Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na orientação a objetos, em uma relação de herança entre classes, a subclasse herda da superclasse

  • A.

    apenas as variáveis públicas de instância.

  • B.

    apenas os métodos e variáveis de instância públicos.

  • C.

    todas as variáveis de instância e apenas os métodos estáticos.

  • D.

    todas as variáveis e métodos, exceto os públicos e os que foram sobrescritos.

  • E.

    todas as variáveis de instância e os métodos, entretanto, podem explicitamente sobrescrever alguns destes componentes.

No contexto de BPMN, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Um evento de início gera um token que deve eventualmente ser consumido por um evento de término (que pode ser implícito caso não seja exibido graficamente).

  • B.

    Se um processo é complexo e/ou suas condições de início não são óbvias, é obrigatória a utilização de um evento de início.

  • C.

    Nenhuma conexão de sequência de fluxo pode ter origem em um evento de término.

  • D.

    Um processo de alto nível ou um subprocesso expandido podem ter um evento de início de uso opcional.

  • E.

    Pode haver mais de um evento de início para um dado nível de processo.

Em termos de sistemas operacionais para multiprocessadores, considere:

I. Uma das possibilidades de se organizar um sistema operacional de multiprocessador é dividir estaticamente a memória em muitas partições de acordo com o número de CPUs e dar a cada CPU sua própria memória e sua própria cópia privada do sistema operacional.

II. Uma forma ainda melhor para otimizar um sistema operacional de multiprocessador é permitir que todas as CPUs compartilhem o código do sistema operacional e façam cópias privadas somente dos dados.

III. Se duas CPUs num multiprocessador baseado em barramento, sem a utilização de cache, tentam acessar a mesma posição de memória exatamente no mesmo instante, as duas conseguirão o barramento, com acesso a posições distintas de memória.

IV. No modelo de multiprocessadores mestre-escravo, uma cópia do sistema operacional e suas tabelas estão presentes na CPU 1 e em nenhuma outra mais, sendo que todas as chamadas ao sistema são redirecionadas para a CPU 1 para processamento nela. Em contrapartida, a CPU 1 não pode executar processos do usuário.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III e IV.

Considere o número em base 2 (binário):

1111101

Este número, convertido para a base 10, representa o valor decimal 125.

Já o número binário 1111101.110, convertido para a base 10, representa o valor

  • A.

    125.6

  • B.

    125.75

  • C.

    126.0

  • D.

    126.5

  • E.

    125.25

Sobre backups, é correto afirmar:

  • A.

    Os equipamentos para contingência e mídia de backup devem ficar a uma distância segura, para que não sejam danificados por um desastre que afete o local principal onde são processadas e armazenadas as informações.

  • B.

    Os procedimentos de geração de cópias de segurança devem ser feitos periodicamente, mas não é necessário criar e manter uma documentação dos procedimentos de operação que especifique as instruções para a execução de backup e restore.

  • C.

    Por se tratarem de procedimentos operacionais, os backups não precisam ser planejados, desde que sejam realizados com certa periodicidade.

  • D.

    No ambiente Windows, backups incrementais e diferenciais não dependem de um backup inicial das unidades, pastas ou arquivos em questão.

  • E.

    O comando dump oferece recursos para a realização de backup apenas no Windows.

Um grafo consiste num conjunto de nós (ou vértices) e num conjunto de arcos (ou arestas). É correto afirmar que o grau de um nó é

  • A.

    o número de arcos incidentes nesse nó.

  • B.

    um número associado ao arco, também chamado de peso.

  • C.

    a distância entre este nó e um outro nó qualquer do grafo.

  • D.

    a posição deste nó em relação ao nó raiz do grafo.

  • E.

    o número de pares ordenados que formam o arco.

Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles.

O exemplo ilustra o conceito de

  • A.

    hereditariedade.

  • B.

    polimorfismo.

  • C.

    encapsulamento.

  • D.

    abstração.

  • E.

    reusabilidade.

  • A.

    R1=0, R2=1, R3=1

  • B.

    R1=1, R2=1, R3=0

  • C.

    R1=1, R2=0, R3=0

  • D.

    R1=0, R2=0, R3=1

  • E.

    R1=0, R2=0, R3=0

O PostgreSQL disponibiliza para os usuários um amplo conjunto de tipos de dados nativos, dentre eles, tipos específicos para armazenar endereços de rede. O tipo de dado utilizado para armazenar o endereço de hardware de uma placa de rede é chamado de

  • A.

    inetmask.

  • B.

    cidr.

  • C.

    inet.

  • D.

    eth0.

  • E.

    macaddr.

O processo de desenvolvimento orientado a testes, de uma forma geral, é baseado em 3 passos. Estes 3 passos são repetidos até que não se consiga pensar em novos testes, o que indicaria, então, que a funcionalidade está pronta. Um destes passos e o que nele deve ser feito está expresso corretamente em:

  • A.

    Refatore é o passo 3. Uma vez que o teste tenha passado, deve-se verificar o que pode ser melhorado no código e remover as duplicações. Essas melhorias no código, no entanto, devem permitir que os testes continuem passando.

  • B.

    Escreva um teste que falhe é o passo 2. Neste passo definem-se quais são as verificações que precisam ser feitas. Deve-se pensar primeiro no teste e só depois que este estiver pronto cria-se o código necessário para que ele compile e falhe ao ser executado.

  • C.

    Faça o teste passar é o passo 1. Neste passo escreve-se apenas código suficiente para que o teste passe. Mesmo que se saiba que o código deve fazer mais coisas, fazer os testes passarem deve ser a única preocupação nesta etapa.

  • D.

    Keep it simple é o passo 1. Como a solução vai surgindo pouco a pouco, a tendência é que não se perca tempo com aquilo que não se tem certeza que será usado em seguida, então, o foco deve estar no planejamento de testes simples.

  • E.

    Documente o teste é o passo 3. Os testes, quando bem definidos, são mais simples de ler que o código e, embora nem sempre sirvam como uma especificação para o usuário final, eles são uma fonte eficiente para entender o que o software faz. Além disso, esta documentação sempre estará atualizada com a aplicação.

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