Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.

As quatro camadas do projeto de um sistema orientado a objetos são: camada de subsistema; camada de classes e obje tos; camada de mensagens; camada de responsabilidades. A camada de classes e objetos contém as estruturas de dados e o projeto algorítmico de todos os atributos e operações de cada objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.

Em um sistema orientado a objetos, podem ser usados mecanismos como a herança e a composição. Usando-se composição, um padrão de projeto existente torna-se um gabarito para uma nova subclasse. Por sua vez, a herança permite que um objeto complexo seja decomposto em objetos menos complexos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.

A fim de atender às modernas propostas de desenvolvimento de software, definiu-se o emprego do paradigma de orientação a objetos. Nesse caso, conceitos como os de herança e polimorfismo certamente serão adotados na modelagem do sistema de informação apresentado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.

No paradigma de orientação a objetos, o acesso aos atributos das classes do sistema deve ser feito exclusivamente por meio de uma interface definida por métodos específicos de cada classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considere que o esquema acima seja referente a um programa de nome M e a suas sub-rotinas. Com relação ao escopo das variáveis do programa esquematizado, julgue os itens de 70 a 72.

VAR_1 pode ser acessada por todas as sub-rotinas do programa M, mas a variável VAR_2 pode ser acessada apenas pelas subrotinas P, A e B.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.

Herança é o compartilhamento de atributos e operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico, fazendo que uma classe possa ser definida de forma abrangente e depois refinada em sucessivas subclasses mais específicas. Cada subclasse incorpora, ou herda, as propriedades de sua superclasse, não sendo possível, porém, acrescentar novas características, próprias da subclasse considerada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.

Um importante mecanismo da orientação a objetos é a herança múltipla, que significa que múltiplas subclasses compartilham a mesma superclasse, ou ainda, que uma subclasse pode herdar de uma classe que é, por si própria, uma subclasse de outra classe, o que, nesse caso, também se denomina herança em cascata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a situação descrita, julgue os itens a seguir, relativos aos modelos de desenvolvimento de software aplicáveis ao sistema descrito.

A assinatura de um método de uma classe de objetos é definida pelos seus parâmetros e pelo valor de retorno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceitos de orientação a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Para uma implementação otimizada, as estruturas estáticas de dados (do tipo array) são mais eficazes que as estruturas enlaçadas (listas), considerando o tempo necessário nas operações de inserção e eliminação de dados.

  • B.

    Uma interface Java deve ter pelo menos um construtor.

  • C.

    Realizar um downcasting pode significar forçar uma classe a uma referência a uma classe inferior na hierarquia da herança.

  • D.

    Uma sobrecarga existe quando dois ou mais métodos com o mesmo nome na mesma classe devolvem diferentes resultados.

  • E.

    Se uma classe C é uma extensão de uma classe B que, por sua vez, é uma extensão de uma classe A, e a classe A define um método público m que não é redefinido nem em C nem em B, então B pode usar o método m de A, ao contrário de C.

A programação orientada a objetos se utiliza de um mecanismo no qual se efetua, dinamicamente, uma verificação acerca da possibilidade ou não de um objeto poder executar uma ação específica. Tal mecanismo é chamado

  • A. herança
  • B. polimorfismo
  • C. mensagem
  • D. construtor
  • E. encapsulamento
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...