Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os seguintes itens com relaçao a linguagens de programação.

Um tipo de dado é abstrato quando a representação de objetos do tipo não é visível pelas unidades de programa que usam o tipo, portanto, um inconveniente do uso de tipos abstratos é que modificações nas representações dos tipos exigem mudanças nos clientes do tipo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta um diagrama de configuração de redes, no qual se destacam as redes A e B, pontos numerados de #1 a #6, além de outros dispositivos. Julgue os itens de 104 a 112 que se seguem, acerca das informações apresentadas e dos conceitos de segurança de redes e sistemas de informação.

No dispositivo host bastião, devem ser providos essencialmente os serviços de natureza pública da rede A, tais como DNS, FTP e WWW.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a software, aplicativos e plataformas operacionais em rede local, julgue os itens que se seguem.

A identificação de um vírus de computador por programas antivírus independe do tipo do vírus e, portanto, da atualização desses programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos é considerada uma boa prática de programação. O uso da metodologia UML é um exemplo dessa boa prática. Considerando-se os conceitos de UML, julgue os itens seguintes.

Diagramas de colaboração ilustram as interações entre objetos em forma de grafo ou rede, na qual os objetos podem ser colocados em qualquer lugar do diagrama.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta, numerados de I a V, alguns dos elementos que fazem parte da paleta de edição de diagramas UML da ferramenta JUDE. Considerando essa figura, assinale a opção que contém os nomes corretos dos elementos indicados, na ordem I, II, III, IV e V.

  • A.

    generalização, interface, entidade, limites do sistema e controle

  • B.

    package, especialização, dependência, interface e entidade

  • C.

    subsistema, interface, limites do sistema, entidade e controle

  • D.

    interface, herança, controle, entidade e limites do sistema

Julgue os seguintes itens com relação a engenharia de software.

Um exemplo de refatoração, técnica que pode ser empregada para melhorar o projeto de um software, é organizar as classes em hierarquias visando usar polimorfismo em vez de enunciados condicionais para escolher entre comportamentos que dependam dos tipos dos objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

Considerando-se a necessidade de superar as dificuldades mencionadas, o uso da UML seria mais intenso nos quadros #5, #7 e #8 que nos quadros #2, #4 e #9.

  • C. Certo
  • E. Errado

O programa em linguagem Java apresentado implementa os tipos de dados nomeados Queue e LinkEntry. Considerando esse código, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O escalonamento de processos computacionais para execução emprega, usualmente, uma política do tipo FIFO (first in, first out), como a implementada no código Java, em vez de uma política LIFO (last in, first out) implementada por estruturas do tipo stack (pilha).

  • B.

    Nas linhas 19, 26, 28, 29, 31, 32, 33, 34 e 37, não são empregadas palavras reservadas da linguagem Java.

  • C.

    A fila implementada no código Java apresentado adota esquema de encadeamento simples, em vez de um possível esquema de encadeamento duplo.

  • D.

    Devido ao uso dos modificadores de acesso private, as variáveis element e link da classe LinkEntry não podem ser acessadas por código da classe Queue.

No que se refere a linguagens de programação com orientação a objetos, julgue os itens a seguir.

Cada objeto de uma classe tem o seu conjunto de variáveis de instância, que armazenam o estado do objeto. As variáveis de classe pertencem à classe e não aos objetos e só há uma cópia de uma variável de classe. Os métodos podem ser de instância ou de classe, os de instância podem acessar variáveis de instância ou de classe, os de classe somente podem acessar variáveis de classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das redes de computadores, julgue os seguintes itens.

Se um repetidor for utilizado para interligar dois segmentos de uma rede, ele propagará o tráfego de um segmento para o outro desde que as máquinas de origem e destino estejam em segmentos distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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