Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo com relação à programação orientada a objeto. 1. Uma linguagem Orientada a Objetos precisa implementar quatro conceitos básicos: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. 2. Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. 3. O conceito de herança está relacionado a fornecer um mecanismo para que se definam novas classes a partir de uma já existente. Podemos dizer que essas novas classes herdam propriedades e métodos da classe-mãe. 4. O emprego do paradigma de programação Orientada a Objetos garante a reutilização de código. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

No contexto de Orientação a Objetos, analise as afirmativas seguintes:

I. Dá-se o nome de “polimorfismo” à habilidade de diferentes instâncias, de classes diferentes, responderem à mesma mensagem de maneira diferente.

II. O objetivo da criação de uma classe concreta é encapsular outra classe com comportamento comum.

III. Os métodos de instância podem ser acessados pela classe ou pela instância, e os métodos de classe podem ser acessados somente pela instância.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. II e III.

No projeto de banco de dados usando o modelo entidades-relacionamentos, o processo de definir um conjunto de subclasses de um tipo entidade é denominado

  • A. agregação.
  • B. associação.
  • C. composição.
  • D. especialização.
  • E. generalização.

Na linguagem Java, um método que é apenas declarado como membro de uma classe, mas não provê uma implementação, deve ser declarado como

  • A. abstract.
  • B. initial.
  • C. generic.
  • D. parametrized.
  • E. void.

ATENÇÃO: Várias questões desta prova fazem referência ao banco de dados descrito abaixo. Essas questões serão identificadas pela chamada “(Para resolver esta questão, vide o banco de dados ...)”

 

Uma das características da programação orientada a objetos está relacionada com a proteção dos atributos internos dos objetos contra modificações diretas. As alterações dos atributos devem ocorrer por meio de métodos adequados, criados para acesso e modificação desses atributos. Essa característica é conhecida como

  • A. encapsulamento.
  • B. herança.
  • C. generalização.
  • D. polimorfismo.
  • E. sobrecarga de operador.

Em uma modelagem de um diagrama de classe, o que significa o símbolo #?

  • A. Público.
  • B. Protegido.
  • C. Privado.
  • D. Ascendente.
  • E. Associação.

Suponha o conjunto de subclasses [SECRETÁRIA, ENGENHEIRO, TÉCNICO] da superclasse EMPREGADO, que distingue cada entidade empregado com base no seu tipo de trabalho. Na modelagem entidades-relacionamentos, em relação à superclasse, o conjunto de subclasses é denominado

  • A. agregação.
  • B. associação.
  • C. composição.
  • D. especialização.
  • E. generalização.

Na modelagem conceitual de dados usando o modelo entidades-relacionamentos, o processo de abstração inverso ao processo de classificação é denominado

  • A. agregação.
  • B. associação.
  • C. composição.
  • D. identificação.
  • E. instanciação.

Em relação à tecnologia de orientação a objetos, a capacidade de um novo objeto tomar atributos e operações de um objeto existente, permitindo criar classes complexas sem repetir código é definida como:

  • A. Encapsulamento
  • B. Classe
  • C. Herança
  • D. Poliformismo

Orientação ao objeto é um importante paradigma em linguagem de programação. Um conceito desse paradigma permite que um conjunto de instâncias, criadas a partir de outro conjunto de instâncias com características semelhantes, compartilhe todas as características do conjunto original. Esse conceito, que pode facilitar a reutilização de código, é denominado

  • A. abstração.
  • B. atributo.
  • C. encapsulamento.
  • D. herança.
  • E. polimorfismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...