Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.
Em um projeto de software orientado a objetos, a métrica NSS (number of scenario scripts) é um forte indicador da quantidade de módulos que podem ser reutilizados.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto acima apresenta os desafios e as oportunidades da engenharia de usabilidade. Acerca das características dos métodos de usabilidade, julgue os itens que se seguem, tendo o texto por referência inicial.
O método de usabilidade embasado em questionários, que são preenchidos por usuários após o teste das interfaces, consegue revelar novas oportunidades para aperfeiçoar tarefas, mas consome muito tempo para realização.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Banco de dados relacional utiliza linguagem SQL (structured query language) para a manipulação dos dados. Com relação a SQL, julgue os itens a seguir.
Update e delete são exemplos de comandos DDL, enquanto create e drop são exemplos de comandos DML.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento dependentes (DEPENDENTS_OF) indica que um empregado (EMPLOYEE) pode possuir um conjunto de 0 ou mais dependentes (DEPENDENT), em que cada um é identificado individualmente por data de nascimento (BirthDate).
Acerca da tecnologia Java e do código anterior, desenvolvido com essa tecnologia, julgue os itens subseqüentes.
Os métodos init, start, stop e destroy fazem parte do framework de gerenciamento de ciclo de vida de um Applet.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.
Em um sistema orientado a objetos, podem ser usados mecanismos como a herança e a composição. Usando-se composição, um padrão de projeto existente torna-se um gabarito para uma nova subclasse. Por sua vez, a herança permite que um objeto complexo seja decomposto em objetos menos complexos.
Considerando uma rede de computadores interligados por uma arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.
Um protocolo de camada de rede como o TCP (transmission control protocol) é orientado à conexão e utiliza recursos de controle de fluxo e confirmação de mensagens.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Sistemas abertos têm-se mostrado nos últimos anos como uma das grandes tendências na área de informática. Esses sistemas fundamentam-se comumente na definição e na adoção de padrões ditos de direito e(ou) de fato, entre os quais encontram-se o modelo de referência para interconexão de sistemas abertos da ISO (International Organization for Standardization), a arquitetura TCP/IP e o projeto IEEE 802, que têm sido amplamente utilizados como frameworks conceituais. Com relação a esses frameworks conceituais e aos recursos empregados em sua implantação, julgue os itens subseqüentes.
Na Internet, todos os hosts e todos os roteadores têm um endereço que codifica seu número de host e seu número de rede, respectivamente.
Ciência da Computação - Relacionamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na modelagem de dados de um sistema, foi adotado o modelo Entidade-Relacionamento, tendo sido produzidas as relações apresentadas acima, em que o símbolo * designa a chave primária de uma dada relação. Acerca das relações apresentadas, julgue os itens subseqüentes.
A relação Navios apresenta como um de seus atributos o Porto_de_Registro de cada elemento identificado como Navio_Nome, que é chave estrangeira referenciada à relação Portos_de_Registro. Nesse sentido, o elemento indicado por Crux possui como Porto_de_registro o elemento Belém. Como esse elemento não aparece na relação Portos_de_Registro, verifica-se uma falha na restrição de integridade referencial nas relações envolvidas.
Com relação à arquitetura cliente-servidor, julgue os itens subseqüentes.
O cliente é um processo residente em qualquer nodo da rede, com exceção do nodo servidor, e destina-se a permitir o acesso remoto a um ou a vários servidores distribuídos na rede.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...