Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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O conceito de programação orientada a objeto foi amplamente difundido a partir da evolução da linguagem de programação Smalltalk, em sua versão 80. Sobre o paradigma de programação orientada a objetos, assinale a opção INCORRETA.

  • A. Os tipos de dados abstratos em linguagens orientadas a objeto usualmente são chamados de classes.
  • B. Uma classe definida pela herança de outra é comumente chamada de classe derivada ou subclasse.
  • C. Uma classe definida pela herança de outra é comumente chamada de classe derivada ou subclasse.
  • D. Toda e qualquer linguagem orientada a objetos suporta encapsulamento e herança múltipla.
  • E. O polimorfismo é definido como o uso de um ponteiro ou referência polimórfica, para acessar um método cujo nome é sobreposto na hierarquia de classes.

Quanto aos fundamentos básicos de programação orientada a objetos, relacione os quatro conceitos abaixo com os respectivos significados mencionados logo em seguida:

CONCEITOS:

(1) herança.

(2) método.

(3) polimorfismo.

(4) encapsulamento.

SIGNIFICADOS:

(A) definem as habilidades dos objetos.

(B) é o princípio pelo qual duas ou mais classes, derivadas de uma mesma superclasse, podem invocar métodos que têm a mesma identificação mas comportamentos distintos.

(C) é o mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe ou, ainda, ser estendida de outra classe.

(D) consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto.

  • A. 1C - 2B - 3A - 4D
  • B. 1C - 2A - 3B - 4D
  • C. 1D - 2A - 3B - 4C
  • D. 1A - 2C - 3D - 4B

Um dos conceitos em Orientação a Objetos é a classe abstrata. Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo:

“A classe abstrata é sempre um(a) ______________ que não possui ______________”

  • A. método - instâncias
  • B. ator/atriz - atributos
  • C. superclasse - instâncias
  • D. superclasse - atores/atrizes
  • E. método - atributos

Julgue os itens que se seguem acerca das estruturas homogêneas de dados, do conceito de pilhas e da programação orientada a objetos. De acordo com a estrutura e o funcionamento de uma pilha, as inserções são feitas no início e as remoções são feitas no final.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem acerca das estruturas homogêneas de dados, do conceito de pilhas e da programação orientada a objetos. Na programação orientada a objetos, é por meio dos objetos que se modela o software em termos reais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Baseado nos conceitos de programação orientada a objetos com Java, apresentados em Barnes e Kölling (2009), a herança múltipla existe nos casos em que uma classe herda propriedades e comportamentos de mais de uma superclasse. A subclasse tem então todas as propriedades e comportamentos das superclasses e todas as propriedades e comportamentos definidos na própria subclasse. Diferentes linguagens de programação orientadas a objetos variam quanto ao tratamento de herança múltipla, algumas linguagens de programação permitem herança de múltiplas superclasses, outras não. Java não permite herança múltipla de classes, mas fornece uma outra construção que utiliza interfaces. Assinale a alternativa que apresenta um trecho de código Java correto para a declaração de uma classe Java que simula a herança múltipla.

  • A. public class Rato extends Mamifero, Roedor { /** corpo da classe */ }
  • B. public class Rato inherits Mamifero implements Roedor, Animal {/** corpo da classe */ }
  • C. public class Rato extends Mamifero, Roedor implements Animal { /** corpo da classe */ }
  • D. public class Rato inherits Mamifero, Roedor, Animal {/** corpo da classe */ }
  • E. public class Rato extends Mamifero implements Roedor, Animal { /** corpo da classe */ }

Alguns conceitos básicos de classes e objetos apresentados em Barnes e Kölling (2009) são descritos no texto a seguir:

Os objetos são criados a partir de ____________ . A classe descreve o tipo do ____________ ; os objetos representam instanciações individuais da ____________ . Podemos nos comunicar com objetos invocando seus métodos. O cabeçalho de um método é chamado ____________ e fornece informações necessárias para invocar o método. O ____________ de um objeto é representado pelos valores armazenados em seus ____________ . Os ____________ permitem que cada objeto seja configurado adequadamente quando ele é criado. Os ____________ implementam o comportamento dos objetos.

As palavras que completam CORRETAMENTE, na ordem apresentada, as lacunas do texto acima são:

  • A. valores; programa; variável; assinatura; comportamento; campos; construtores; métodos
  • B. classes; objeto; classe; assinatura; estado; campos; construtores; métodos
  • C. classes; programa; classe; invocação; conceito; campos; retornos; métodos
  • D. programas; objeto; classe; retorno; estado; retornos; construtores; classificadores
  • E. valores; objeto; variável; assinatura; comportamento; campos; construtores; classificadores

Acerca de aspectos de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos, programação orientada a objetos e arquitetura MVC, julgue os itens subsequentes. Uma das desvantagens da programação orientada a objetos está no fato de que seus programas são de difícil manutenção, uma vez que esse tipo de abordagem lida com problemas complexos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de aspectos de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos, programação orientada a objetos e arquitetura MVC, julgue os itens subsequentes. Na programação orientada a objetos, a capacidade de um objeto de ser referenciado de várias formas é chamada de polimorfismo, ou seja, uma coisa com várias formas distintas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das características da programação orientada a objetos, julgue os itens subsequentes. No encapsulamento com acesso protegido aos métodos, o acesso se restringe apenas à própria classe e suas subclasses.

  • C. Certo
  • E. Errado
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