Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O componente Controller do MVC:
Define o comportamento da aplicação, as ações do usuário para atualizar os componentes de dados e seleciona os componentes para exibir respostas de requisições.
Envia requisições do usuário para o controlador e recebe dados atualizados dos componentes de acesso a dados.
Responde às solicitações de queries e encapsula o estado da aplicação.
Notifica os componentes de apresentação das mudanças efetuadas nos dados e expõe a funcionalidade da aplicação.
É onde são concentradas todas as regras de negócio da aplicação e o acesso aos dados.
Sobre a arquitetura MVC (Modelo, Visão e Controlador), considere:
I. O controlador é a parte responsável pela representação e gerenciamento dos dados. Estes dados podem ser variáveis, objetos ou até mesmo um valor armazenado em um banco de dados.
II. A visão é a interface utilizada para processar as informações que são representadas e gerenciadas pelo controlador. Um exemplo claro de visão é um formulário HTML que exibe a pesquisa feita em um banco de dados.
III. O modelo é a parte que integra a visão e o controlador. Fazem parte do modelo as linguagens de programação utilizadas para acessar os dados do controlador e criar interfaces de usuário para exibir tais dados.
IV. Essa arquitetura tem o intuito de separar os dados e seu armazenamento de sua eventual apresentação em uma aplicação.
Está correto APENAS o que se afirma em
III e IV.
I, II e III.
II e III.
IV.
III.
O modelo de planejamento de sistemas de negócio (BSP − business system planning) foi desenvolvido pela IBM e influenciou outros esforços de planejamento. Este modelo conta maciçamente com o uso de métricas na análise dos processos e dados, com o objetivo de desenvolver a arquitetura da informação. O BSP é uma abordagem de cima para baixo que começa com
os processos de negócio.
as estratégias de negócio.
a definição de bancos de dados.
a arquitetura da informação.
as classes de dados.
A utilização de números como constantes no meio de um código fonte em uma linguagem de programação, conhecidos por 'números mágicos', é considerada uma prática ruim. Na linguagem de programação C/C++ é possível criar constantes numéricas ou strings que substituirão a constante no código por um nome dado pelo programador. Isso é feito com a utilização da diretiva do preprocessador
#pragma
#include
#const
#define
#declare
A maioria das aplicações web tem algumas funcionalidades (por exemplo, segurança), que são aplicáveis a todas as requisições da aplicação. Para adicionar essa funcionalidade separadamente para cada requisição da aplicação seria demorado, propenso a erros e difícil de manter. Para resolver esse problema pode ser utilizado o design pattern
Application Service.
Front Controller.
Regular Expression.
Intercepting Filter.
Command.
Uma maneira importante de classificar sistemas de informação é pela natureza das atividades que eles suportam. Esse suporte pode ser, entre outros, para atividades operacionais que dizem respeito às
tarefas automáticas, como testes unitários, varredura de antivírus, incluindo também atividades de tomada de decisão e governança.
atividades da gerência de nível médio como planejamento, organização e controle de curto prazo, incluindo resumos estatísticos e automação das decisões de rotina.
atividades ou decisões que lidam com situações que poderiam mudar significativamente como o negócio é feito, envolvendo apenas planejamento de longo prazo.
operações de alto risco, envolvendo sistemas críticos e de decisão imediata, como a operação de bolsas de valores.
operações diárias de uma organização, como atribuir tarefas a funcionários, registrar o número de horas que eles trabalham, ou fazer um pedido de compra.
Assim como o padrão Ethernet (802.3), o padrão 802.11 também possui um protocolo no nível MAC para o controle da transmissão, conhecido por
OFDM.
CSMA/CA.
PPPoE.
ICMP.
MACMA/CD.
Os requisitos não funcionais surgem por meio das necessidades dos usuários, como restrições de orçamento, políticas organizacionais ou mesmo por fatores externos, como regulamentos de segurança e legislações de privacidade. Dentre a classificação dos requisitos não funcionais estão os requisitos de produto, os quais
especificam ou restringem o comportamento do software, incluindo requisitos de desempenho, especificações de rapidez de execução e requisitos de confiabilidade que estabelecem, por exemplo, a taxa aceitável de falhas.
são os requisitos gerais de sistemas derivados das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor, como, por exemplo, os requisitos de processo operacional.
definem os requisitos do processo de desenvolvimento, como, por exemplo, a linguagem de programação, o ambiente de desenvolvimento ou normas do processo a serem usadas.
abrangem todos os requisitos que derivam de fatores externos ao sistema e seu processo de desenvolvimento. Podem incluir requisitos reguladores, que definem o que deve ser feito para que o sistema seja aprovado para uso.
incluem os requisitos legais, os quais devem ser seguidos para garantir que o sistema opere dentro da lei, e os requisitos éticos, os quais asseguram que o sistema será aceitável para seus usuários e o público geral.
IMAP, 53 e Outlook.
POP, 21 e Sendmail.
UDP, 31 e Lotus Notes.
TCP, 25 e Outlook.
UDP, 110 e Lotus Notes.
Em uma implantação de redes de computadores, a interconexão entre a rede local (LAN) e a rede ampla (WAN), que utilizam a mesma tecnologia de comunicação, o correto encaminhamento dos pacotes entre as redes deve ser realizado pelo elemento de rede denominado
Hub.
Repeater.
Switch.
Gateway.
Router.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...