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Em relação ao conceito de PERT/CPM,
o PERT trabalha com durações determinísticas, aplicando um cálculo de média simples nas diversas estimativas de tempo total de uma atividade.
no PERT, não se leva em conta qualquer estimativa pessimista de duração de uma atividade.
o CPM preocupa-se, em especial, com as relações tempo-custo, por isto é mais usado em projetos voltados para construção de produtos.
a programação de qualquer atividade no PERT/CPM consiste em alocar recursos técnicos a um evento temporal, sem se prender à data de início.
o tempo inicial mais cedo de uma atividade no PERT/ CPM é o menor tempo necessário para que o evento seja atingido, considerando-se todos os atrasos.
A inovação (reengenharia) em processos consiste em quatro passos principais, entre os quais NÃO se encontra
simulação do processo
análise do cenário em alto nível
uso da Teoria do Um
benchmark do processo
modelagem do processo
Uma das características do Processo Unificado (Unified Process) é ser dirigido a casos de uso (use case driven). Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.
O modelo de casos de uso representa o comportamento de um sistema, conforme percebido do ponto de vista externo a esse sistema.
PORQUE
A construção do modelo de classes conceituais de um sistema pode usar como ponto de partida o modelo de casos de uso.
A esse respeito, conclui-se queas duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Analisando a rede acima, verifica-se que a folga
livre da atividade 7 é de 1 dia.
livre para a atividade 9 é de 2 dias.
total para a atividade 14 é de 3 dias.
total da atividade 13 é de 1 dia.
total da atividade 3 é de 2 dias.
Entre as principais características dos processos de negócio, está o fato de que
podem ocorrer em qualquer tempo, bastando que um gatilho os dispare.
devem produzir um produto único.
devem considerar a elaboração progressiva das etapas, sem execução simultânea.
devem possuir documentação intensiva.
devem ser temporários dentro da organização.
No contexto da Engenharia de Software, a verificação e a validação são conjuntos de atividades que
envolvem o uso de inspeções técnicas, cujo objetivo é verificar características funcionais de um produto de software, tais como desempenho e usabilidade.
asseguram a inexistência de erros de lógica no códigofonte de um produto de software.
são de uso exclusivo entre si e correspondem a verificar se o produto de software que está sendo construído atende às expectativas do usuário.
são aplicadas após a finalização da etapa de projeto (design) e se limitam às etapas de implementação e de testes.
são opcionalmente auxiliadas por ferramentas CASE ou pela construção de protótipos.
A tabela acima apresenta um projeto com suas atividades, cada atividade com seu respectivo recurso alocado, duração e precedências. Para efeito de controle de projeto, algumas questões precisaram ser respondidas.
I - Se o projeto começou dia 01/03/2010 (segunda-feira) e foi determinado que se trabalhou aos sábados e feriados em horário normal, mas não se trabalhou aos domingos, em qual dia ele terminou?
II - Qual atividade pertenceu ao caminho crítico?
III - Caso as atividades 5 e 6 tivessem aumentado sua duração cada uma em mais 2 dias, de quantos dias seria acrescido o tempo total do projeto?
A opção contendo as respectivas respostas corretas é
I-02/04/2010; II- atividade 4; III-2 dias
I-05/04/2010; II- atividade 1; III-4 dias
I-05/04/2010; II- atividade 3; III-2 dias
I-02/04/2010; II- atividade 6; III-4 dias
I-02/04/2010; II- atividade 7; III-2 dias
I - P , II - S , III - Q
I - Q , II - R , III - P
I - Q , II - S , III - R
I - R , II - Q , III - S
I - S , II - P , III - R
É comum, na Engenharia de Software, o uso de ferramentas de software que auxiliam na realização de diversas atividades do desenvolvimento. Nesse contexto, ferramentas de
refatoração auxiliam a modificação de uma região do código-fonte de um sistema, com o objetivo de alterar comportamento externo deste último.
análise estática do código permitem obter métricas de qualidade de um produto de software, tais como o grau de dependência entre seus componentes.
integração contínua são destinadas a automatizar a implantação do produto de software no ambiente de produção.
engenharia reversa são destinadas ao controle das diversas versões de um produto de software.
cobertura de código determinam em que grau o código- fonte de um sistema corresponde aos seus requisitos não funcionais.
Um projeto executado sob contrato se encontra no processo de encerramento. Para este caso, a verificação do escopo é usada para
avaliar as metas e os requisitos do projeto, seus custos totais, sua produtividade, sua matriz de responsabilidades e também para garantir o pagamento aos fornecedores.
avaliar as metas do projeto, sua produtividade, a qualidade dos testes e assegurar que o produto final entregue não ultrapasse os custos orçados.
atualizar o escopo final do projeto, qualificar os requisitos não atendidos e contabilizar as diferenças entre o que está sendo entregue e o que o cliente desejava, verificando se o orçamento final do projeto foi atendido.
verificar os requisitos de precisão das entregas do produto, o valor do orçamento final do projeto, os dados de confiabilidade do projeto, as informações sobre suporte ao produto final e a lista de testes com baixa confiabilidade.
verificar se as entregas do projeto foram concluídas satisfatoriamente, obtendo o aceite formal do cliente ou patrocinador para as entregas que estão de acordo com os critérios de aceitação.
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