Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o BPM, considere:
I. É uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras.
II. Aborda um trabalho ponta a ponta e diferencia entre conjuntos de subprocessos, as tarefas, as atividades e as funções.
III. É um conjunto estático de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta nas organizações.
IV. Requer um compromisso significativo da organização que frequentemente introduz novos papéis, responsabilidades e estruturas às organizações tradicionais orientadas a funções.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Com relação a herança na programação orientada a objetos com Java, é INCORRETO afirmar:
Uma subclasse herda os métodos da superclasse, entretanto, pode ter seus próprios métodos.
Quando se instancia um objeto da subclasse, podem ser passados valores para os atributos da superclasse.
Um objeto da subclasse pode ser um objeto da superclasse.
Em uma superclasse, para acessar métodos da subclasse deve ser usada a instrução super.
Para definir que a subclasse herda as características da superclasse utiliza-se a instrução extends na declaração da subclasse.
Sobre Desenho e Modelagem de Processos de Negócio, uma das atividades relacionadas ao ciclo de vida de processos BPM, é INCORRETO afirmar:
Um importante componente de desenho é também assegurar que métricas e controles gerenciais apropriados estejam implementados para medição de desempenho e conformidade.
As atividades de desenho de processos focam no desenho intencional e cuidadoso de como o trabalho ponta a ponta ocorre de modo a entregar valor aos clientes.
A sequência de atividades é documentada, incluindo o desenho, o tempo, o local e a metadologia do trabalho realizado bem como os atores do processo.
O desenho define o que a organização quer que o processo seja e responde questões como: o quê, quando, onde, quem e como o trabalho ponta a ponta é realizado.
As atividades iniciais de desenho, em um ciclo de vida iterativo de BPM, podem focar na padronização ou automação de regras de negócio, enquanto atividades mais maduras podem focar na estratégia e direcionamento do processo.
a relação de dominação assintótica expressa pela notação O permite comparar funções de complexidade. Por exemplo, um programa O(f4) é sempre melhor que um O(f3).
o comportamento assintótico de uma função f (n) é o limite do comportamento do custo quando n aproxima-se de 2n.
f1, no gráfico, corresponde à função n log2n.
f2, no gráfico, corresponde à função log2n.
f3 e f4, embora sejam exponenciais, apresentam desempenho superior a 2n.
Sobre os endereços de memória primária é correto afirmar:
Todas as células em uma memória contêm o mesmo número de bits.
Se a memória tiver n células, elas sempre terão endereços de 0 a n.
Se um endereço de memória tiver n bits, o número máximo de células endereçáveis será n2.
O número de bits no endereço determina o número mínimo de células diretamente endereçáveis na memória e é dependente do número de bits por célula.
A célula de memória é a maior unidade endereçável e atualmente todos os fabricantes de computadores padronizam células de 8 bits, que são denominadas bytes.
O SIP (Session Initiation Protocol) é um dos protocolos mais utilizados para controlar as sessões de comunicação para voz, vídeo e outros serviços multimídia. Considerando o modelo de referência OSI, o protocolo SIP pertence à camada de
aplicação.
apresentação.
enlace de dados.
transporte.
rede.
Sobre conceitos em programação orientada a objetos (OOP), analise:
I. No polimorfismo ad-hoc, métodos com o mesmo nome e pertencentes à mesma classe, podem receber argumentos distintos, consequentemente alterando a assinatura do método.
II. No polimorfismo paramétrico é possível determinar o método como atributos de objetos são acessados por outros objetos, protegendo o acesso direto aos mesmos através de operações.
III. Na restrição de multiplicidade é possível determinar o número de atributos e operações que uma classe pode herdar de uma superclasse.
Está correto o que consta em
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Atenção: O texto abaixo refere-se às questões de números 56 a 60.
From the text, we learn that speed connection
ranges from 40 to 100 gigabits for all ordinary computers.
may reach 1,000 gigabits when used for specific purposes.
of one gigabit per second is being replaced by 10-gigabit connections.
varies between 40 to 100 gigabits depending on the engineer in charge.
will soon reach 100 gigabits per second.
Em relação a modelagem BPMN, considere:
I. Objetos de fluxo podem ter rótulos (como nomes ou outros atributos) localizados apenas dentro do corpo do objeto.
II. O preenchimento utilizado pelos elementos gráficos podem ser brancos ou transparentes, sendo que a notação pode ser alterada para que se inclua outras cores de preenchimento para atender a necessidade do modelador ou ferramenta.
III. Objetos de fluxo e marcadores podem ser de qualquer tamanho para atender a necessidade do modelador ou da ferramenta de modelagem.
IV. As linhas que são utilizadas para desenhar os elementos gráficos podem ser pretas, sendo que a notação pode ser alterada para que se incluam outras cores que atendam as necessidades do modelador ou da ferramenta de modelagem.
Está correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
O Quicksort é um dos métodos de ordenação mais eficientes disponíveis e a técnica de busca por espalhamento ou hashing é muito utilizada em diversas aplicações. Em relação a estes métodos é correto afirmar:
O método Quicksort é, essencialmente, uma aplicação do princípio dividir para conquistar. Para a ordenação, inicialmente o vetor é dividido em uma sublista da direita e uma da esquerda, de modo que todo elemento da sublista da esquerda seja menor que o da direita. Em seguida, ordenam-se, pelo mesmo processo, as duas sublistas de forma recursiva.
Para o cálculo da complexidade do Quicksort, leva-se em consideração o número de vezes que n (número de elementos do vetor) pode ser dividido por 10 que é O(log10n), e em cada partição são feitas O(n) comparações.
No Quicksort, o pivô é responsável pelo número de partições em que o vetor é dividido. Como o pivô não pode ser um elemento que esteja repetido no vetor, o Quicksort não funciona quando há elementos repetidos.
Espalhamento ou hashing é o processo de transformação de uma chave em um endereço. O tempo gasto com buscas em uma tabela de espalhamento depende do tamanho da tabela, e aí reside sua grande vantagem: devem sempre ser usadas tabelas pequenas.
O índice gerado pela função hash é chamado endereço efetivo e o endereço verdadeiro do registro é chamado endereço primário. Quando duas ou mais chaves possuem o mesmo endereço efetivo, dizemos que houve dispersão, e essas chaves são chamadas de homônimas.
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