Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Em programação orientada a objetos

  • A.

    uma classe representa um conjunto de variáveis que possuem características e comportamentos comuns

  • B.

    Instanciação é o mesmo que agregação

  • C.

    objetos pertencentes a mais de uma classe são chamados objetos múltiplos

  • D.

    generalização é a inclusão de uma ou mais características de determinada classe

  • E.

    especialização é a inserção de novos atributos ou serviços em uma determinada classe para torná-la mais restrita

Em POO (Programação Orientada a Objetos), dizer que a classe A estende a classe B é o mesmo que:

  • A. a classe B é subclasse de A;
  • B. a classe A é superclasse de B;
  • C. a classe A é derivada de B;
  • D. a classe B é derivada de A;
  • E. as classes A e B são irmãs.

A programação orientada a eventos é um paradigma de programação no qual o fluxo do programa é determinado por eventos.

Considerando a programação orientada a eventos, a página ASPx e o código fonte apresentados, a alternativa correta é:

  • A. o controle Label indica que o clique no botão foi efetuado logo após carga da página;
  • B. a programação orientada a eventos é uma tecnologia que hoje foi substituída pela programação procedural;
  • C. onClick é o evento e ButtonClick é o método que manipula este evento, uma vez disparado;
  • D. a programação orientada a eventos concentra-se na modelagem de uma aplicação orientada a objetos de forma que seu uso na interface gráfica destas aplicações é restrito;
  • E. uma vez disparado o evento implementado na página, o controle Label "msg" será preenchido com o texto associado ao controle Button "botao".

Analise as seguintes afirmações relativas à Programação Orientada a Objetos:

I. Em um programa orientado a objetos, as instâncias de uma classe armazenam os mesmos tipos de informações e apresentam o mesmo comportamento.

II. Em uma aplicação orientada a objetos, podem existir múltiplas instâncias de uma mesma classe.

III. Em um programa orientado a objetos, as instâncias definem os serviços que podem ser solicitados aos métodos.

IV. Em um programa orientado a objetos, o método construtor não pode ser executado quando a classe à qual pertence é executada.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

Sobre linguagens orientadas a objetos, pode-se dizer:

  • A.

    Objeto é definido como qualquer elemento utilizado no software ao qual estão associados dados, rotinas e relacionamentos.

  • B.

    A programação orientada a objetos é a programação através da qual os programas recorrem a áreas ou partições de memórias onde encontram objetos (dados + procedimentos) representativos de cada realidade.

  • C.

    O conceito de programação orientada a objetos é muito parecido, mas não foi a responsável pela introdução da interface máquina-usuário que veio a ser denominada GUI (Graphical User Interface).

  • D.

    Um objeto pode ser um ícone na tela, ao qual se associem dados e relacionamentos a serem executados.

O paradigma da programação orientada a objetos se tornou popular tomando o espaço anteriormente ocupado pela programação orientada por procedimentos. Em relação aos conceitos da programação orientada a objetos, é correto afirmar que

  • A.

    uma classe definida pela herança de outra é uma classe derivada ou uma superclasse; uma classe da qual a nova é derivada é sua classe-pai ou subclasse.

  • B.

    o polimorfismo pode ser definido como o uso de um ponteiro (ou uma referência) polimórfico, para acessar um método cujo nome é sobreposto na hierarquia de classes.

  • C.

    a sobreposição de métodos permite que um mesmo método seja reescrito com diferentes assinaturas, permitindo assim a coexistência de várias versões de um mesmo método.

  • D.

    a sobrecarga de métodos permite que uma nova versão de um método pertencente a uma superclasse seja reescrita em uma subclasse.

Na Programação Orientada a Objetos, quem define os serviços que podem ser solicitados a um objeto são as(os)

  • A. visibilidades
  • B. atributos
  • C. métodos
  • D. testes
  • E. construtores

Na Programação Orientada a Objetos, os atributos podem ser

  • A. de instância ou de classes
  • B. apenas de classes
  • C. apenas de instâncias
  • D. apenas de métodos
  • E. apenas de objetos

Na Programação Orientada a Objetos, quem de-fine os serviços que podem ser solicitados a uma instância, isto é, define o comportamento dinâmico de uma instância, é o(a)

  • A. atributo
  • B. objeto
  • C. ator
  • D. método
  • E. visibilidade

Na Programação Orientada a Objetos, quando uma classe é instanciada, pode ser necessário atribuir valores iniciais aos atributos ou executar um determinado procedimento. Isto é possível com a utilização de

  • A. um método construtor
  • B. atributos públicos
  • C. atributos privados
  • D. encapsulamento
  • E. visibilidade
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