Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tecnologia de redes baseada em um protocolo de acesso múltiplo, no qual, em caso de colisão, um adaptador aguarda um período de tempo aleatório antes de tentar retransmissão de quadros, é denominada
ATM.
FDDI.
Token Ring.
Ethernet.
Ponto-a-ponto.
Como características de usabilidade ou facilidade de uso, uma interface com o usuário deve possuir, entre outros, atributos tais como: facilidade de aprendizado, velocidade de operação, robustez, facilidade de recuperação e facilidade de adaptação. Para o atributo robustez, o resultado da avaliação de uma interface deve determinar
o nível de tolerância do sistema aos erros do usuário.
até que ponto o sistema está integrado a um único modelo de trabalho.
quanto tempo leva um novo usuário para se tornar produtivo com o sistema.
com que eficiência o sistema se recupera a partir dos erros cometidos pelos usuários.
em que grau a resposta do sistema combina com a prática de trabalho do usuário.
Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Assinale a opção que identifica um dos modelos de processo de software.
Análise e definição de requisitos.
Projeto de sistemas e de software.
Análise e projeto estruturado.
Análise e projeto orientado a objetos.
Desenvolvimento formal de sistemas.
Requisitos são capacidades e condições às quais o sistema – e em termos mais amplos, o projeto – deve atender. Entre as diversas classificações e tipos de requisitos, encontramos requisitos do usuário, requisitos de sistema e especificação de projeto de software.
Assinale a opção que trata de requisitos de usuário.
O usuário deve dispor de recursos para definir o tipo de arquivos externos.
O software deve oferecer um meio de representar e acessar arquivos externos criados por outras ferramentas.
Cada tipo de arquivo externo pode ter uma ferramenta associada que pode ser aplicada a ele.
Cada tipo de arquivo externo pode ser representado com um ícone específico na tela do usuário.
Devem ser fornecidos recursos para o ícone que representa um arquivo externo, a ser definido pelo usuário.
Um depósito de dados organizado por assunto, não-volátil, integrado e variável em função do tempo, utilizado para apoiar decisões de gerenciamento, é denominado
datawarehouse.
gestão do conhecimento.
business Intelligence.
mineração de dados.
OLAP (OnLine Analytical Processing).
Ao longo das últimas décadas, a engenharia de software fez progressos significativos no campo de padrões de projeto – arquiteturas comprovadas para construir software orientado a objetos flexível e fácil de manter. Com relação ao padrão Facade, é correto afirmar que
fornece um objeto representante ou um marcador de outro objeto para controlar o acesso ao mesmo.
define o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a definição de alguns passos para subclasses.
define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe a ser instanciada.
fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.
define uma dependência "um para muitos" entre objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados.
Quanto à finalidade, os padrões de projeto podem ser classificados em padrões de criação, padrões de estrutura ou padrões comportamentais. Correspondem à categoria de padrões estruturais:
Facade, Prototype e Proxy.
Adapter, Composite e Proxy.
Adapter, Factory Method e Template Method.
Builder, Template Method e Strategy.
Adapter, Bridge e Singleton.
A linguagem de Modelagem Unificada (UML) emergiu como notação de diagramação de padrão, de fato e de direito, para a modelagem orientada a objetos. Desta forma, a sentença que conceitua apropriadamente a UML, segundo o OMG-Object Management Group, é
um método para especificar e modelar os artefatos dos sistemas.
um processo de especificação e modelagem de sistemas orientados a objeto.
uma linguagem para implementar os conceitos da orientação a objetos.
uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas.
um método comum para a representação da orientação a objetos.
No Processo Unificado (PU), o termo Modelo de Domínio significa uma representação visual de classes conceituais ou objetos do mundo real.
Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta quanto ao Modelo de Domínio.
Não trata da representação de objetos de software.
Significa um conjunto de diagramas que descreve classes de software.
Representa a camada de domínio de uma arquitetura de software.
Representa objetos de software com responsabilidades.
Aplicando a notação UML, é ilustrado como um conjunto de diagramas de classe em que são definidas as operações.
Diagramas de pacotes UML são usados para ilustrar a arquitetura lógica de um sistema. Assinale a opção correta a respeito da aplicação de diagramas de pacotes UML.
Não permitem agrupar classes, outros pacotes e casos de uso.
Camadas de Interface de Usuário-UI não podem ser modeladas como pacotes.
A dependência (acoplamento) entre pacotes é representada por uma Associação.
Na UML, as associações são definidas como "o relacionamento semântico entre dois pacotes".
Representam as camadas, subsistemas e pacotes (no significado Java).
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