Questões sobre Software

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A tabela abaixo mostra, na parte superior, uma primeira estimativa para a funcionalidade de um sistema de software a ser desenvolvido e na parte inferior a tabela de pesos para o cálculo de pontos de função não-ajustados:

 Assumindo-se que a produtividade média de uma equipe é de 12 pontos de função (não%u2013ajustados) por pessoa.mês, o valor mais próximo do esforço total estimado (pessoas.mês) para o desenvolvimento desse sistema é:

  • A.

    1

  • B.

    17

  • C.

    19

  • D.

    20

  • E.

    21

Com relação ao planejamento de software, a definição das atividades do negócio do cliente que serão suportadas pelo software e os dados quantitativos, tais como, o tempo de resposta e número de usuários, deve ocorrer

  • A.

    no estabelecimento do cronograma.

  • B.

    na estimativa dos recursos necessários.

  • C.

    no planejamento organizacional.

  • D.

    na estimativa do custo.

  • E.

    no estabelecimento do escopo do trabalho a ser realizado.

Considere as seguintes afirmativas sobre a fórmula básica do esforço utilizado pelo método de estimativa de custo de desenvolvimento de software conhecido como COCOMO. Esse modelo considera 3 classes de sistemas: Embutido, Orgânico e Geminado:

E = a * Fb

I - Os valores das constantes a e b dependem somente da classe de sistemas.

II - O fator F é medido em Milhares de Linhas de Código Fonte.

III - O fator F é influenciado pela classe do sistema.

 É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I, II e III

A qualidade de software é largamente determinada pela qualidade dos processos para o seu desenvolvimento. Assim, a melhoria da qualidade de software é obtida pela melhoria da qualidade dos processos. Essa visão orientou a elaboração de modelos de definição, avaliação e melhoria de processos de software. Entre os modelos de capacitação de maturidade, aquele que estabelece e avalia 18 áreas de processos, organizados em 5 categorias é o modelo

  • A.

    ISO/IEC 12207-1 (International Electrotechnical Commission).

  • B.

    ISO 9000-3 (International Organization for Standardization).

  • C.

    SW-CMM (Capability Maturity Model).

  • D.

    SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination).

  • E.

    SPICE/IEC.

Manchester e NRZI são dois tipos conhecidos de:

  • A.

    algoritmos de roteamento;

  • B.

    métodos de codificação;

  • C.

    algoritmos de criptografia;

  • D.

    métodos de compressão;

  • E.

    métodos de multiplexação.

Em reunião para a elaboração do Desenvolvimento Organizacional, a equipe administrativa discutiu a necessidade de se fazer uma mudança planejada na empresa. Nesse sentido é recomendável que se faça uma mudança

  • A.

    programada, percebendo seus efeitos e efetuando as correções de adaptação.

  • B.

    constituída de uma série de pequenas mudanças de maneira não sistematizada.

  • C.

    em caráter emergencial.

  • D.

    de impacto, para verificar, de imediato, seus efeitos.

  • E.

    de impacto, mas de maneira sistematizada.

Estão diretamente relacionados ao estabelecimento de ponto de sincronismo para mecanismos de recuperação em banco de dados relacional:

  • A. TRANSFORM e CUBE
  • B. GRANT e REVOKE
  • C. DDL e DML
  • D. COMMIT e ROLLBACK
  • E. SELECT e INSERT

Sobre linguagens de programação pode-se afirmar:

  • A.

    em linguagens compiladas não se podem efetuar otimizações automáticas.

  • B.

    relocação é o processo de designar endereços de carga às várias partes do programa, ajustando o código e dados para refletir os endereços designados.

  • C.

    em linguagens compiladas os erros são normalmente detectados em tempo de execução, diferentemente das interpretadas.

  • D.

    em linguagens interpretadas normalmente encontramos maior eficiência e flexibilidade do que nas linguagens compiladas.

  • E.

    o processo de compilação visa a unir todos os módulos objeto em um único arquivo executável.

Em Orientação a Objeto

  • A.

    uma amarração dinâmica significa a associação de uma operação a um objeto particular, sempre efetuada em tempo de compilação.

  • B.

    o conceito de polimorfismo implica uma técnica de generalização e especialização, tornando atributos e serviços comuns em uma hierarquia de Classe.

  • C.

    classe e objeto são conceitos dinâmicos, pertencentes tanto à descrição do programa como à memória do computador em que estejam sendo executados.

  • D.

    atributos são declarados em classes como forma de representar as operações que os objetos podem executar.

  • E.

    o objeto é um ente independente, composto por atributos e operações.

Em relação aos princípios da orientação a objetos, a separação dos aspectos externos de um objeto, acessíveis por outros, dos detalhes internos da implementação que ficam ocultos dos demais, é uma característica conhecida por

  • A. Polimorfismo.
  • B. Compartilhamento.
  • C. Encapsulamento.
  • D. Herança.
  • E. Classes.
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