Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o código Java acima, julgue os itens a seguir, acerca da programação orientada a objetos.

Os comandos das linhas 24 e 25 implementam uma chamada a construtores ou instâncias. Uma vez que possuem nome distinto do nome da classe, a assinatura de um construtor não deve possuir nenhum tipo de retorno, nem mesmo void.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de tunning e de administração de banco de dados, julgue os itens de 110 a 113. O administrador do banco de dados não pode fazer alterações no projeto físico desse banco de dados, mesmo se perceber que a forma como foram implementadas algumas tabelas está sobrecarregando o sistema e, consequentemente, o desempenho do BD. No entanto, pode sugerir que o pessoal técnico da área de desenvolvimento o faça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos conceitos e às características de um banco de dados, julgue os itens subsequentes. Uma transação é uma unidade lógica de trabalho que tem, como uma de suas propriedades, a atomicidade. Segundo essa propriedade, as atualizações de qualquer transação são ocultas de todas as outras até o seu commit.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às memórias usadas em computadores, julgue os itens seguintes. As arquiteturas dos computadores modernos normalmente estabelecem dois ou três níveis diferentes de memória cache, todos constituídos por memórias do tipo SRAM (static RAM).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a dispositivos de interconexão, assinale a opção correta.

  • A. Um comutador matricial é um dispositivo de comutação por divisão de tempo, que conecta n entradas a m saídas, formando n × m pontos de cruzamento.
  • B. Os switches da camada 2 são dispositivos utilizados na camada física e de enlace, e os da camada 3, na camada de rede.
  • C. Todo roteador mantém uma tabela de roteamento que contém entradas para cada rede de destino conhecida.
  • D. Em conexões ponto a ponto, é necessário o uso de concentrador ou hub.
  • E. Um multiplexador permite compartilhar um meio que interliga dois dispositivos toda vez que a largura de banda necessária à comunicação for maior que a largura de banda do meio.

A respeito de compiladores, ligadores, linguagem de máquina (assembly) e conceitos associados, julgue próximos itens.

A criação da tabela de símbolos constitui tarefa realizada pelo ligador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a topologias de redes de computadores, julgue os próximos itens.

Na sua forma mais simples, a topologia em estrela apresenta a vantagem de permitir o aumento do número de enlaces linearmente com o aumento do número de nós, ao custo da introdução de um nó central concentrador.

  • C. Certo
  • E. Errado

          Atualmente, existe a tendência de as organizações se adaptarem rapidamente às mudanças que ocorrem no mercado globalizado, o qual se torna cada vez mais competitivo. Isso gera necessidade de mudança mais ágil também nas estratégias das empresas, a fim de se adequarem à nova realidade. No caso das organizações públicas, a situação não é diferente. Várias delas adotam novas tecnologias e processos de trabalho, especialmente nas áreas de interface com a tecnologia da informação (TI), em aderência a modelos consagrados nos mercados privado e público internacionais. Entretanto, o ritmo de mudança em uma empresa privada, normalmente, é maior que nas públicas. A TI desempenha importante papel nessa mudança e precisa, cada vez mais, se alinhar com a estratégia organizacional.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando questões acerca de planejamento estratégico em conjunto com a TI, sobretudo dentro dos conceitos de gestão e governança, julgue os itens de 181 a 183.

O planejamento estratégico, um processo regularmente executado no âmbito organizacional, define a maneira pela qual a estratégia de uma organização é desenvolvida e prescreve o emprego da TI para executar o plano de ações, a fim de cumprir as metas estratégicas estabelecidas. O alinhamento entre as metas de negócio (organizacionais) e os resultados da TI pode ser calculado, segundo o modelo COBIT, por meio do mapeamento direto dos indicadores de desempenho da TI para os indicadores de meta do negócio.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta as disciplinas de gerenciamento de projetos, numeradas de 4 a 12, conforme o modelo PMBOK, que figuram nos capítulos de 4 a 12 do guia ao corpo de conhecimentos. Julgue os próximos itens, relativos a processos e às referidas disciplinas.

As técnicas registro de lições aprendidas, matrizes de probabilidade e impacto, e benchmarking são diretamente empregadas em processos associados às disciplinas 10, 11 e 12, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A automação de tarefas por meio de programas escritos em linguagens scripts pode minimizar erros de operação e agilizar as tarefas, tanto do usuário quanto do administrador. Considerando o código acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 7, a variável F não poderia estar entre aspas, pois, dessa forma, não representa uma variável e sim uma constante.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...