Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com o propósito de produzir software com qualidade, segundo o CMM, a Garantia de Qualidade de Software (SQA) tem o objetivo de
Analise as seguintes afirmações relacionadas ao CMM nível 2:
I. O CMM nível 2 dá ênfase para a criação e manutenção de modelos de desenvolvimento e tem sua atividade de controle de qualidade da parte funcional do sistema orientada por casos de uso.
II. No CMM nível 2, o Planejamento de projeto de software compreende a elaboração de estimativas para o trabalho a ser realizado, o estabelecimento de compromissos necessários e a defi nição de planos para a realização do trabalho.
III. No CMM nível 2, o Gerenciamento de configuração do projeto de software compreende o acompanhamento e a revisão das realizações do projeto de software e dos resultados obtidos em relação às estimativas, aos compromissos e aos planos documentados, ajustando esses últimos às reais realizações e resultados.
IV. No CMM nível 2, deve ser criado um plano documentado para o projeto de software, conforme definido na áreachave de processo Planejamento de projeto de software, que será utilizado como base para acompanhamento das atividades de software, para comunicação da situação do projeto e revisão dos planos.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Com relação ao uso da SQL na manipulação de dados, caso se queira eliminar linhas repetidas do conjunto resultado, deve-se utilizar a palavra-chave DISTINCT, da seguinte forma
Analise as seguintes afirmações relacionadas à Engenharia de Software, modelos de desenvolvimento e análise de requisitos:
I. O modelo de desenvolvimento denominado 4GT (técnicas de quarta geração) caracteriza-se pelo desaparecimento da atividade de Teste, que normalmente é a última atividade para os demais modelos de desenvolvimento de software. Essa característica especial do modelo 4GT é conseqüência do uso de ferramentas de desenvolvimento de software, que permite ao desenvolvedor especificar características do software em um nível elevado, garantindo a qualidade em qualquer etapa do ciclo de vida do projeto.
II. Durante a análise de requisitos, são especificados a função e o desempenho do software, bem como a sua interface com outros elementos do sistema. Nessa etapa, também, são estabelecidas as restrições de projeto, a que o software deve atender.
III. Durante a análise de requisitos, o principal foco do analista recai sobre "como" e não sobre "o que". Nesse caso, o analista concentra-se em como o sistema produz ou consome dados, como o sistema deve executar as funções e como as restrições e interfaces são definidas.
IV. Durante a especificação dos requisitos, são estabelecidos os critérios que permitirão ao desenvolvedor e ao cliente avaliar a qualidade, assim que o software for construído.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Ciclo de Vida de um projeto de software:
I. As fases do ciclo de vida de um projeto são equivalentes aos processos de gerenciamento de projetos.
II. As organizações consideram o ciclo de vida do produto parte do ciclo de vida do projeto.
III. O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu fi nal.
IV. A transição de uma fase para a outra dentro do ciclo de vida de um projeto, em geral é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a padrões de projetos:
I. O padrão Builder separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo a que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
II. O método Abstract Factory fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes completas.
III. O padrão Bridge define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem que classe será instanciada. O Bridge permite a uma classe postergar a instanciação das subclasses.
IV. O Chain of responsability usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos e define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
O Struts é um framework que auxilia a construção de aplicações para a Web. É construído em Java e consiste basicamente em uma camada de controle flexível baseada nas tecnologias Java Servlets, JavaBeans, ResourceBundles e XML. Considerando os componentes do Struts é correto afirmar que
os form-beans implementam qualquer método, exceto reset e validate, servindo de armazenamento de dados que irão compor os Logs.
na camada View o Struts oferece os chamados aos ActionForm beans, ou simplesmente form-beans, que são classes Java que estendem ActionsForms e se integram aos formulários de entrada de dados da aplicação.
os componentes Controller são responsáveis pela configuração do ambiente de trabalho para que o Struts saiba como mapear todas as requisições através de uma determinada extensão de arquivo para a ActionServet do Struts.
os componentes Model são responsáveis pelo fluxo da aplicação. O principal componente Model do Struts é a ActionServet, uma extensão do Servlet que exerce o papel de controlador principal da aplicação. Sua principal tarefa é fazer o mapeamento das requisições do servidor.
os componentes View representam a visão da aplicação, isto é, a forma com que o sistema interage com o usuário. A tecnologia mais utilizada nesta camada é Java Server Pages.
Com relação aos conceitos básicos de banco de dados, é correto afirmar que
uma coluna definida como chave-estrangeira em uma tabela-destino não pode aceitar valores nulos e, essa mesma tabela-destino pode ter uma e somente uma coluna definida como chave-estrangeira.
o modelo relacional refere-se à visualização física e não lógica dos dados. Está relacionado ao nível conceitual interno. A teoria relacional não diz nada sobre o nível externo, preocupa-se somente com o armazenamento e manipulação dos dados executados pelo SGBD.
um banco de dados relacional é um conjunto de arquivos seqüenciais que são acessados e modifi cados por operações que manipulam a álgebra relacional. Tais operações só podem ser executadas se atenderem à regra da primeira forma normal, devendo-se manipular apenas um dado de cada vez.
chaves estrangeiras são os elos de ligação entre as tabelas. Uma coluna definida como chave estrangeira deve ser chave primária em outra tabela.
Analise as seguintes afirmações relacionadas à análise e ao projeto orientados a objetos:
I. O principal propósito do diagrama entidaderelacionamento (E-R) é representar os objetos e suas relações.
II. As tabelas de objetos de dados podem ser "normalizadas", aplicando-se um conjunto de regras de normalização, resultando em um "modelo relacional" para os dados. Uma dessas regras especifica que: determinada instância de um objeto tem um e somente um valor para cada atributo.
III. Um objeto em potencial não poderá ser utilizado ou considerado durante a análise se a informação sobre ele precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar.
IV. Devido à característica da reusabilidade da orientação a objetos, a prototipação é um modelo de desenvolvimento de software que não pode ser considerado nem utilizado na análise orientada a objetos.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a modelagem de dados e a projeto de banco de dados multidimensional:
I. O modelo multidimensional representa os dados como uma matriz na qual cada dimensão é um tema ou assunto do negócio que será objeto da análise. É uma técnica particularmente útil para inspeção, sumarização e arranjo de dados para facilitar a sua análise.
II. O modelo entidade-relacionamento é o "coração" do modelo multidimensional.
III. Na modelagem multidimensional, os relacionamentos são conseqüência da existência de "fatos" como intersecção de diversas "dimensões". Por exemplo, se há vendas para o cliente 499, do produto 10455, então o relacionamento entre cliente e produto está estabelecido.
IV. Por ser um sistema de consulta, o modelo multidimensional representa os dados estáticos, de forma que o tempo é uma variável que nunca será considerada como uma de suas dimensões.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...