Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A UML apresenta, em sua sintaxe e semântica, uma notação gráfica com elementos bem definidos. A linguagem categoriza quatro itens. Os pacotes são inseridos no contexto das partes organizacionais dos modelos e, portanto, categorizados como itens
estruturais.
comportamentais.
temporais.
anotacionais.
de agrupamento.
Dentre os exemplos comuns de riscos para um projeto, é INCORRETO dizer que se encontre
mudança de gerência.
mudança de requisitos.
rotatividade de pessoal.
baixa concorrência do produto.
indisponibilidade de hardware.
Em uma certa visão governamental, os órgãos são identificados sequenciamente a partir do número um, dentro de cada ministério. No projeto da base de dados é necessário que tal fato seja levado em consideração por questão de unicidade da chave primária da tabela de órgãos. Este enunciado remete ao princípio que norteia, especificamente, no MER, a formação de
entidade fraca.
entidade associativa.
relacionamento ternário.
auto-relacionamento.
visibilidade.
Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no
Modelo CMMI.
Processo de melhoria.
Método de avaliação.
Modelo de negócio.
Modelo de referência.
Enquanto a definição de requisitos para um novo sistema é desenvolvida, uma melhor compreensão da necessidade dos usuários é alcançada, e é esperado que haja uma evolução nos requisitos do sistema para acomodar este novo entendimento das necessidades dos usuários. A partir dessa perspectiva de evolução, os requisitos são divididos em duas classes, permanentes e voláteis. Sobre a divisão dos requisitos voláteis, considere:
I. Requisitos mutáveis surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema aumenta, tornando- o apto a sugerir e requisitar mudanças.
II. Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho.
III. Requisitos emergentes são os requisitos relativamente estáveis, que derivam da atividade principal da organização e se relacionam diretamente com o domínio do sistema.
Está correto o que consta em
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sobre os rootkits é correto afirmar:
O nome rootkit indica que as ferramentas que o compõem são usadas exclusivamente para obter acesso privilegiado (root ou Administrator) em um computador.
Podem fornecer sniffers, para capturar informações na rede onde o computador está localizado, como, por exemplo, senhas que estejam trafegando em claro, ou seja, sem qualquer método de criptografia.
Pode fornecer programas com as mais diversas funcionalidades, exceto backdoors que servem para assegurar o acesso futuro do invasor ao computador comprometido.
São projetados para ficarem visíveis juntamente com uma aplicação conhecida. Sua identificação é sempre uma tarefa bem fácil.
São um softwares construídos exclusivamente para capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário. Dentre as informações capturadas podem estar senhas bancárias, números de cartões de crédito etc.
Convém que o processo de planejamento da continuidade de negócios considere:
I. Identificação e concordância de todas as responsabilidades e procedimentos da continuidade do negócio.
II. Identificação da perda aceitável de informações e serviços.
III. Implementação dos procedimentos que permitam a recuperação e restauração das operações do negócio e da disponibilidade da informação nos prazos necessários.
IV. Educação adequada de pessoas nos procedimentos e processos definidos, incluindo o gerenciamento de crise.
Está correto o que consta APENAS em
I, II, III e IV.
I, II e III.
II e III.
I e IV.
II e IV.
A utilização de diversos diagramas da UML permite que falhas possam ser descobertas nos diagramas anteriores, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software. As funções de alguns dos diagramas da UML 2.0 são apresentadas abaixo:
I. Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo. Este diagrama costuma identificar o evento gerador do processo modelado, bem como o ator responsável por este evento, e determina como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio do envio de mensagens que, em geral, disparam métodos entre os objetos.
II. Define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos possuídos por cada classe, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.
III. Procura identificar os atores (usuários, outros softwares que interagem com o sistema ou algum hardware especial), que utilizarão de alguma forma o software, bem como os serviços, ou seja, as opções que o sistema disponibilizará aos atores.
IV. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução de um processo.
A associação correta do diagrama com a sua função está expressa em
0.
2, 4, 8, 16 e 16.
2, 4, 8 e 8.
1.
0, 0, 0, 0 e 0.
Considere um Banco de Dados com as relações R1, R2 e R3 abaixo, onde VALOR_PAGO é o valor pago de imposto de renda no ano e atributos sublinhados formam a chave.
R1 = {CPF, NOME, CPF_CONJUGE, NOME_CONJUGE}
R2 = {CPF, NOME, CIDADE, NUMERO_DEPENDENTES}
R3 = {CPF, ANO, NOME, VALOR_PAGO}
R1, R2 e R3 estão, respectivamente, na
primeira, terceira e segunda forma normal.
primeira, segunda e terceira forma normal.
segunda, terceira e primeira forma normal.
segunda, primeira e terceira forma normal.
terceira, primeira e segunda forma normal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...