamento da Garantia da Qualidade entre o MR-MPS-SW e o CMMIDEV 1.3. Este comparativo indica, corretamente, que o

  • A. CMMI-DEV exige a identificação, registro e comunicação dos problemas e das não conformidades, relacionados à avaliação de processos e produtos.
  • B. MR-MPS-SW só exige o estabelecimento de registros das atividades de Garantia de Qualidade, que é parte do exigido no CMMI-DEV.
  • C. escalonamento das ações corretivas para níveis superiores exigido pelo CMMI-DEV, não é exigido no MR-MPS-SW, o que pode deixar a solução das não conformidades fragilizadas.
  • D. MR-MPS-SW exige que a avaliação da aderência dos produtos de trabalho seja realizada sempre antes da entrega ao cliente externo, bem como em marcos do projeto.
  • E. CMMI-DEV exige que a avaliação da aderência dos produtos de trabalho seja realizada apenas antes da entrega a um cliente interno.

Padrões de projeto nomeiam, explicam e avaliam um aspecto de projeto importante e recorrente em sistemas orientados a objetos. Avalie as características atribuídas a um padrão de projeto.

I- Usado quando uma classe é usuária de uma certa hierarquia/ família de algoritmos, como um algoritmo de busca ou ordenação.

II- Esse padrão define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e os torna intercambiáveis.

 III- Como existem diversos algoritmos em uma mesma família, não é desejável que se codifique todos eles em uma mesma classe.

IV- Permite que um algoritmo varie, independentemente dos clientes que o utilizam.

V- Fornece uma maneira de configurar uma classe com um dentre muitos comportamentos.

VI- Pode ser usado para evitar a exposição das estruturas de dados específicas de um algoritmo, que se deseja ocultar.

Essas características são do padrão de projeto

  • A. Strategy.
  • B. Adapter.
  • C. Decorator.
  • D. Abstract Factory.
  • E. Template Method.

Pode-se calcular o valor total de um sistema em Use Case Points (UCP) utilizando-se a seguinte fórmula:

UCP = UUCP × TCF × ECF

Um Analista afirma corretamente:

  • A. O Peso Total Não Ajustado (Unadjusted Use Case Points-UUCP) é calculado pelo somatório entre os pesos de atores (Unadjusted Actor Weight) e os pesos de casos de uso (Unadjusted Use Case Weight).
  • B. TCF se refere ao Fator de Complexidade de Tempo do sistema ou Time Complexity Factor.
  • C. No caso dos fatores ambientais ou Environment and Conservation Fact (ECF), o nível de influência indica o nível de disponibilidade de cada recurso no decorrer do projeto.
  • D. Determinar que um dado fator ambiental (ECF) tem nível de influência alta corresponde a atribuir a ele o valor 10, indicando que está presente no projeto e influencia um único Use Case.
  • E. A fim de se determinar o tempo necessário para o desenvolvimento do projeto, devem-se usar 20 horas de trabalho para cada UCP e dividir este valor por 60.

Considere que em um projeto foi utilizada a métrica com base na contagem de Pontos de Função (PF). O projeto foi estimado em 100 PF. Em uma determinada fase, que corresponde a 20% do projeto:

− trabalham 4 pessoas;

− a produtividade média é de 20 horas/PF;

− a jornada diária é de 8 horas, 5 dias por semana;

− o valor por 1 hora de trabalho é R$ 50,00.

Com base nos dados relativos à fase, o esforço total em horas, o prazo em dias e o custo do projeto podem ser estimados e correspondem, correta e respectivamente, a:

  • A. 480 horas − 12 dias − R$ 24.000,00.
  • B. 200 horas − 5 dias − R$ 10.000,00.
  • C. 600 horas − 15 dias − R$ 30.000,00.
  • D. 500 horas − 12.5 dias − R$ 25.000,00.
  • E. 400 horas − 10 dias − R$ 20.000,00.

Considere a imagem abaixo, que mostra o ciclo de vida de um objeto na JPA.

 Quando se cria um objeto pela primeira vez e ele ainda não passou pela JPA, o objeto está no estado new (novo). Para que ele se torne um objeto persistente, é necessário passá-lo para o estado managed (gerenciado) e para isso é necessário chamar o método

  • A. persist da interface EntityTransaction.
  • B. persist da interface EntityManager.
  • C. save da interface EntityTransaction.
  • D. managed da interface EntityManager.
  • E. save da interface EntityManager.

Considere a figura abaixo que traz o modelo V de testes.

Na representação do modelo V, o objetivo principal do Teste de

  • A. Sistema é testar os componentes de acordo com as especificações e não de acordo com os requisitos.
  • B. Aceitação é verificar se o sistema está pronto para ser usado pelos usuários finais em ambiente de homologação.
  • C. Unidade é testar todos os componente do sistema de forma integrada.
  • D. Integração é provar que o sistema não funciona.
  • E. Sistema é testar cada componente do sistema de forma isolada.

Para qualquer teste que venha a ser feito utilizando o JMeter, é necessário criar um Test Plan incluindo os elementos do teste. Alguns desses elementos podem ser:

  • A. Platform Group - Controllers - Hears - Dispensers
  • B. Thread Group - Controllers - Listeners - Timers
  • C. Platform Group - Sensors - Hears - Timers
  • D. Thread Group - Sensors - Listeners - Dispensers
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