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Uma das características identificadas nas pesquisas sobre a operação das organizações centradas em processo é o(a)
desenvolvimento de uma cadeia de valor bem definida e o estímulo à competição entre departamentos como forma de aumentar a produtividade.
utilização dos seus organogramas funcionais como ponto de partida para o planejamento estratégico.
consideração do valor agregado pelos processos como contribuição menor para a competitividade, resultado da competência da mão de obra da organização.
valorização da especificação das funções departamentais, de forma a não haver intersecções, sempre prejudiciais à eficiência dos processos.
valorização da visão adotada, com distribuição de recompensas e prêmios com base em metas de processos.
Uma das principais atividades do processo de teste de um ciclo de vida de um projeto qualquer é
projetar testes que tratem da especificação de procedimentos externos ao computador, tais como: captação das informações, identificação das partes interessadas e distribuição das saídas.
projetar o processo de teste criando casos de teste, rotinas de teste e, eventualmente, desenvolvendo programas que fazem o teste de forma automática.
analisar e definir testes através da manipulação de ferramentas de processos usadas especialmente para obtenção de requisitos de teste de software, tais como: CMMI, BPM e ISO 9001:2000.
produzir testes e o manual de especificação do uso do sistema que é utilizado para ensinar o usuário a manipular o produto final do software.
testar as unidade de software na fase de operação e manutenção do sistema e utilizar os resultados como métricas para eventuais ajustes em projetos anteriores.
No contexto do BPM, várias técnicas podem ser úteis durante a modelagem do estado atual do processo (As In), entre elas, a técnica conhecida por JAD (Joint Application Development). Nessa técnica, bastante utilizada em desenvolvimento de software,
as reuniões são realizadas com procedimentos flexíveis e improvisados, garantindo o exercício da criatividade dos participantes.
o formato da reunião promove o espírito de cooperação e valoriza o trabalho em equipe de desenvolvedores e usuários.
o líder da reunião é eleito entre os usuários, garantindo o comprometimento da categoria.
o levantamento de informações entre os participantes utiliza técnica de entrevista com questionários fechados.
a equipe de usuários é selecionada no nível gerencial de todas as áreas da organização, garantindo a visão institucional das especificações.
Duas equipes de desenvolvimento de software diferentes obtiveram os seguintes resultados durante sua fase de teste:
- a equipe A encontrou 345 erros, por mês, nos testes de software de um sistema antes da entrega;
- a equipe B encontrou 184 erros, por semana, nos testes de software de um sistema antes da entrega.
Considerando-se que o mês de trabalho teve 30 dias e a semana 7 dias, tratando-se de indicadores de desempenho e avaliação,
o sistema da equipe A apresentou um índice de produtividade maior, pois a maior quantidade de erros, por mês, estaria ligada diretamente a mais linhas de código produzidas.
o sistema da equipe B apresentou um grau de confiabilidade melhor do que o sistema da equipe A.
o sistema da equipe B teve, necessariamente, um custo maior do que o sistema da equipe A.
a probabilidade de falha em próxima execução de um teste do sistema da equipe B, considerando-se que foram realizados 33 testes/dia, foi maior que 70%.
os pontos de função ajustados de cada sistema podem ser deduzidos em função dos erros por tempo.
Alguns autores consideram a evolução das TI como fator de indução da difusão do BPM. Exemplo dessa influência está, na mudança dos processos de trabalho do setor bancário, onde, a automação transferiu diversas atividades dos funcionários para os clientes. A crescente importância das TI para os negócios conduziu à proposta, defendida por muitos autores, da integração dos sistemas de informação com os processos de negócios. Esse desdobramento leva à criação de ferramentas de TI para apoiar o BPM. Nesse contexto, essas ferramentas devem
valorizar o esforço legado, considerando a origem e a infraestrutura disponíveis para apoiar processos colaborativos.
direcionar todos os fluxos dos processos para a cadeia de valor, considerando sempre a necessidade de aumentar a receita marginal.
melhorar o nível de segurança física dos processos, aumentando as redundâncias (criando backup) e proporcionando recursos de controle de acesso.
melhorar a agilidade, o controle e o monitoramento do negócio, eliminando redundâncias e valorizando a automação.
ordenar o fluxo de mudanças, impedindo que a evolução muito rápida do mercado prevaleça sobre a visão conservadora do negócio.
