Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere:
I. Para cada cliente deve ser aplicado um identificador único.
II. O tempo de resposta entre a requisição e a informação não pode exceder a 2 ms.
III. Clientes têm filiais que devem "carregar", na base de dados, o identificador do cliente principal.
IV. O sistema não deve ferir as leis de proteção ambiental.
São requisitos não funcionais os que constam em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A descoberta de requisitos do sistema é o processo de reunir informações sobre o sistema requerido e sobre sistemas existentes. Sobre essa fase, considere:
I. Diagramas de Casos de Uso são utilizados na fase de descoberta de requisitos e identificam as interações individuais entre o sistema e seus usuários ou outros sistemas.
II. Os cenários podem ser particularmente úteis para adicionar detalhes a uma descrição geral de requisitos. Cada cenário geralmente cobre um pequeno número de interações possíveis.
III. Durante as entrevistas com os envolvidos no sistema (stakeholders), a equipe responsável pelo levantamento de requisitos levanta questões sobre o sistema atual. Essas entrevistas podem ser de dois tipos: fechadas ou abertas.
Está correto o que consta em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
ITIL é
um framework não proprietário e de domínio público, baseado em exemplos coletados das melhores práticas aplicadas em empresas reais.
uma metodologia proposta pela ISO − International Organization for Standardization que se tornou sinônimo de melhores práticas em gestão de serviços de TI.
um conjunto de regras estáticas que podem ser aplicadas em qualquer organização com o objetivo de regulamentar a governança de TI.
uma teoria consagrada pelas empresas de TI que se originou de pesquisas acadêmicas de renomadas universidades.
um conjunto de normas e métodos que serve de base para o planejamento estratégico de TI, que vem sendo usado com grande sucesso nas organizações empresariais.
No desenvolvimento de software em espiral (Boehm), cada loop está dividido em quatro setores. NÃO se trata da denominação de um destes setores:
levantamento.
definição de objetivos.
avaliação e redução de riscos.
desenvolvimento e validação.
planejamento
Em um diagrama de classes na linguagem UML, os atributos da classe podem ter diferentes tipos de visibilidade. Os símbolos +, −, #, e ~ determinam a visibilidade destes atributos, respectivamente, como
private, protected, public e package.
package, public, private e protected.
public, protected, package e private.
public, private, protected e package.
package, public, protected e private.
Considerando a ITIL, o gerenciamento de
serviços tem por objetivo prover os privilégios necessários para usuários acessarem um serviço ou um grupo deles, enquanto deve prevenir o acesso de usuários não autorizados.
mudanças previne proativamente a ocorrência de incidentes e minimiza o impacto dos incidentes que não podem ser evitados.
problemas é um conjunto especializado de habilidades organizacionais para fornecer valor a clientes na forma de serviços.
acesso é o processo responsável pelo controle do ciclo de vida de todas as mudanças, permitindo que mudanças benéficas sejam feitas com o mínimo de interrupção aos serviços de TI.
incidentes objetiva restaurar um serviço ao normal, além de minimizar o impacto adverso nas operações de negócio quando uma interrupção não planejada de um serviço de TI (incidente) ocorre.
Permite identificar os limites dos processos, as áreas envolvidas com o processo e os relacionamentos com outros processos e elementos externos à empresa e mostra as características do sistema tais como: I. Agentes que se comunicam com o sistema; II. Dados que o sistema aceita e deve processar; III. Dados que o sistema produz para o ambiente e IV. Fronteira do sistema com o ambiente. Trata-se do diagrama de
blocos
contexto
atividades.
sequência.
máquina de estados.
Um Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD)
é um ambiente de suporte ao desenvolvimento de projetos de banco de dados relacionais, que gera um modelo de banco de dados para ser implementado em um servidor.
prepara aplicações para que possam acessar um ou mais bancos de dados. Na linguagem de programação Java, por exemplo, o JDBC (Java Data Base Connectivity) é um SGBD capaz de acessar dados de diferentes bancos.
oferece um conjunto de ferramentas que possibilitam o gerenciamento de diferentes arquivos do tipo texto ou do tipo binário, armazenados em bancos de dados, limitados aos formatos UNICODE ou ASCII.
consiste em uma tecnologia de servidores que opera sobre o protocolo HTTP para a troca de dados e informações através de arquivos que transportam mensagens no formato HTML.
faz a gerência de uma ou mais bases de dados, permitindo o armazenamento e consulta de dados e informações pelos usuários finais e programas de aplicação.
A definição ponto único de contato entre o provedor de serviço e os usuários. Tipicamente gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários, considerando a ITIL, se refere à
Gerência de serviços.
Gerência de incidentes.
Central de atendimento ao cliente.
Central de serviços.
Gerência de TI.
Segundo o MPS.BR, a capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processos descritos em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o
patamar de evolução de processos e estágios de melhoria da implementação.
objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo.
grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado.
quanto os produtos de trabalho produzidos pelo processo são gerenciados apropriadamente.
quanto um processo padrão é mantido para apoiar a implementação do processo definido.
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