Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Modelagem conceitual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos aspectos de segurança de SGBDs, julgue os itens a seguir.
Considerando um modelo relacional de banco de dados, o axioma de segurança a seguir está corretamente apresentado: se o usuário i não tiver acesso SELECT à combinação de atributo A, então ele também não tem acesso UPDATE ao A.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito dos conceitos de qualidade de serviço (QoS) e de segurança em redes de computadores, julgue os próximos itens. O firewall proxy de uma rede, quando recebe uma mensagem externa de um processo cliente-usuário, executa um processo de servidor para receber a solicitação, abre o pacote e determina se a solicitação é legítima. Em caso positivo, ele executa um processo cliente e envia a mensagem para o verdadeiro servidor na rede; em caso negativo, a mensagem é eliminada e um aviso de erro é enviado para o usuário externo.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando aspectos de composição da norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005, julgue os itens subsequentes.
A referida norma contém seções iniciais e doze seções principais acerca de diversos temas de segurança, como, por exemplo, a gestão de ativos.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de conceitos básicos de sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.
Um algoritmo de escalonamento caracteriza-se como não preemptivo quando, no sistema operacional, interrompe-se um processo em execução para que outro processo utilize o processador.
Com base no trecho de código acima, relacionado a uma consulta DNS, julgue os itens que se seguem.
A leitura do trecho de código revela que a máscara de rede do servidor em questão tem 24 bits setados para sub-rede.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os sistemas de computação estão passando por uma evolução. Desde 1945, quando começou a era moderna dos computadores, até aproximadamente 1985, os computadores eram grandes e caros. Contudo, mais ou menos a partir de meados da década de 80, dois avanços tecnológicos começaram a mudar essa situação. O primeiro foi o desenvolvimento de microprocessadores de grande capacidade. O segundo desenvolvimento foi a invenção de redes de computadores de alta velocidade. Nesse cenário, surgem os sistemas distribuídos, os quais são plataformas formadas por um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente. Com relação às arquiteturas distribuídas, julgue os itens a seguir.
Em uma arquitetura cliente-servidor, os pedidos são enviados em mensagens dos clientes para o servidor, e as respostas são enviadas do servidor para o cliente. Assim, uma interação completa entre um cliente e um servidor, desde o momento em que o cliente envia seu pedido até o momento em que recebe a resposta do servidor, é chamada de requisição remota.Acerca de domínios, processos e objetivos de controle do modelo COBIT 4.1, julgue os itens subsequentes.
No COBIT, um dos processos do domínio Entrega e Suporte é o de assegurar conformidade com requisitos externos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um processo de desenvolvimento de software contém a descrição de uma abordagem para a construção de sofware. A UML (unified modeling language) é uma linguagem visual para especificar, documentar e construir os artefatos de sistemas orientados a objetos. Quanto ao ambiente de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.
GRASP (general responsibility assignment software patterns) consiste em um conjunto de sete padrões básicos para atribuir responsabilidades em projeto orientado a objetos: information expert, creator, controller, low coupling, high cohesion, polymorphism e pure fabrication.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 81 a 94, acerca de princípios, métodos, técnicas e processos da engenharia de software e de bancos de dados.
As linguagens orientadas a eventos, algumas delas utilizadas por meio de ferramentas CASE visuais, permitem o desenvolvimento de programas cujo fluxo principal de controle é constantemente interceptado pela atuação assíncrona do usuário na interface do programa em execução.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de gerenciamento de projetos, assinale a opção correta.
O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto, independentemente da cultura da organização. Ele deve determinar se o gerenciamento é reconhecido como função válida e se possui responsabilidade e autoridade para gerenciar o projeto.
O gerente de projetos controla os recursos atribuídos ao projeto, mas não é responsável por gerenciar o escopo, o cronograma, o custo e a qualidade dos produtos dos pacotes de trabalho.
Tarefa é um componente de trabalho realizado durante o andamento de um projeto.
Equipe do projeto inclui a equipe de gerenciamento de projetos, o gerente de projetos e, para alguns projetos, também o patrocinador do projeto.
A estrutura analítica do projeto é um cronograma sumarizado que identifica os principais marcos do projeto.
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