Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
inserção (insertion sort).
da bolha (bubble sort).
seleção (selection sort).
quicksort.
mergesort.
Os diagramas de classes ilustram atributos e operações de uma classe. Um diagrama de classes em notação UML utiliza
retângulos para representar as classes e uma seta vazia apontando para a superclasse para representar herança.
triângulos para representar associações e retângulos para as entidades.
elipses para representar os atributos e retângulos para as entidades.
retângulos para representar atributos e elipses para representar atributos.
setas para representar a direção e retângulos para representar as associações.
ordenação por inserção (insertion sort).
pesquisa sequencial.
ordenação bubble sort (da bolha).
pesquisa hashing de encadeamento aberto.
pesquisa binária.
O teste de software é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e a descobrir seus defeitos antes do uso. O processo de teste tem dois objetivos distintos:
1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos. 2. Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações. Desse modo, é correto afirmar quenão é objetivo final dos processos de verificação validar os requisitos de especificação que não reflitam os desejos ou necessidades dos clientes.
os testes podem mostrar a presença de erros e sua ausência.
o objetivo de todo teste é verificar se ele atende apenas aos requisitos funcionais.
verificação e validação não são a mesma coisa em relação a testes de sistema.
os testes podem demonstrar que um determinado software está livre de defeitos.
1 ICMP
4 cabeçalho IP
5 cabeçalho IP
2 endereço MAC
3 protocolo UDP
Um típico ciclo de vida de um projeto em TDD consiste em:
I. Executar os testes novamente e garantir que estes continuem tendo sucesso. II. Executar os testes para ver se todos estes testes obtiveram êxito. III. Escrever a aplicação a ser testada. IV. Refatorar (refactoring). V. Executar todos os possíveis testes e ver a aplicação falhar. VI. Criar o teste. A ordem correta e cronológica que deve ser seguida para o ciclo de vida do TDD está expressa emIV − III − II − V − I − VI.
V − VI − II − I − III − IV.
VI − V − III − II − IV − I.
III − IV − V − VI − I − II.
III − IV − VI − V − I − II.
Considere as seguintes premissas:
I. O código fonte não tem dono e ninguém precisa ter permissão concedida para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema. II. Geralmente a dupla é criada com alguém sendo iniciado na linguagem e a outra pessoa funcionando como um instrutor. Como é apenas um computador, o novato é que fica à frente fazendo a codificação, e o instrutor acompanha ajudando a desenvolver suas habilidades. Dessa forma o programa sempre é revisto por duas pessoas, evitando e diminuindo assim a possibilidade de erros. Fazem parte do modelo de desenvolvimentoPragmatic Programming.
FDD.
XP.
RUP.
Crystal.
Se o método obterSalario fosse protected na classe Funcionário, a linha sal01 = fun01.obterSalario(); na classe Principal estaria
correta, pois métodos protected podem ser acessados de qualquer outra classe do projeto, inclusive da classe Principal.
correta, pois o método obterSalario chamado é da classe Diarista (que é public) e não da classe Funcionário.
incorreta, pois o método obterSalario chamado é da classe Mensalista e, na realidade, deveria ser da classe Diarista.
incorreta, pois como as classes Principal e Funcionário estão em pacotes diferentes, não é possível chamar o método obterSalario a partir da classe Principal.
correta, pois a classe Funcionário herda o método obterSalario (que é public) da classe Diarista.
Sobre as classes apresentadas, é correto afirmar:
Quando o construtor de uma das superclasses recebem parâmetros, aqueles que são das subclasses são passados para os construtores das subclasses por meio da instrução super.
Na classe Principal, as instruções import classes.Diarista; e import classes.Mensalista; podem ser excluídas sem ocasionar erros, pois os objetos fun01 e fun02 são do tipo Funcionário e, por isso, apenas a classe Funcionário precisa ser importada.
Os objetos fun01 e fun02 são do mesmo tipo, porém, quando chamam o método obterSalario, recebem valores diferentes, logo, se comportam de maneiras diferentes. Essa constatação mostra o uso de um conceito da orientação a objetos chamado de polimorfismo.
As subclasses Mensalista e Diarista não podem possuir um construtor padrão sem argumentos, pois todos os objetos dessas classes precisam passar parâmetros para a superclasse Funcionário.
O fato das classes Diarista e Mensalista herdarem atributos e métodos da classe Funcionário demostra o uso de herança múltipla.
ui:fragment e ui:include
ui:component e ui:param
ui:component e ui:include
ui:decorate e ui:param
ui:composition e ui:define
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