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A tabela abaixo mostra, na parte superior, uma primeira estimativa para a funcionalidade de um sistema de software a ser desenvolvido e na parte inferior a tabela de pesos para o cálculo de pontos de função não-ajustados:
Assumindo-se que a produtividade média de uma equipe é de 12 pontos de função (não%u2013ajustados) por pessoa.mês, o valor mais próximo do esforço total estimado (pessoas.mês) para o desenvolvimento desse sistema é:
1
17
19
20
21
Com relação ao planejamento de software, a definição das atividades do negócio do cliente que serão suportadas pelo software e os dados quantitativos, tais como, o tempo de resposta e número de usuários, deve ocorrer
no estabelecimento do cronograma.
na estimativa dos recursos necessários.
no planejamento organizacional.
na estimativa do custo.
no estabelecimento do escopo do trabalho a ser realizado.
Considere as seguintes afirmativas sobre a fórmula básica do esforço utilizado pelo método de estimativa de custo de desenvolvimento de software conhecido como COCOMO. Esse modelo considera 3 classes de sistemas: Embutido, Orgânico e Geminado:
E = a * Fb
I - Os valores das constantes a e b dependem somente da classe de sistemas.
II - O fator F é medido em Milhares de Linhas de Código Fonte.
III - O fator F é influenciado pela classe do sistema.
É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I
II
III
I e II
I, II e III
A qualidade de software é largamente determinada pela qualidade dos processos para o seu desenvolvimento. Assim, a melhoria da qualidade de software é obtida pela melhoria da qualidade dos processos. Essa visão orientou a elaboração de modelos de definição, avaliação e melhoria de processos de software. Entre os modelos de capacitação de maturidade, aquele que estabelece e avalia 18 áreas de processos, organizados em 5 categorias é o modelo
ISO/IEC 12207-1 (International Electrotechnical Commission).
ISO 9000-3 (International Organization for Standardization).
SW-CMM (Capability Maturity Model).
SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination).
SPICE/IEC.
Manchester e NRZI são dois tipos conhecidos de:
algoritmos de roteamento;
métodos de codificação;
algoritmos de criptografia;
métodos de compressão;
métodos de multiplexação.
Em reunião para a elaboração do Desenvolvimento Organizacional, a equipe administrativa discutiu a necessidade de se fazer uma mudança planejada na empresa. Nesse sentido é recomendável que se faça uma mudança
programada, percebendo seus efeitos e efetuando as correções de adaptação.
constituída de uma série de pequenas mudanças de maneira não sistematizada.
em caráter emergencial.
de impacto, para verificar, de imediato, seus efeitos.
de impacto, mas de maneira sistematizada.
Estão diretamente relacionados ao estabelecimento de ponto de sincronismo para mecanismos de recuperação em banco de dados relacional:
Sobre linguagens de programação pode-se afirmar:
em linguagens compiladas não se podem efetuar otimizações automáticas.
relocação é o processo de designar endereços de carga às várias partes do programa, ajustando o código e dados para refletir os endereços designados.
em linguagens compiladas os erros são normalmente detectados em tempo de execução, diferentemente das interpretadas.
em linguagens interpretadas normalmente encontramos maior eficiência e flexibilidade do que nas linguagens compiladas.
o processo de compilação visa a unir todos os módulos objeto em um único arquivo executável.
Em Orientação a Objeto
uma amarração dinâmica significa a associação de uma operação a um objeto particular, sempre efetuada em tempo de compilação.
o conceito de polimorfismo implica uma técnica de generalização e especialização, tornando atributos e serviços comuns em uma hierarquia de Classe.
classe e objeto são conceitos dinâmicos, pertencentes tanto à descrição do programa como à memória do computador em que estejam sendo executados.
atributos são declarados em classes como forma de representar as operações que os objetos podem executar.
o objeto é um ente independente, composto por atributos e operações.
Em relação aos princípios da orientação a objetos, a separação dos aspectos externos de um objeto, acessíveis por outros, dos detalhes internos da implementação que ficam ocultos dos demais, é uma característica conhecida por
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