Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura acima apresenta um diagrama UML relativo a elementos da plataforma Java. A partir da análise desse diagrama, e considerando que ele está relacionado às APIs fundamentais da linguagem Java, julgue os itens que se seguem.
A interface ImageObserver é implementada pela classe HelloWorld.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da melhoria de qualidade e produtividade no desenvolvimento de software.
A coesão entre dados e procedimentos é reduzida por meio do emprego do conceito de objetos.
Considerando uma rede de computadores interligados por uma arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.
O protocolo XTP (extended transport protocol) é largamente utilizado em rede com VoIP para garantia da qualidade de serviço e entrega dos quadros de voz.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Sistemas abertos têm-se mostrado nos últimos anos como uma das grandes tendências na área de informática. Esses sistemas fundamentam-se comumente na definição e na adoção de padrões ditos de direito e(ou) de fato, entre os quais encontram-se o modelo de referência para interconexão de sistemas abertos da ISO (International Organization for Standardization), a arquitetura TCP/IP e o projeto IEEE 802, que têm sido amplamente utilizados como frameworks conceituais. Com relação a esses frameworks conceituais e aos recursos empregados em sua implantação, julgue os itens subseqüentes.
O protocolo SNMP faz uso de base de dados conhecida como MIB, que armazena informações de gerenciamento de rede.
Ciência da Computação - Relacionamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o modelo de dados referente a uma empresa de locação de fitas de vídeo mostrado ao lado, julgue os itens de 65 a 69.
Nesse modelo, um SOCIO faz de zero a várias LOCACAO; uma LOCACAO pertence a um e somente um SOCIO; uma LOCACAO possui de um a vários ITEM_LOCADO; um ITEM_LOCADO pertence a várias LOCACAO; um ITEM_LOCADO contém uma e somente uma FITA; uma FITA pode estar contida em zero ou em vários ITEM_LOCADO.
Com relação à arquitetura cliente-servidor, julgue os itens subseqüentes.
Pode-se conceituar corretamente os servidores como entidades constituídas por um conjunto de softwares destinados a transformar um recurso físico em um recurso virtual acessível pela rede. Esse conceito não leva em consideração o hardware por questões de interoperabilidade.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência a figura acima, que apresenta a relação entre os níveis de maturidade do modelo CMM, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos desse modelo.
O alcance do nível de maturidade 1 inicial do modelo CMM depende da existência de um sistema mínimo de gerenciamento de projetos, obtido por meio da satisfação de metas em seis áreas-chave de processos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.
As técnicas LOC (lines of code) e FP (function points), que são usadas para fazer estimativas de projetos de software, têm em comum a característica de partir de uma definição do escopo do software seguida de uma decomposição deste em módulos que possam ser objeto de estimativas individuais.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto acima apresenta os desafios e as oportunidades da engenharia de usabilidade. Acerca das características dos métodos de usabilidade, julgue os itens que se seguem, tendo o texto por referência inicial.
O método de usabilidade embasado no pensamento em voz alta, no qual um usuário testador expressa o seu pensamento enquanto testa uma interface, apresenta como vantagens o fácil isolamento de falhas conceituais dos usuários, mas tem a desvantagem de ser de difícil verbalização por usuários especialistas.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Banco de dados relacional utiliza linguagem SQL (structured query language) para a manipulação dos dados. Com relação a SQL, julgue os itens a seguir.
Em SQL, a DDL (data definition language) permite a definição de dados enquanto a DML (data manipulation language) permite operações de manipulação de dados, tais como inserção de informação em uma base de dados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...