Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre Programação Orientada a Objetos e UML, considere:

I. Os diagramas de classe são usados no desenvolvimento de um modelo de sistema orientado a objetos para mostrar as classes de um sistema e as associações entre essas classes.

II. A UML tem um tipo específico de associação para denotar a generalização. Em uma generalização, os atributos e operações associados com as classes de nível alto (superclasses) também estão associados com as de nível baixo (subclasses).

III. A UML fornece um tipo especial de associação entre classes chamada agregação, que significa que um objeto (todo) é composto de outros objetos (as partes).

IV. Os modelos comportamentais descrevem o modelo estático do domínio e qual a reação comportamental de interação entre as classes. Eles mostram o que acontece ou deve acontecer quando o sistema responde a um estímulo de seu ambiente.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III e IV.

Atenção: As questões de números 48 a 50 referem-se a orientação a objetos.

A capacidade de objetos de diferentes classes relacionadas por herança ou implementação de interface responderem diferentemente à mesma chamada de método é conhecida como

  • A.

    polimorfismo.

  • B.

    composição.

  • C.

    composição.

  • D.

    especialização.

  • E.

    generalização.

No IPv4, 192.0.1.0 e 223.255.255.255 são limites de endereçamento da classe

  • A.

    A.

  • B.

    B.

  • C.

    C.

  • D.

    D.

  • E.

    E.

A visão estática do RUP prioriza as atividades que ocorrem durante o processo de desenvolvimento. Na descrição do RUP, essas são chamadas de workflows. Existem seis workflows centrais, identificadas no processo e três de apoio, dentre os quais é possível citar os workflows de

  • A.

    Meio ambiente e Gerenciamento de projeto.

  • B.

    Concepção e Construção.

  • C.

    Transição e Iteração.

  • D.

    Plano de desenvolvimento e Conceito de operação.

  • E.

    Análise de Riscos e Operação e manutenção.

Considerando o modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection), os elementos de redes de computadores Switch e Router atuam, respectivamente, nas camadas (ou níveis)

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    3 e 2.

  • D.

    3 e 4.

  • E.

    3 e 7.

Um sistema de controle de versão tem a finalidade de gerenciar diferentes versões de arquivos ao longo de suas alterações, mantendo, por exemplo, um histórico de datas, horários, número da versão e o usuário responsável pela alteração. Atualmente, existem diversas ferramentas capazes de efetuar este tipo de controle, dentre elas, o sistema de controle:

  • A.

    SCVII

  • B.

    Neptune.

  • C.

    KDE.

  • D.

    CORBA.

  • E.

    Git.

Atenção: As questões de números 48 a 50 referem-se a orientação a objetos.

É, em geral, um recurso utilizado quando classes diferentes (não relacionadas) precisam de funcionalidades comuns (métodos) ou utilizam constantes comuns.

O recurso citado é

  • A.

    pacote.

  • B.

    subclasse.

  • C.

    encapsulamento.

  • D.

    interface.

  • E.

    especialização.

A Wi-Fi Alliance (WFA), em substituição ao protocolo WEP, lançou o

  • A.

    TXOP.

  • B.

    DES.

  • C.

    AES.

  • D.

    TKIP.

  • E.

    WPA.

Testes de software são destinados a mostrar que um programa atende a seus requisitos e, na descoberta de possíveis erros, onde o software se comporta de maneira incorreta. Testes baseados em requisitos são

  • A.

    uma abordagem para o desenvolvimento de programas em que se intercalam testes de desenvolvimento de código.

  • B.

    uma abordagem de teste de release em que são imaginados possíveis cenários típicos de uso.

  • C.

    aqueles que se utilizam de modelos orientados a objetos para a criação de massas de testes requisitados pelos usuários.

  • D.

    uma abordagem sistemática para projetos de caso de teste em que é considerado cada requisito e derivado um conjunto de testes para eles.

  • E.

    uma abordagem de teste de release utilizado no desenvolvimento dirigido a testes.

Atenção: As questões de números 48 a 50 referem-se a orientação a objetos.

Quando um membro de uma superclasse pode ser acessado apenas por membros dessa superclasse, por membros de suas subclasses e por membros de outras classes do mesmo pacote, é possível afirmar que esse membro deve ser

  • A.

    abstrato (abstract).

  • B.

    privado (private).

  • C.

    sobrecarregado (overloaded).

  • D.

    público (public).

  • E.

    protegido (protected).

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