Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre o BPM, considere:

I. É uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras.

II. Aborda um trabalho ponta a ponta e diferencia entre conjuntos de subprocessos, as tarefas, as atividades e as funções.

III. É um conjunto estático de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta nas organizações.

IV. Requer um compromisso significativo da organização que frequentemente introduz novos papéis, responsabilidades e estruturas às organizações tradicionais orientadas a funções.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

Com relação a herança na programação orientada a objetos com Java, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Uma subclasse herda os métodos da superclasse, entretanto, pode ter seus próprios métodos.

  • B.

    Quando se instancia um objeto da subclasse, podem ser passados valores para os atributos da superclasse.

  • C.

    Um objeto da subclasse pode ser um objeto da superclasse.

  • D.

    Em uma superclasse, para acessar métodos da subclasse deve ser usada a instrução super.

  • E.

    Para definir que a subclasse herda as características da superclasse utiliza-se a instrução extends na declaração da subclasse.

Sobre Desenho e Modelagem de Processos de Negócio, uma das atividades relacionadas ao ciclo de vida de processos BPM, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Um importante componente de desenho é também assegurar que métricas e controles gerenciais apropriados estejam implementados para medição de desempenho e conformidade.

  • B.

    As atividades de desenho de processos focam no desenho intencional e cuidadoso de como o trabalho ponta a ponta ocorre de modo a entregar valor aos clientes.

  • C.

    A sequência de atividades é documentada, incluindo o desenho, o tempo, o local e a metadologia do trabalho realizado bem como os atores do processo.

  • D.

    O desenho define o que a organização quer que o processo seja e responde questões como: o quê, quando, onde, quem e como o trabalho ponta a ponta é realizado.

  • E.

    As atividades iniciais de desenho, em um ciclo de vida iterativo de BPM, podem focar na padronização ou automação de regras de negócio, enquanto atividades mais maduras podem focar na estratégia e direcionamento do processo.

  • A.

    a relação de dominação assintótica expressa pela notação O permite comparar funções de complexidade. Por exemplo, um programa O(f4) é sempre melhor que um O(f3).

  • B.

    o comportamento assintótico de uma função f (n) é o limite do comportamento do custo quando n aproxima-se de 2n.

  • C.

    f1, no gráfico, corresponde à função n log2n.

  • D.

    f2, no gráfico, corresponde à função log2n.

  • E.

    f3 e f4, embora sejam exponenciais, apresentam desempenho superior a 2n.

Sobre os endereços de memória primária é correto afirmar:

  • A.

    Todas as células em uma memória contêm o mesmo número de bits.

  • B.

    Se a memória tiver n células, elas sempre terão endereços de 0 a n.

  • C.

    Se um endereço de memória tiver n bits, o número máximo de células endereçáveis será n2.

  • D.

    O número de bits no endereço determina o número mínimo de células diretamente endereçáveis na memória e é dependente do número de bits por célula.

  • E.

    A célula de memória é a maior unidade endereçável e atualmente todos os fabricantes de computadores padronizam células de 8 bits, que são denominadas bytes.

O SIP (Session Initiation Protocol) é um dos protocolos mais utilizados para controlar as sessões de comunicação para voz, vídeo e outros serviços multimídia. Considerando o modelo de referência OSI, o protocolo SIP pertence à camada de

  • A.

    aplicação.

  • B.

    apresentação.

  • C.

    enlace de dados.

  • D.

    transporte.

  • E.

    rede.

Sobre conceitos em programação orientada a objetos (OOP), analise:

I. No polimorfismo ad-hoc, métodos com o mesmo nome e pertencentes à mesma classe, podem receber argumentos distintos, consequentemente alterando a assinatura do método.

II. No polimorfismo paramétrico é possível determinar o método como atributos de objetos são acessados por outros objetos, protegendo o acesso direto aos mesmos através de operações.

III. Na restrição de multiplicidade é possível determinar o número de atributos e operações que uma classe pode herdar de uma superclasse.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

Atenção: O texto abaixo refere-se às questões de números 56 a 60.

From the text, we learn that speed connection

  • A.

    ranges from 40 to 100 gigabits for all ordinary computers.

  • B.

    may reach 1,000 gigabits when used for specific purposes.

  • C.

    of one gigabit per second is being replaced by 10-gigabit connections.

  • D.

    varies between 40 to 100 gigabits depending on the engineer in charge.

  • E.

    will soon reach 100 gigabits per second.

Em relação a modelagem BPMN, considere:

I. Objetos de fluxo podem ter rótulos (como nomes ou outros atributos) localizados apenas dentro do corpo do objeto.

II. O preenchimento utilizado pelos elementos gráficos podem ser brancos ou transparentes, sendo que a notação pode ser alterada para que se inclua outras cores de preenchimento para atender a necessidade do modelador ou ferramenta.

III. Objetos de fluxo e marcadores podem ser de qualquer tamanho para atender a necessidade do modelador ou da ferramenta de modelagem.

IV. As linhas que são utilizadas para desenhar os elementos gráficos podem ser pretas, sendo que a notação pode ser alterada para que se incluam outras cores que atendam as necessidades do modelador ou da ferramenta de modelagem.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

O Quicksort é um dos métodos de ordenação mais eficientes disponíveis e a técnica de busca por espalhamento ou hashing é muito utilizada em diversas aplicações. Em relação a estes métodos é correto afirmar:

  • A.

    O método Quicksort é, essencialmente, uma aplicação do princípio “dividir para conquistar”. Para a ordenação, inicialmente o vetor é dividido em uma sublista da direita e uma da esquerda, de modo que todo elemento da sublista da esquerda seja menor que o da direita. Em seguida, ordenam-se, pelo mesmo processo, as duas sublistas de forma recursiva.

  • B.

    Para o cálculo da complexidade do Quicksort, leva-se em consideração o número de vezes que n (número de elementos do vetor) pode ser dividido por 10 que é O(log10n), e em cada partição são feitas O(n) comparações.

  • C.

    No Quicksort, o pivô é responsável pelo número de partições em que o vetor é dividido. Como o pivô não pode ser um elemento que esteja repetido no vetor, o Quicksort não funciona quando há elementos repetidos.

  • D.

    Espalhamento ou hashing é o processo de transformação de uma chave em um endereço. O tempo gasto com buscas em uma tabela de espalhamento depende do tamanho da tabela, e aí reside sua grande vantagem: devem sempre ser usadas tabelas pequenas.

  • E.

    O índice gerado pela função hash é chamado endereço efetivo e o endereço verdadeiro do registro é chamado endereço primário. Quando duas ou mais chaves possuem o mesmo endereço efetivo, dizemos que houve dispersão, e essas chaves são chamadas de homônimas.

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