Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.
As quatro camadas do projeto de um sistema orientado a objetos são: camada de subsistema; camada de classes e obje tos; camada de mensagens; camada de responsabilidades. A camada de classes e objetos contém as estruturas de dados e o projeto algorítmico de todos os atributos e operações de cada objeto.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.
Em um sistema orientado a objetos, podem ser usados mecanismos como a herança e a composição. Usando-se composição, um padrão de projeto existente torna-se um gabarito para uma nova subclasse. Por sua vez, a herança permite que um objeto complexo seja decomposto em objetos menos complexos.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
A fim de atender às modernas propostas de desenvolvimento de software, definiu-se o emprego do paradigma de orientação a objetos. Nesse caso, conceitos como os de herança e polimorfismo certamente serão adotados na modelagem do sistema de informação apresentado.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
No paradigma de orientação a objetos, o acesso aos atributos das classes do sistema deve ser feito exclusivamente por meio de uma interface definida por métodos específicos de cada classe.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere que o esquema acima seja referente a um programa de nome M e a suas sub-rotinas. Com relação ao escopo das variáveis do programa esquematizado, julgue os itens de 70 a 72.
VAR_1 pode ser acessada por todas as sub-rotinas do programa M, mas a variável VAR_2 pode ser acessada apenas pelas subrotinas P, A e B.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.
Herança é o compartilhamento de atributos e operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico, fazendo que uma classe possa ser definida de forma abrangente e depois refinada em sucessivas subclasses mais específicas. Cada subclasse incorpora, ou herda, as propriedades de sua superclasse, não sendo possível, porém, acrescentar novas características, próprias da subclasse considerada.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.
Um importante mecanismo da orientação a objetos é a herança múltipla, que significa que múltiplas subclasses compartilham a mesma superclasse, ou ainda, que uma subclasse pode herdar de uma classe que é, por si própria, uma subclasse de outra classe, o que, nesse caso, também se denomina herança em cascata.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a situação descrita, julgue os itens a seguir, relativos aos modelos de desenvolvimento de software aplicáveis ao sistema descrito.
A assinatura de um método de uma classe de objetos é definida pelos seus parâmetros e pelo valor de retorno.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com relação a conceitos de orientação a objetos, assinale a opção correta.
Para uma implementação otimizada, as estruturas estáticas de dados (do tipo array) são mais eficazes que as estruturas enlaçadas (listas), considerando o tempo necessário nas operações de inserção e eliminação de dados.
Uma interface Java deve ter pelo menos um construtor.
Realizar um downcasting pode significar forçar uma classe a uma referência a uma classe inferior na hierarquia da herança.
Uma sobrecarga existe quando dois ou mais métodos com o mesmo nome na mesma classe devolvem diferentes resultados.
Se uma classe C é uma extensão de uma classe B que, por sua vez, é uma extensão de uma classe A, e a classe A define um método público m que não é redefinido nem em C nem em B, então B pode usar o método m de A, ao contrário de C.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
A programação orientada a objetos se utiliza de um mecanismo no qual se efetua, dinamicamente, uma verificação acerca da possibilidade ou não de um objeto poder executar uma ação específica. Tal mecanismo é chamado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...