Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre os processos ágeis de desenvolvimento de software XP e Scrum, considere:

I. Emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes.

II. Seus princípios são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint.

III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária. À medida que cada classe é desenvolvida, a equipe desenvolve um teste de unidade para exercitar cada operação de acordo com a sua funcionalidade especificada. À medida que um incremento é entregue a um cliente as histórias de usuários ou casos de uso implementados pelo incremento são usados como base para testes de aceitação.

IV. O jogo do planejamento se inicia com a atividade de ouvir (que constitui uma atividade de levantamento de requisitos). Essa atividade conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários que descreve o resultado, as características e a funcionalidade requisitados para o software a ser construído.

A associação correta entre cada item e o respectivo processo ágil é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A.

    /domain.lnx no Linux ou /domain.win no Windows − Server Controller

  • B.

    /domainmode.sh no Linux ou /domainmode.bat no Windows − Farm Deplyment

  • C.

    /domain.lnx no Linux ou /domain.win no Windows − Domain Controller

  • D.

    /dmode.sh no Linux ou /dmode.bat no Windows − Server Controller

  • E.

    /domain.sh no Linux ou /domain.bat no Windows − Domain Controller

  • A.

    essa classe está incorreta, pois não é possível criar diversos métodos com o mesmo nome, como é o caso do método obterSalario.

  • B.

    o método obterSalario() foi sobrescrito da classe Empregado.

  • C.

    a instrução super(id, nome, valorReferencia); passa os valores contidos nas variáveis locais id, nome e valorReferencia para o método chamado super, da classe Empregado.

  • D.

    a instrução super.getValorReferencia() chama o método getValorReferencia() da classe Start.java, a classe principal que inicializa a aplicação.

  • E.

    a existência de vários métodos na classe Diarista com o nome obterSalario caracteriza um conceito conhecido como sobrescrita de métodos.

O Modelo de Referência MR-MPS define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS define 7 níveis de maturidade. Considere: I. A capacidade do processo é a caracterização da sua habilidade para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros, estando relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade. II. Os níveis são acumulativos, ou seja, se a organização está no nível G, esta possui o nível de capacidade do nível G que inclui os atributos de processo dos níveis F e G para todos os processos relacionados no nível de maturidade G (que também inclui os processos de nível F). III. Na passagem para um nível de maturidade superior, os processos anteriormente implementados devem passar a ser executados no nível de capacidade exigido neste nível superior. Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. I e III.

Existem diversas precauções que podem ser tomadas para ajudar a proteger sistemas contra malwares. As melhores práticas incluem

  • A. a utilização, sempre que possível, de freewares, sharewares e sistemas P2P.
  • B. a adoção do princípio do maior privilégio para sistemas sensíveis e caminhos de dados.
  • C. a ativação da autoexecução para mídias removíveis.
  • D. a adoção de um único sistema operacional e um único navegador web para evitar danos aos softwares.
  • E. o uso de tokens físicos para autenticação.

Os filtros de linha, nobreaks e outros dispositivos de proteção servem como uma primeira linha de defesa contra problemas diversos, oferecendo níveis variados de isolamento em relação aos problemas da rede elétrica. Sobre esses dispositivos, é correto afirmar que

  • A.

    é aconselhável o uso de um nobreak entre um estabilizador e a tomada para aumentar a segurança e otimizar o consumo de energia.

  • B.

    nos filtros de linha os fusíveis são componentes ativos que direcionam picos de tensão e descargas elétricas, fornecendo uma corrente constante ao equipamento e direcionando o excesso ao terra ou ao neutro.

  • C.

    os estabilizadores possuem um transformador que mantém os equipamentos ligados a ele funcionando em caso de falta de energia elétrica.

  • D.

    nos nobreaks on-line (ou standby), em caso de queda de energia, haverá uma interrupção de alguns milésimos de segundo até que o inversor entre em ação, e o fornecimento seja restaurado usando a carga das baterias.

  • E.

    a capacidade de um nobreak é quase sempre informada em VA (Volt-Ampère) e não em watts.

Considere:

Caso 1:

Pedro foi contratado para realizar testes de software na empresa B. Realizava um conjunto de testes na interface do software focados em exercitar os requisitos funcionais. Na bateria de testes que realizava, procurava encontrar funções incorretas ou faltando, erros de interface, erros em estruturas de dados, erros em acesso a base de dados externas, erros de comportamento e de desempenho e erros de inicialização e término.

Caso 2:

Paulo foi contratado para realizar testes de software na empresa C. Realizava testes nos caminhos lógicos do software e nas colaborações entre componentes exercitando conjuntos específicos de condições e/ou ciclos. Testava todos os caminhos independentes dos módulos pelo menos uma vez, exercitava as decisões lógicas nos seus estados verdadeiro ou falso e exercitava estruturas internas para assegurar a sua validade.

Pedro realizava testes

  • A.

    caixa-branca e Paulo realizava testes caixa-preta.

  • B.

    de caminho básico e Paulo realizava testes de condição.

  • C.

    de unidade e Paulo realizava testes de integração.

  • D.

    caixa-preta e Paulo realizava testes caixa-branca.

  • E.

    de ciclo e Paulo realizava testes de fluxo de dados.

  • A.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 50, a ClasseB que utiliza recursão executa mais rapidamente que a ClasseA.

  • B.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 5, será exibido na tela os valores 1, 3, 6, 10 e 15, um abaixo do outro.

  • C.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 50, a ClasseA que não utiliza recursão executa mais rapidamente que a ClasseB.

  • D.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 5, será exibido na tela os valores 1, 2, 6, 24 e 120, um abaixo do outro.

  • E.

    em todas as situações, inclusive nos exemplos apresentados, o uso de recursão melhora a eficiência do algoritmo, melhorando o desempenho da aplicação.

De acordo com o guia PMBoK, os projetos variam em tamanho e complexidade e, independentemente se são grandes ou pequenos, simples ou complexos, todos os projetos podem ser mapeados para a seguinte estrutura de ciclo de vida:

  • A. Início do projeto; Organização e preparação; Ex ecução do trabalho do projeto e Encerramento do projeto.
  • B. Análise de requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Integração e Manutenção.
  • C. Concepção; Elaboração; Construção e Transição.
  • D. Definição do escopo do sistema; Elaboração da arquitetura; Desenvolvimento e Implantação.
  • E. Custo do projeto; Tempo do projeto; Qualidade do projeto e Escopo do projeto.
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