Lista completa de Questões sobre Linux ou Unix para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os próximos itens, acerca do ambiente Linux. Em um script shell, se o retorno do último comando obtido pela variável interrogação (?) for igual a 1, então o comando teve sucesso na sua execução.
No Red Hat Linux, há três tipos diferentes de permissões para arquivos, diretórios e aplicações. Estas permissões são usadas para controlar os tipos de acesso permitidos. São usados símbolos diferentes de caractere para descrever cada permissão em uma listagem de diretórios. São usados: r para a permissão de leitura, w para a permissão de escrita e, para a permissão de execução de um arquivo, é atribuída a letra
No Linux, um comando lista o conteúdo de um diretório e, quando usado sem opções, lista todos os arquivo não ocultos do diretório, em ordem alfabética, preenchendo tantas colunas quantas couber na tela. Esse comando permite o uso de parâmetros como opções, cada um com um significado específico, conforme descrito nas duas situações a seguir.
I - Ordena o conteúdo dos diretórios pela data ao invés da ordem alfabética, com os arquivos mais recentes listados no início. II - Lista todos os arquivos presentes nos diretórios, inclusive os ocultos. Esses parâmetros são respectivamente:No Linux, o comando e a sintaxe utilizada para criar um diretório estão indicados na seguinte alternativa:
No Linux, um comando é utilizado para alterar o proprietário e/ou grupo de arquivos. A sintaxe para esse comando é:
No Linux, o sistema de arquivos Ext3 faz parte da geração extended file system, em que o seu maior benefício é o suporte a journaling. O Ext3 suporta os três modos diferentes de journaling descritos a seguir. I - padrão no Ext3, grava somente mudanças em arquivos metadata, que armazenam informações sobre os outros, mas guardam as atualizações no arquivo de dados antes de fazer as mudanças associadas ao sistema de arquivos. II - grava todas as mudanças em sistema de arquivos, é o mais lento dos três, mas é o que possui maior capacidade de evitar perda de dados. III - só grava mudanças para o sistema de arquivos em metadados, mas utiliza o processo de escrita do sistema de arquivos em uso para gravação, é o mais rápido, mas menos confiável. Os modos I, II e III são conhecidos, respectivamente, como:
Na árvore de diretórios Linux, um contém tudo o que é necessário para carregar o sistema, exceto os arquivos de configuração e o gerenciador de boot, utilizado antes de o kernel executar /sbin/init. Isto inclui setores máster de inicialização e arquivos de mapa de setor. Esse diretório é conhecido por:
De acordo com o sistema operacional Linux, é correto afirmar que o comando utilizado para a criação de links simbólicos
Em relação aos comandos, às ferramentas e aos programas suportados no sistema operacional Linux, assinale a alternativa correta.
O sistema operacional Linux é muito utilizado, principalmente por usuários de software livre. A seguir apresentamos algumas chamadas ao sistema, relacionadas com processos nesse sistema operacional. Identifique entre as alternativas apresentadas, a que é uma afirmação INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...