Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O desenvolvimento orientado a objetos utiliza uma estratégia orientada a objetos em todo o processo, seguindo os estágios de análise orientada a objetos, projeto orientado a objetos e programação orientada a objetos.
Assinale a opção que representa uma atividade exclusiva do projeto orientado a objetos.
Desenvolver um modelo orientado a objetos do domínio da aplicação.
Realizar um projeto de software utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos.
Desenvolver um modelo orientado a objetos para implementar os requisitos identificados.
Identificar os conceitos, atributos e associações que são considerados de interesse.
Identificar entidades e operações que estão relacionadas com o problema a ser resolvido.
O processo de projeto de arquitetura se preocupa em estabelecer um framework estrutural básico para um sistema. Envolve a identificação dos componentes principais do sistema e das comunicações entre estes componentes. Um exemplo de um possível modelo de arquitetura é um modelo
que descreve como os atores externos interagem com o sistema de software.
que mostra eventos do sistema para um cenário de um caso de uso.
de projeto de objetos de software que interagem para realizar trabalho.
de notação, que pode ilustrar as interações de atores e as operações iniciadas por eles.
de relacionamento, que mostra os relacionamentos com o fluxo de dados entre os subsistemas.
No Processo Unificado, os Contratos de Operação servem para descrever modificações detalhadas em objetos em um modelo de domínio como resultado de uma operação do sistema. As seções de um Contrato de Operação são as seguintes:
Operação e Regra de Negócio.
Operação, Escopo, Nível, Ator principal, Pré-condições, Fluxo básico, Fluxos alternativos, Pós-condições, Extensões.
Operação, Referências Cruzadas, Pré-condições e Pós-condições.
Operação, Pré-condições, Fluxo básico, Fluxos alternativos, Pós-condições, Extensões.
Operação, Referências Cruzadas, Pré-condições, Fluxo básico, Fluxos alternativos, Pós-condições, Extensões.
A UML inclui diagramas de interação para ilustrar como os objetos interagem por meio de mensagens. Os diagramas de interação constituem uma generalização de dois tipos de diagramas especializados na UML: Diagrama de Seqüência e Diagrama de Comunicação.
Assinale a sentença que se refere exclusivamente a um Diagrama de Comunicação.
Cada mensagem entre objetos é representada com uma expressão de mensagem em linha sólida, com seta cheia, entres as linhas de vida verticais.
A notação UML para chamadas assíncronas é uma mensagem com seta traçada.
Os participantes da linha da vida devem representar um objeto, não uma coleção.
A ordem das mensagens é ilustrada com números de seqüência.
A barra de especificação de execução indica o foco de controle.
A análise arquitetural, no processo unificado, pode ser vista como uma especialização da análise de requisitos, com foco nos requisitos que influenciam a arquitetura. Assinale a opção que se refere à análise arquitetural.
Está preocupada com a identificação e resolução dos requisitos não-funcionais do sistema.
Faz parte da análise de riscos de negócio de um projeto.
Produz os artefatos de arquitetura de implantação.
Enfoca a camada lógica da aplicação principal.
Trata do conjunto de decisões significativas sobre a organização de um sistema de software.
A Engenharia de Software é uma disciplina da engenharia que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção do mesmo. A Engenharia de Software adota métodos de engenharia de software que
são um conjunto de atividades, cuja meta é o desenvolvimento ou a evolução do software.
são uma representação simplificada de um processo de software, apresentada a partir de uma perspectiva específica.
são abordagens de estruturadas para o desenvolvimento de software, que incluem modelos de sistemas, notações, regras, recomendações de projetos e diretrizes de processos.
se ocupam da teoria e dos fundamentos de desenvolvimento de software.
se ocupam de todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas com base em computadores, incluindo hardware, software e engenharia de processos.
A mensagem SNMP que permite a busca do valor de uma instância de um objeto MIB (Management Information Base) específica é denominada
Set-request.
Get-response.
Trap.
Get-next-request.
Get-request.
No modelo de desenvolvimento em espiral, cada ciclo da espiral representa uma fase do processo de software. Nesse modelo, a atividade que obrigatoriamente estará presente em todos os ciclos é:
Planejamento de desenvolvimento.
Análise de requisitos.
Teste de unidade.
Análise, Projeto, Implementação e Teste.
Análise de riscos.
Considerando a seqüência de segmentos trocados entre duas máquinas para o handshake (negociação) em três vias do protocolo de transmissão de controle (TCP), o comando que o destino envia à origem, ao receber um segmento SYN (seq = x) inicial, é
ACK (x + 1).
SYN (seq = y), ACK (x + 1).
SYN (seq = y), ACK (y + 1).
SYN (seq = x), ACK (x + 1).
SYN (seq = x + 1).
O Processo Unificado foi estabelecido em termos de fases que são: Concepção, Elaboração, Construção, Transição e Produção. Uma variedade de produtos de trabalho pode ser produzida como conseqüência da aplicação da UML. Um produto de trabalho da fase de Concepção é o (a)
protótipo arquitetural executável.
requisito suplementar incluindo os não-funcionais.
modelo inicial de caso de uso.
lista de riscos revisada.
plano e procedimento de teste.
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