Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A automação de tarefas por meio de programas escritos em linguagens scripts pode minimizar erros de operação e agilizar as tarefas, tanto do usuário quanto do administrador. Considerando o código acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 4, é verificado se o arquivo apontado pela variável F possui o nome de arquivo menor que 1 byte.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de orientação a objetos em linguagem Java, julgue os itens subsequentes.

O comando abstract void moveTo(double deltaX, double deltaY); implementa um método abstrato. A subclasse de uma classe abstrata usualmente fornece implementações para todos os métodos abstratos na classe pai.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às redes SNA (System Network Architecture), julgue os itens que se seguem.

Uma SNA é uma estrutura de comunicação desenvolvida pela IBM para definir as funções de rede e estabelecer comunicação de dados em um ambiente totalmente heterogêneo e proprietário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que o administrador de banco de dados (DBA) de uma empresa de software tenha sido encarregado de verificar a situação do BD da instituição e que, ao concluir essa tarefa, tenha constatado que a instituição não dispunha de nenhum projeto lógico e físico dos dados relativos ao BD. A partir dessa situação, julgue os itens seguintes. Os dados armazenados em um BD servem para utilização em trabalho bottom-up, ou seja, desenvolvimento do projeto físico e lógico dos dados a partir de informações armazenadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos conceitos e às características de um banco de dados, julgue os itens subsequentes. Para que uma tabela esteja na terceira forma normal, é necessário que todos os seus atributos não chave sejam irredutivelmente dependentes da chave primária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às memórias usadas em computadores, julgue os itens seguintes. O tempo total para acessar uma informação em um disco rígido — o somatório dos tempos de busca (seek) e de latência — é muito maior que o tempo necessário para acessar uma informação na memória principal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comandos e estruturas de dados utilizados na linguagem C, assinale a opção correta.

  • A.

    Se a função a seguir for utilizada para permutar os valores das variáveis inteiras a e b, ela deve ser chamada por meio do comando troca(a,b).

    troca(x,y);

    int *ax, *ay;

    { int temp ; t

    emp = *ax ;

    *ax = *ay ;

    *ay = temp; }

  • B. A declaração int a[10] define um vetor de tamanho 10, ou seja, um bloco de 10 objetos consecutivos a[1], a[2], ... a[10], e o comando x = *pa copia a posição de a[1] em x.
  • C. Se a é um vetor, então, para se apontar para o segundo elemento de a, pode-se utilizar tanto o comando f(&a[2]) como f(a+2), já que ambas são expressões do tipo apontador que se referem ao segundo elemento de a.
  • D. Se p é um apontador, p++ decrementa p para apontar para o próximo elemento, qualquer que seja o tipo de objeto para o qual p aponta, e p+=i incrementa p para apontar i+1 elementos, além do objeto para o qual p atualmente aponta.
  • E. A declaração int a[10] define um vetor a de tamanho 10. Assim, o nome de um vetor é uma constante, não uma variável. Construções como a = pa ou a++ ou p = &a não são corretas. Quando o nome de um vetor é passado para uma função, o que é passado é o endereço de sua primeira posição.

Com relação a topologias de redes de computadores, julgue os próximos itens.

Na topologia em barramento, que é tipicamente uma topologia em anel, os nós compartilham um canal de comunicação único.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito de aspectos específicos da contratação de bens e serviços de TI.

A Instrução Normativa n.º 4 SLTI/MPOG regulamenta a Lei n.º 8.666/1993 no que concerne a introduzir a obrigatoriedade de apresentação do PDTI do órgão licitante durante um certame licitatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características do PostgreSQL 8.0.0 — sistema de gerenciamento de banco de dados relacional e orientado a objeto —, julgue os itens que se seguem.

Por padrão, o utilitário pg_dump faz cópia de segurança de todos os objetos de um banco de dados PostgreSQL.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...