Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos artifícios para aumentar a produtividade em programação orientada a objetos utilizando a plataforma Java é a reutilização de componentes de software em múltiplos projetos. Um dos artifícios que podem ser utilizados para essa finalidade são as interfaces. Sobre elas, é correto afirmar:
Todos os métodos em um tipo interface tem um nome, parâmetros, um tipo de retorno e uma implementação.
Um tipo interface pode ter apenas campos de instância (atributos) públicos ou protegidos.
É possível converter um tipo classe para um tipo interface, desde que a classe implemente a interface.
Apesar de permitir a reutilização de métodos mudando apenas sua implementação, as interfaces não podem reduzir o acoplamento entre classes.
Os métodos em tipo interface podem ser públicos ou protegidos.
Além do protocolo HTTP, os protocolos FTP, MAILTO, SMTP e POP3 podem ser utilizados através do URL.
Sobre os padrões para redes locais Fast Ethernet e Gigabit Ethernet é correto afirmar:
O Fast Ethernet pode oferecer transmissão de dados a 200 Mbps quando configurado com placas operando no modo full-duplex, ou seja, pode oferecer a capacidade de aumentar bastante o desempenho da rede.
O padrão Fast Ethernet é mais rápido que o padrão Ethernet, porém, só pode ser utilizado em redes configuradas com modo de transmissão full-duplex.
O padrão Gigabit Ethernet segue o padrão Ethernet com detecção de colisão, regras de repetidores e aceita apenas o modo de transmissão full-duplex.
A utilização da transmissão full-duplex no Gigabit Ethernet aumenta a banda de transmissão de 1 Gbps para 4 Gbps.
A principal vantagem do padrão Gigabit Ethernet é que ele possui QoS (qualidade de serviço) e, por isso, monta um esquema de prioridades, formando uma fila de dados a serem enviados e recebidos, deixando na frente da fila os dados definidos como prioritários.
Um dos aspectos mais importantes dos sistemas operacionais é a capacidade de realizar multiprogramação. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:
A multiprogramação aumenta a utilização da CPU organizando os jobs (código e dados) prontos para serem executados, de modo que a CPU tenha sempre um deles para executar, não ficando ociosa.
Em sistemas de tempo compartilhado, a CPU executa múltiplos jobs alternando-se entre eles, mas as mudanças ocorrem com tanta frequência que os usuários ficam impedidos de interagir com os programas enquanto estão sendo executados.
O SO mantém vários jobs na memória simultaneamente; como a memória costuma ser pequena para acomodar todos os jobs, estes são mantidos inicialmente em disco na fila de jobs, que é composta por jobs que aguardam alocação na memória principal.
A multiprogramação pode ser comparada ao trabalho de um advogado: ele trabalha para vários clientes; enquanto um caso está aguardando julgamento ou esperando documentos, ele pode trabalhar em outro caso.
O tempo compartilhado (ou multitarefa) é uma extensão lógica da multiprogramação. Apenas um pequeno tempo de CPU é dado a cada usuário, de forma que ele tem a impressão de que todo o sistema de computação está dedicado exclusivamente ao seu programa.
Sobre acessibilidade na web analise:
I. Para se criar um ambiente online efetivamente acessível é necessário, primeiramente, que o código esteja dentro dos padrões web internacionais definidos pelo W3C. II. WCAG é um documento desenvolvido pelo W3C a partir da criação do WAI (Web Accessibility Initiative), que contém as recomendações de acessibilidade para conteúdo web. III. A versão 3 e-MAG é apresentada em um documento que objetiva garantir que o processo de acessibilidade dos sites do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. IV. De acordo com a versão 3 e-MAG, após a construção do ambiente online de acordo com os padrões web e as diretrizes de acessibilidade, é necessário testá-lo para garantir sua acessibilidade. Isso pode ser realizado por validadores automáticos que por si só determinam se um sítio está ou não acessível. Está correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Atualmente, existem cabos par trançado das Categorias 1 até 7. É correto afirmar que os de categoria
5e suportam até 500 MHz e podem ter até 55 metros no caso da rede ser de 10 Gbps, caso contrário podem ter até 100 metros.
6 suportam frequências de até 900 MHz, que foi o valor definido em uma especificação preliminar do 10 GBASE-T.
6 só podem ser usados no padrão Gigabit Ethernet, e tem o alcance de transmissão de apenas 50 metros.
5e suportam frequências de até 100 MHz e são o requisito mínimo para redes 1000 BASE-T que é o padrão de rede de 1000 megabits usados atualmente.
6 apresentam melhores características de transmissão para o parâmetro atenuação em relação àqueles de Categoria 5e.
No Windows Server 2008 R2, quando autenticado como administrador, para criar uma nova conta de usuário utilizando uma linha de comando, utiliza-se o comando
Sobre os princípios que orientam o projeto de interfaces de usuário eficazes é correto afirmar:
Os projetistas de software devem introduzir restrições e limitações para simplificar a implementação da interface, pois se deixar por conta dos desejos do usuário, a implementação pode ficar muito complexa.
A interface deve ser projetada para reduzir a exigência de recordações, entradas e resultados passados, pois quanto mais um usuário tiver de se lembrar, mais sujeita a erros será a interação com o sistema.
Se modelos interativos anteriores tiverem criado expectativas nos usuários, porém são de difícil implementação, redefina esses modelos de forma a tornar a implementação mais fácil.
Proporcione apenas um tipo de interação e treine os usuários para ele. Dê preferência pela interação com o uso do mouse e bloqueie outras formas de interação para simplificar o trabalho de suporte ao usuário.
As informações sobre uma tarefa, um produto ou algum comportamento que você quer que o usuário saiba devem ser apresentadas todas de uma única vez, mesmo que o usuário não demonstre interesse imediato por elas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...