Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Entidades de padronização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A tabela acima apresenta uma proposta de organização do modelo de redes TCP/IP. Julgue os itens a seguir, relativos às informações apresentadas nessa tabela e a conceitos de redes de computadores.
A família de padrões de rede 802.X compreende especificações relacionadas às redes locais e de longa distância, inclusive às que suportam tráfego isócrono, como é o caso de redes Wi-Fi.
Ciência da Computação - Microsoft Sql Server - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da administração do MS SQL Server, julgue os próximos itens.
Pode-se importar dados de fontes externas a um servidor MS SQL Server e armazená-los em tabelas de bancos de dados. Esses dados podem ser originados de fontes ODBC ou arquivos de texto ASCII.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do serviço domain name system (DNS) e dos registros de recurso, julgue os itens subseqüentes.
Os registros podem ser usados para se associarem diferentes nomes a uma máquina. Por exemplo, um único registro
pode associar os nomes ftp.vitoria.es.gov.br e www.vitoria.es.gov.br a uma mesma máquina.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A segurança da informação em um ambiente corporativo é uma atividade complexa que envolve o uso de tecnologia, mas que, para ser eficaz, deve considerar igualmente aspectos humanos e de processos de trabalho. Acerca de técnicas e processos de segurança da informação, julgue os itens a seguir. Quanto à infra-estrutura de rede, uma corporação bancária está sujeita aos mesmos riscos e ameaças que são comuns em organizações de outros ramos de negócio, uma vez que as redes de comunicação possuem as mesmas vulnerabilidades associadas às tecnologias da Internet.
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
Na alocação indexada de espaço em disco, os ponteiros para os blocos de dados de um arquivo podem ser armazenados em um bloco de índices. No caso de arquivos com grande tamanho, o tamanho de um bloco de índices pode não ser suficiente para armazenar todos os índices. Para resolver esse problema, há sistemas operacionais em que um bloco de índice de primeiro nível contém índices que apontam para blocos de índice de segundo nível.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Diagramas UML de colaboração ou seqüência deverão ser construídos a fim de que ocorra a realização dos casos de uso de uma aplicação em desenvolvimento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No que se refere a Processo Unificado, julgue os itens subseqüentes.
Os artefatos produzidos pelas atividades no projeto podem ser organizados em subsistemas, os quais podem conter classes de projeto, realizações de casos de uso, interfaces e outros subsistemas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
O uso de sistemas de controle de versão fornece maior suporte às atividades ilustradas em #4 que às atividades ilustradas em #7.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do serviço domain name system (DNS) e dos registros de recurso, julgue os itens subseqüentes.
Os registros de recurso MAIL identificam as máquinas para as quais podem ser entregues correspondências. Pode existir mais de um registro MAIL para um mesmo domínio, uma vez que mais de uma máquina pode aceitar correspondências destinadas aos usuários em determinado domínio.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A segurança da informação em um ambiente corporativo é uma atividade complexa que envolve o uso de tecnologia, mas que, para ser eficaz, deve considerar igualmente aspectos humanos e de processos de trabalho. Acerca de técnicas e processos de segurança da informação, julgue os itens a seguir. Os protocolos criptográficos modernos provêem serviço de confidencialidade de dados em que não é necessário o uso de chaves criptográficas secretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...