Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A multiplicação do binário 0111 pelo binário 0011 é igual a

  • A.

    11110000.

  • B.

    00010101.

  • C.

    01010101.

  • D.

    10111000.

  • E.

    00110101.

Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.

A análise essencial constitui uma técnica desenvolvida a partir do amadurecimento do paradigma de orientação a objetos, prescrevendo-se o emprego da notação UML para a representação de artefatos a serem desenvolvidos em um projeto de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.

Uma instância de "Mapa" retornada por meio do método "criarCópia()" conterá inicialmente 100 objetos da classe "Plotagem" alocados em memória, associados a essa instância por meio do array apontado pela variável de instância "plotagens".

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias de redes de comunicação permitem a implantação de redes públicas e privadas que vêm sendo adotadas nas mais diversas áreas em todo o mundo. Quanto a tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

No contexto do assynchronous transfer mode (ATM), o tipo de serviço constant bit rate (CBR) é caracterizado por garantir a banda passante, sendo adequado para tráfego em tempo real, mas não para tráfego com avalanches (bursts).

  • C. Certo
  • E. Errado

A tecnologia de comutação que tem a vantagem de garantia de entrega dos pacotes em ordem de forma inerente é a comutação de

  • A.

    pacotes.

  • B.

    bytes.

  • C.

    etiquetas.

  • D.

    circuitos.

  • E.

    quadros.

O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.

Dado que um mapa possua em suas variáveis de instância "latMín", "latMáx", "longMín" e "longMáx" os valores 3, 6, 8 e 12, respectivamente, então a invocação do método "ehNoMapa" na forma ehNoMapa(6,9) retornará valor booleano true.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias de redes de comunicação permitem a implantação de redes públicas e privadas que vêm sendo adotadas nas mais diversas áreas em todo o mundo. Quanto a tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

No contexto da descrição do tráfico para contratos de QoS em redes ATM, o parâmetro cell misinsertion rate (CMR) é a taxa de células descartadas em função de erros de alinhamento do quadro de transmissão, em função da perda de sincronismo com o campo header error control (HEC) das células.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um sistema de comunicação utilize somente os bits 0 e 1 como níveis de sinal. Nesse sistema, uma taxa de transmissão de 9.600 bps é igual, em bauds, a

  • A.

    960.

  • B.

    4.800.

  • C.

    9.600.

  • D.

    28.800.

  • E.

    96.000.

O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.

Toda vez que o método "plotarValor()" é invocado, um objeto ou instância da classe "Plotagem" é criado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.

O método "getImagem()" retorna um obje to ou in s tância da classe "StringBuffer".

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...