Lista completa de Questões sobre Linux ou Unix para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao sistema operacional Unix, no que se refere às funções de soquete básicas requeridas para inscrever um cliente e um servidor TCP completo, é correto afirmar que a função
No ambiente Linux, um programa pode ter sua prioridade redefinida durante o escalonamento por meio dos comandos:
Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere aos comandos su e sudo do Linux, julgue os seguintes itens. O comando sudo utiliza uma política de segurança definida no arquivo policesudo, que, por padrão, fica em /home/.profile/.
O Linux permite que um processo utilize informações para obter conhecimento sobre determinadas condições do ambiente, podendo até alterar tal comportamento.
Sobre o Linux, considere as afirmativas a seguir: I - O ambiente Linux define variáveis de ambiente padrão, usadas para propósitos diversos, porém permite que o usuário crie suas próprias variáveis de ambiente. II - Programas que executam no ambiente Linux estão sujeitos às limitações de recursos. Podem ser limitações físicas impostas pelo hardware, por políticas do sistema ou por limitações da implementação. III - As aplicações devem escolher um nome único para arquivos temporários. Como o Linux é um ambiente multitarefa, outro programa pode escolher o mesmo nome e os dois poderão interferir no conteúdo do mesmo arquivo. É correto apenas o que se afirma em:Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere aos comandos su e sudo do Linux, julgue os seguintes itens. Ao usar o comando sudo com o parâmetro g, o usuário personifica a função de root automaticamente com a utilização do arquivo /etc/groupsudo.
As permissões de acesso servem para proteger o sistema de arquivos Linux do acesso indevido de pessoas ou programas não autorizados.
Observe abaixo um exemplo de uso das permissões de acesso a um arquivo no GNU/Linux (obtido com o comando ls la): -rwxr-xr-- 1 jose user 8192 nov 4 16:00 teste Com essas permissões de acesso, é possível: I - ao usuário dono do arquivo ler e alterar seu conteúdo e executar o arquivo; II - aos usuários que pertencem ao grupo do dono do arquivo ler seu conteúdo e executar o arquivo; III - ao usuário dono do arquivo somente ler o conteúdo do arquivo; IV - a todos os usuários, menos o dono e os que pertencem ao grupo do dono, ler, alterar seu conteúdo e executar o arquivo. É correto apenas o que se afirma em:Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere aos comandos su e sudo do Linux, julgue os seguintes itens. Com o uso do comando su, o usuário pode fazer login no shell como outro usuário; também pode inicializar as variáveis comuns de ambiente, tais como: HOME, SHELL, USER, além de outras variáveis que estejam definidas no perfil do usuário.
No Linux, quando um arquivo é criado, um conjunto inicial de permissões é definido e pode ser alterado pelo usuário que criou o arquivo. Esse conjunto define permissões:
Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Shell script é uma linguagem de script para Linux, nada mais do que comandos do próprio Linux que são executados em uma determinada sequência para uma determinada fi nalidade. Nesse contexto, duas situações são listadas a seguir. I- No terminal ou modo gráfi co, deseja-se criar um arquivo que possa ser editado para que se torne o primeiro shell script a ser criado, sendo necessário utilizar um comando CMD1. II- Para que seja possível executar o shell script criado, é preciso atribuir a este o direito de execução; para isso é necessário usar um comando CMD2. Exemplos de CMD1 e de CMD2 são, respectivamente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...