Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas interfaces de usuário, são utilizados, muitas vezes, recursos multimídia diversos, combinados com componentes padronizados de GUI. Para a o projeto de tais interfaces, muitas ferramentas de design gráfico estão disponíveis e podem ser empregadas em conjunto para enriquecer as possibilidades do projeto e permitir a definição de interfaces mediante recursos interativos sofisticados. Em relação ao design gráfico de interfaces e às principais ferramentas disponíveis para tal atividade, julgue os itens subseqüentes.
O CorelDraw é um programa que permite a construção de desenhos e figuras com recursos de diagramação e imagem avançados, por meio de uma representação vetorial para os objetos criados a partir das ferramentas básicas de desenho computacional. Isso possibilita operações de ampliação, redução e rotação, entre outras, sem que ocorram deformações resultantes da insuficiência de resolução gráfica.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de dispositivos de interconexão de redes de computadores, julgue os itens a seguir.
Repetidores são equipamentos empregados para a interligação de redes com mídia compartilhada e de idênticas arquiteturas. A função do repetidor é receber os pacotes de um segmento de rede e repetir esses pacotes para outro segmento da rede.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas, julgue os itens seguintes.
Estimativas com base em pontos por função podem ser efetivamente utilizadas em projetos orientados a objeto.
A metodologia de projeto de circuito integrado denominada descendente (top-down) baseia-se em sucessivos refinamentos de uma descrição inicial abstrata em descrições mais detalhadas, até a obtenção da descrição física do circuito. Julgue os itens que se seguem, relativos a essa metodologia.
Uma vez que as características físicas do circuito só são determinadas no final do projeto, não é possível verificar a sua funcionalidade antes dessa etapa.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de conceitos de cliente/servidor, julgue os itens seguintes.
A arquitetura cliente/servidor tradicional vem sendo substituída pela de múltiplas camadas. Conceitualmente, uma aplicação pode ter qualquer número de camadas. A arquitetura denominada three-tier, por exemplo, define três camadas lógicas: camada de interface de usuário, camada de regra de negócios e camada de acesso a banco de dados.
As linguagens C e C++ permitem a produção de uma gama de programas bastante abrangente, incluindo desde a programação de elementos de hardware e dispositivos até a expressão de conceitos abstratos em aplicações de tratamento do conhecimento. Acerca dessas linguagens de programação, julgue os itens que se seguem.
Em sistemas operacionais proprietários (MS Windows, NT) ou abertos (Linux), um ambiente típico de programação em linguagens C e C++ inclui os seguintes módulos: editor, pré-processador, compilador, editor de ligação (linker) e carregador (loader).
As redes de banda larga estão viabilizando uma série de aplicações multimídia e de serviços integrados. Com relação a essas redes, julgue os itens seguintes.
As redes ATM têm suporte nativo a diferentes categorias de serviços. Assim, a qualidade de serviço pode ser especificada diretamente na camada de comutação de células, por meio da sinalização explícita dos requisitos de QoS em cada célula a ser comutada.
Julgue os itens a seguir, que se referem às técnicas de análise essencial e de análise estruturada, bem como aos elementos lógicos e físicos que as fundamentam.
Uma visão essencial dos requisitos do software apresenta as funções que serão realizadas e as informações que serão processadas, sem relação com os detalhes de implementação do software.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de dispositivos de interconexão de redes de computadores, julgue os itens a seguir.
Os gateways são um tipo especial de concentrador para fazer o roteamento em redes com arquiteturas distintas. Por exemplo, utiliza-se um gateway na interconexão de uma rede TCP/IP com uma rede IBM/SNA.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas, julgue os itens seguintes.
A quantidade de classes é uma métrica relativa a um projeto de sistema orientado a objetos.
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