Questões sobre Engenharia de Software

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Acerca das ferramentas de software para suporte às atividades de análise e controle de versão, julgue os próximos itens. As ferramentas de controle de versão Git e SVN oferecem o mesmo grau de confiabilidade no armazenamento das informações e são ambas implantadas conforme o conceito de sistemas de controle de versão distribuído.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a práticas ágeis, julgue os itens de 81 a 85. A integração contínua constitui um dos pilares das práticas ágeis: a constante integração das respectivas partes deve ocorrer diariamente e ser realizada concomitantemente à atividade de programação em pares.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a práticas ágeis, julgue os itens de 81 a 85. Na atividade de TDD (test-driven development), a escrita de teste primeiro define implicitamente tanto uma interface quanto uma especificação do comportamento para a funcionalidade que está sendo desenvolvida, estando, entretanto, a viabilidade do uso dessa abordagem limitada aos processos de desenvolvimento de software que seguem as práticas ágeis.

  • C. Certo
  • E. Errado

“O objetivo do Diagrama de __________________ é apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que eles acontecem. Assim como os outros diagramas da UML, o Diagrama de __________________ possui um conjunto de elementos gráficos.” Assinale a alternativa cujo termo completa adequadamente as lacunas da afirmativa anterior.

  • A. Classes
  • B. Sequência
  • C. Interações
  • D. Casos de Uso
  • E. Visão Geral da Interação

No que se refere a práticas ágeis, julgue os itens de 81 a 85. Por não existir relação direta entre as práticas ágeis de integração contínua e de entrega contínua, pode-se garantir a agilidade do processo pela realização de tais atividades em paralelo, ainda que relacionadas à mesma versão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a práticas ágeis, julgue os itens de 81 a 85. Para se evitar dispêndio de muito tempo na alteração do código e pouco tempo na programação de novas funcionalidades, a prática de refactoring deve restringir-se aos casos em que haja grandes porções de código a ser refatorado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a práticas ágeis, julgue os itens de 81 a 85. O fato de cada código ter sua própria estrutura não constitui impedimento para se estabelecerem padrões para a prática de refactoring, sendo possível, por exemplo, utilizar padrões de projeto, como o factory method, para remover duplicações no código.

  • C. Certo
  • E. Errado

A primeira grande divisão de um processo é a fase. Uma fase é um período de tempo no qual determinadas atividades com objetivos bem específicos são realizados. Sobre as fases dos principais modelos de processos, analise:

I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra, como requisitos, an álise, programação, testes e implantação.

II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto.

III. O Processo Unificado (UP) é estruturado em quatro fases (embora algumas variantes tenham até seis fases), que são sequenciais no tempo. Dentro de cada fase, as atividades são organizadas de forma cíclica, ou seja, existem ciclos iterativos dentro das fases, mas elas são sequenciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. II e III.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. I e II.

Após um estudo inicial de viabilidade, o próximo estágio do processo de engenharia de requisitos é a elicitação e análise de requisitos. Nesta atividade deve-se

  • A. permitir que os engenheiros de software trabalhem com os clientes e os usuários finais para obterem apenas informações sobre o domínio da aplicação e os serviços que o sistema pode oferecer.
  • B. interagir com os stakeholders por meio da observação e de entrevistas. Cenários e protótipos podem ser utilizados para ajudar os stakeholders a compreenderem o que o sistema vai incorporar.
  • C. considerar apenas os requisitos vindos dos stakeholders, descartando-se os requisitos provenientes de todos os outros sistemas.
  • D. realizar entrevistas, que são a melhor técnica para compreender os requisitos do domínio da aplicação, pois o conheci mento de domínio é tão familiar aos stakeholders que eles têm facilidade de explicá-lo.
  • E. usar entrevistas, que são uma técnica eficaz para a elicitação do conhecimento sobre os requisitos e restrições organizacionais porque as estruturas organizacionais que serão descritas corresponderão fielmente à realidade do processo de tomada de decisão.

Dentre os modelos de processo utilizados na engenharia de software, a Prototipação Evolucionária

  • A. é indicada em situações em que a equipe de desenvolvimento e o cliente conhecem bem os requisitos do sistema e já se tem uma previsão de que esses requisitos pouco mudarão no decorrer do processo de desenvolvimento.
  • B. utiliza uma abordagem sequencial e sistemática (não iterativa) para o desenvolvimento do protótipo, começando com o levantamento de requisitos, avançando para as fases de planejamento, modelagem, construção e implantação, até se obter um software funcional.
  • C. é muito boa em relação à previsão de tempo para o desenvolvimento e em relação à gerência do projeto, já que permite avaliar facilmente quando cada fase foi realizada.
  • D. pode ser interessante quando está sendo difícil fazer o cliente comunicar os requisitos, pois o analista pode usar o protótipo como ferramenta para se comunicar com o cliente e chegar a um acordo sobre o que deve ser desenvolvido.
  • E. descarta intencionalmente todo o código gerado assim que o objetivo do protótipo for alcançado, da mesma forma como ocorre nos demais modelos de processo iterativos.
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