Analisando os dados e as informações acima, conclui-se que a
empresa com maior gargalo e a empresa com menor qualidade são, respectivamente, a empresa M e a empresa N.
empresa com menor capacidade de mudança e a empresa com maior qualidade são, respectivamente, a empresa L e a empresa K.
empresa com maior capacidade de mudança e a empresa com menor gargalo são, respectivamente, a empresa N e a empresa M.
ordem das empresas a partir do maior valor de desempenho final, considerando o uso de pontos de função como medida do IP é L, K, N e M.
ordem das empresas a partir do menor valor de desempenho final, considerando o uso de linhas de código como medida do IP é N, L, M e K.
A, B, C, D, E e F
A, B, C, D e F
B, C, D, E e F
A, B, D e F
A, B, C e E
Refletem possíveis dificuldades relacionadas a Sistemas Integrados de Gestão (ERP Enterprise Resource Planning):
I - problemas relativos à legislação da região onde a empresa se localiza;
II - aceitação da nova tecnologia pelos funcionários;
III - falta de foco nos agentes externos da empresa;
IV - customização do software frente a necessidades específicas da empresa contratante.
São dificuldades relativas a ERP
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Em uma empresa de software, foram mapeados os processos a seguir.
Desenvolvimento Inicial de Software: processo em que, a partir de um Escopo Inicial de Projeto validado pelo cliente, será desenvolvido o Projeto do sistema. O Desenvolvimento Inicial de Software se inicia a partir do momento em que o Escopo Inicial do projeto esteja documentado, ajustado e aprovado. Esse processo vai ter duração flexível, de acordo com a complexidade do projeto.
Instalação de Infraestrutura: esse processo só é iniciado quando, ocasionalmente, se deseja montar um novo laboratório, ou uma nova sala de apoio da empresa. Ele utiliza o Documento de Infraestrutura gerado por um outro processo, que vai conter todos os dados de execução da montagem da infraestrutura. Sua duração vai depender do tipo de infraestrutura que se está pedindo: se for uma sala, a duração é de 1 semana, se for de um laboratório, será de 2 semanas.
Levantamento de Negócios: esse processo é cumprido pela equipe de vendas, que é fixa, e se destina a fazer um levantamento inicial de um sistema que foi vendido, produzindo um Escopo Inicial de projeto, que será validado pelo cliente ao final do processo; deve ser cumprido em até 2 semanas, independente da complexidade do sistema e inicia-se com um Documento de Viabilidade e um Contrato Inicial de Projeto, indicando que o cliente já acordou os termos desse projeto. Considere as afirmativas abaixo, que são resultados da análise sobre o que foi dito desses processos.
I - O processo de Desenvolvimento Inicial de Software faz parte do grupo de processos principais e críticos da empresa, pois influencia diretamente a satisfação do cliente e a operacionalização do produto da empresa e tem uma séria dependência do tempo, que faz com que haja impactos no resultado financeiro da empresa, caso gere atrasos.
II - O caso de a duração do processo de Instalação de Infraestrutura ser dependente do tipo de ambiente (sala ou laboratório) pode indicar que esse processo possui, na verdade, dois subprocessos principais: um relativo à Instalação de Infraestrutura de Sala e outro, à Instalação de Infraestrutura de Laboratório, sendo que a decisão de qual subprocesso seria ativado dependeria da entrada, que é o Documento de Infraestrutura .
III - Há uma indicação de que os processos de Desenvolvimento Inicial de Software e de Levantamento de Negócios sempre vão depender de forma direta do processo de Instalação de Infraestrutura, pois qualquer atraso em uma atividade do processo de Instalação de Infraestrutura pode paralisar o Levantamento de Negócios e atrasar o Desenvolvimento Inicial de Software e, deste modo, pode-se interpretar o processo de Instalação de Infraestrutura como um processo crítico.
IV - O Levantamento de Negócios é um processo paralelo ao processo de Desenvolvimento de Inicial de Software; a entrada de ambos os processos seria originária de um mesmo processo anterior e sua saída não influencia o processo de Desenvolvimento Inicial do Software (que não depende dela) e, pelo fato de sua duração e equipe serem fixas, gera menos impacto financeiro na empresa.
Está (estão) correta(s) APENAS a(s) alternativa(s)
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é um recurso utilizado pelos gerentes de projetos para
demonstrar todas as atividades do projeto.
definir e organizar o escopo total do projeto.
demonstrar a estrutura organizacional das partes interessadas (stakeholders) do projeto.
demonstrar, de modo detalhado, os custos do projeto.
descrever, de forma detalhada, todo o trabalho envolvido na declaração do escopo do projeto.
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