Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Julgue os itens de 83 a 89, considerando os aspectos de software e hardware de um sistema com as características indicadas no texto I, e os princípios de engenharia de software, desenvolvimento baseado em métricas, análise e projeto orientados a objetos, modelagem de dados usando o modelo de entidade, sistemas operacionais e arquitetura de computadores.

Cada ETE deverá dispor de um servidor HTTP instalado no computador acoplado ao sensor, a fim de enviar os dados de vazão para o servidor central.

  • C. Certo
  • E. Errado

A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens a seguir.

Denomina-se beta test a prática de realização de testes de um software pelo usuário final, em um ambiente controlado pelos desenvolvedores desse software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos códigos, sistemas de numeração e de representação da informação para sistemas de informática e de comunicação, bem como para a World Wide Web (WWW), julgue os itens a seguir.

A aplicação das regras de utilização do conjunto de rótulos (tags) da hypertext markup language (HTML) resulta na produção sistemática de documentos que são também válidos com relação às regras da extensible markup language (XML).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes características de um modelo de desenvolvimento de software: processo de software evolucionário que combina a natureza iterativa da prototipagem com os aspectos controlados e sistemáticos do modelo seqüencial linear e fornece potencial para o desenvolvimento rápido de versões incrementais do software. Essas características se referem a um modelo de desenvolvimento de software do tipo

  • A. concorrente.
  • B. formal.
  • C. RAD (rapid application development).
  • D. espiral.
  • E. orientado a objetos.

No referente a redes de comunicação de dados, julgue os itens subseqüentes.

No modelo de referência ISO/OSI, enlaces de dados são funções relativas à camada 2.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca dos serviços Internet.

O DNS é um banco de dados distribuído usado por aplicações TCP/IP para mapear nomes em endereços IP e também prover informações sobre servidores de correio eletrônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens a seguir.

A informação armazenada em um repositório de um ambiente integrado de computer-aided software engineering (I-CASE) tem pouca correlação com as atividades de rastreamento dos projetos de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.

O diagrama de seqüência da figura III apresenta informações acerca da sincronização requerida entre os objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No referente ao processo e aos conceitos de análise orientada a objetos (AOO), julgue os próximos itens.

I O processo de AOO não começa com a preocupação com os objetos e sim com o entendimento da forma pela qual o sistema vai ser usado: por pessoas, por máquinas ou por outros programas. Quando for definido o cenário de uso, começa a modelagem do software.

II O modelo objeto-comportamento representa elementos estáticos do modelo de análise orientada a objetos, indicando como o sistema vai responder a eventos ou estímulos externos.

III A modelagem classe-responsabilidade-colaboração fornece um meio simples para identificar e organizar as classes que são relevantes aos requisitos do sistema.

IV Quando um grupo de classes colabora entre si, para satisfazer a um conjunto coesivo de responsabilidades, tem-se o que se denomina pacote.

V As classes satisfazem suas responsabilidades de três modos: uma classe pode usar suas próprias operações para manipular seus próprios atributos; uma classe pode colaborar com outras classes; uma classe pode colaborar com objetos criados nas suas classes filhas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I, II e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

No referente a redes de comunicação de dados, julgue os itens subseqüentes.

A escolha de caminho de um nó de uma rede para um nó em outra rede é uma função da camada de transporte.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...