Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A.

    I − o processo está esperando que algum evento ocorra; II − Informações de contabilização; III − incluem a prioridade do processo, ponteiros de pilhas e outros parâmetros associados.

  • B.

    I − o processo está esperando ser atribuído ao processador; II − Informações de gerenciamento da memória; III − incluem a prioridade e tempos do processo, os dados da pilha e outros parâmetros associados.

  • C.

    I − indica o estado que pode ser novo, pronto, em execução, em espera, dentre outros possíveis; II − Informações de contabilização; III − incluem a prioridade do processo, ponteiros de filas e outros parâmetros associados.

  • D.

    I − indica o estado que pode ser novo, pronto, em execução, em espera, dentre outros possíveis; II − Informações de sincronização; III − incluem valores dos registradores base e limites, as tabelas de páginas e as tabelas de segmentos de memória.

  • E.

    I − o processo está sendo criado ou está esperando; II − Informações de gerenciamento da memória; III − incluem valores dos registradores base e limites, as tabelas de páginas e as tabelas de segmentos de memória.

Analise as ações a seguir:

I. Acessar sites de comércio eletrônico clicando em um link de uma mensagem de e-mail.

II. Pesquisar na Internet referências sobre o site, antes de efetuar uma compra.

III. Realizar compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros.

IV. Não fornecer dados de cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados.

São cuidados que se deve ter ao efetuar transações comerciais e acessar sites de comércio eletrônico o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    IV.

  • E.

    I e II.

  • A.

    roll up e drill down.

  • B.

    drill across e slice and dice.

  • C.

    slice and dice e dill throught.

  • D.

    dill throught e roll up.

  • E.

    drill down e roll up.

Em um diagrama de sequência UML 2.0, o símbolo utilizado para denotar uma mensagem perdida é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Um diagrama de classes descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles. Com relação aos conceitos da UML relacionados às classes do diagrama de classes é correto afirmar que

  • A.

    um estereótipo deve ser usado ao lado do nome de uma classe para identificá-la sem ambiguidades como um tipo específico de classe. Uma classe estereotipada deve ter seu nome escrito em itálico.

  • B.

    o nome de um método estático deve ser colocado em itálico e de um método abstrato deve ser escrito sublinhado no compartimento de operações do diagrama de classes.

  • C.

    uma classe pode implementar apenas uma interface. Essa relação é conhecida como realização e é mostrada como uma linha tracejada com um triângulo na extremidade que toca a classe.

  • D.

    uma associação unidirecional é representada por uma linha ligando duas classes com um triângulo vazio na extremidade de um dos lados. Significa que um objeto de uma classe (lado sem o triângulo) pode chamar os métodos na classe do lado da linha com o triângulo.

  • E.

    é possível rotular atributos e operações no diagrama de classes com os indicadores de visibilidade + (público), - (privado), ~ (pacote) e # (protegido).

Nos modelos Entidade-Relacionamento, alguns autores adotam, para fins de caracterização de uma entidade, um critério que as classifica em fortes ou fracas. Essa caracterização se dá por meio da análise de existência de duas condições básicas: dependência de existência e dependência de

  • A.

    identificador.

  • B.

    atributos.

  • C.

    objetos.

  • D.

    modelos.

  • E.

    relações.

  • A.

    Serviço de gerenciamento de incidentes.

  • B.

    Service Desk.

  • C.

    Portfólio de serviços de TI.

  • D.

    Gerenciamento de serviços de TI.

  • E.

    Gerenciamento de acessos, eventos e problemas de TI.

O principal objetivo da ITIL V3 é prover um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI testadas e comprovadas no mercado, contando com 5 publicações que possuem diversos processos cada. A publicação que aborda tópicos relacionados aos ativos de serviço, catálogo de serviços, gerenciamento financeiro, gerenciamento de portfólio de serviços, desenvolvimento organizacional e riscos relacionados ao negócio é a

  • A.

    Estratégia do Serviço.

  • B.

    Transição do Serviço.

  • C.

    Operação do Serviço.

  • D.

    Desenho do Serviço.

  • E.

    Melhoria Contínua do Serviço.

Este é um dos modos mais utilizados em servidores com um grande número de HDs. Ele usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Os códigos de correção são espalhados entre os discos. Dessa forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho. Para sua utilização são necessários ao menos 3 discos. Esta descrição se refere ao modo de armazenamento conhecido por RAID

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    5.

  • D.

    2.

  • E.

    10.

Considere que Lucas foi contratado para determinar o nível de maturidade na continuidade do negócio de uma organização, definindo uma classificação de maturidade com 6 níveis (de 0 a 5), onde o nível mais alto indica a melhor situação. Considere também que para a organização alcançar o nível imediatamente superior é obrigatório que todos os itens do nível em questão tenham sido satisfatoriamente atendidos.

Os níveis definidos por Lucas foram descritos conforme abaixo:

I. Existe um monitoramento dos recursos utilizados pelos processos/serviços de negócio, com objetivo de proativamente identificar, minimizar ou eliminar situações de indisponibilidade. São realizados, pelo menos duas vezes por ano, testes (mesmo que parciais) para garantir a efetividade da solução de recursos alternativos. Os testes realizados são planejados, documentados, avaliados e contam com a participação das áreas usuárias.

II. Não existem cópias de segurança dos dados, dos programas aplicativos, dos produtos de apoio (ferramentas) e dos sistemas operacionais.

III. Existem recursos de tecnologia e de escritórios alternativos em outro local distante dos locais principais. Foi realizada uma análise de impactos (financeiro, de imagem e operacional) no negócio junto aos usuários, para identificar a prioridade de recuperação dos processos/serviços críticos.

IV. Existe uma pessoa responsável pela gestão das cópias de segurança, garantindo o cumprimento das ações definidas. As cópias de segurança são guardadas em local diferente do local principal, que possui proteção física adequada. Existem recursos de tecnologia alternativos dentro do próprio ambiente principal, garantindo a continuidade do ambiente computacional para contingências parciais.

V. Os planos de procedimentos alternativos e de tecnologia são atualizados e validados pelo menos duas vezes por ano. Existem definidos os responsáveis por esses planos. Existe uma política de contingência assinada pela alta direção da organização.

VI. Existem planos alternativos documentados que serão utilizados pelos usuários, caso ocorra uma indisponibilidade dos recursos de tecnologia. São realizados, pelo menos, dois testes (mesmo que complementares) durante o ano pelos usuários para esses procedimentos alternativos.

Para que as metas de maturidade sejam descritas da forma correta (Nível 0 ao Nível 5), os itens descritos acima devem ser ordenados como:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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