Lista completa de Questões sobre Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Programa de computador, como qualquer outro ativo da empresa, necessita ser adequadamente gerenciado, de modo a maximizar o retorno do investimento e, nesse sentido, é necessário que se conheça os tipos de licença de software existentes no mercado. Analise:
I. Site é o tipo em que o usuário adquire apenas o pacote contendo mídias, manuais e demais documentações, mais a autorização para uma quantidade determinada de cópias autorizadas.
II. OEM é a licença que já vem pré-instalada no computador adquirido e só nele o programa poderá ser utilizado. Esse tipo de licença que acompanha o equipamento não pode ser comercializada.
III. MIPS é o tipo de licença comum no ambiente de mainframes e sua comercialização está associada com a capacidade de processamento do equipamento.
IV. Shareware, caracterizado pela colocação em circulação do aplicativo para avaliação por um determinado período de tempo, após o qual o usuário só poderá usar todas as suas funcionalidades se adquirir a licença completa.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
III e IV.
I, III e IV.
Na planilha abaixo, a fórmula que melhor se aplica ao TOTAL DE DESPESAS do bimestre para ser colocada na coluna B linha 5 é:
=Soma(D2:D4)
=Soma(B2:C3:D4)
=Soma(B2;B3;B4)
=Ó(B2:B3:B4)
A exemplo do Office, o BrOffice.org 2.1 pode executar funções a partir do pressionamento de combinação de teclas, por exemplo, ao clicar em Editar percebe-se que o atalho para desfazer é ...I... ; ....II... sublinha o atalho; para exibir a fonte em negrito utiliza-se a combinação de teclas ...III... ; o texto pode ter alinhamento justificado a partir do pressionamento das teclas ...IV... . Para personalizar as teclas de atalho basta utilizar a sucessão de cliques a partir do menu ...V.. .
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II, III, IV e V:
Crtl+X - Crtl+U - Crtl+B - Crtl+A - Formatar.
Crtl+X - Crtl+U - Crtl+N - Crtl+A - Editar.
Crtl+Z - Crtl+S - Crtl+N - Crtl+J - Formatar.
Crtl+D - Crtl+S - Crtl+N - Crtl+J - Ferramentas.
Crtl+Z - Crtl+U - Crtl+B - Crtl+J - Ferramentas.
Julgue os itens subsequentes, relativos às as métricas de software, medições que se referem a um sistema, processo ou documentação, e que, aliadas aos padrões, auxiliam na qualidade do software.
A medida de complexidade ciclomática avalia o número de caminhos de execução diferentes de um dado programa, sendo diretamente relacionada à facilidade de compreensão do programa. Calculada a partir da análise de um grafo dirigido, representa os possíveis caminhos de execução do programa, e desvios incondicionais contribuem para o aumento de valor desse cálculo.
A seleção Ferramentas → Macros →Organizar macros →OpenOffice.org Basic ativa o diálogo para efetuar operações sobre macros no BrOffice, utilizando opções, tais como:
I. Na guia Caixas de diálogo, do Botão Organizador, encontram-se opções para criar e excluir diálogos, que também podem ser executadas diretamente no IDE Basic.
II. Botão Executar: executa a macro selecionada, mesmo que escrita em qualquer uma das linguagens suportadas pelo OpenOffice.
III. Na guia Bibliotecas, o Botão Senha protege a biblioteca Standard; executar uma macro protegida sem a entrada da senha requer associá-la a um evento ou chamá-la através de outra macro numa biblioteca não protegida.
IV. Na guia Bibliotecas é possível selecionar o container e, por meio do Botão Editar, abrir o IDE Basic para a edição do código fonte ou das caixas de diálogos.
É correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
II e IV.
Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que guiam os desenvolvedores de
software na organização do espaço de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a figura acima, julgue os itens de 118 a 120.No desenvolvimento de um sistema estruturado em subsistemas para facilitar o acesso e minimizar a comunicação e dependências entre os subsistemas, o padrão de criação Factory Method, que fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas, é mais indicado que o padrão de criação Prototype.
A associação de macros a eventos pode ser executada a partir do botão Atribuir no diálogo Macros do OpenOffice Basic ou por meio
do botão Atribuir do menu Formatar.
do menu Editar.
da guia Eventos do menu Formatar.
do menu Ferramentas.
do botão Personalizar no evento Macro.
Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que guiam os desenvolvedores de
software na organização do espaço de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a figura acima, julgue os itens de 118 a 120.Caso seja verificado no desenvolvimento de um sistema forte acoplamento entre as classes, recomenda-se o uso do padrão de comportamento Factory Method, que evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, dando a mais de um objeto a oportunidade de tratar uma solicitação, mesmo nos casos em que o conjunto de objetos não seja conhecido a priori ou seja definido dinamicamente.
No BrOffice.org Writer, a janela Auto-correção exibe no menu Opções as caixas de assinalamento identificadas por [S] (Substituir durante a modificação do texto existente) e por [D] (Auto-formatação / Auto-correção ao digitar). Uma das opções que pode ser assinalada nas duas caixas é
aplicar borda.
remover parágrafos vazios.
substituir estilos personalizados.
ignorar espaços duplos.
substituir traços.
Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes.
Em WSDL, os elementos do tipo types descrevem todos os tipos de dados usados entre cliente e servidor. O WSDL está exclusivamente ligado a um sistema de tipagem específico pois utiliza, como padrão, um esquema de especificação W3C XML.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...