Questões de Ciência da Computação da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Os slots são componentes da placa mãe que permitem a conexão desta com as placas periféricas. Acerca de tais componentes, relacione as colunas:

I - ISA

II - PCI

III - AGP

 IV - CNR

( ) Utilizado por periféricos que requerem alta velocidade, como a placa de vídeo.

( ) Surgiu da necessidade das aplicações multimídia, em especial os jogos, que requeriam que o computador trabalhasse com vídeos fullscreen e full-motion.

( ) Localizado na borda da placa-mãe, permite a conexão de placas de modem, de som e de rede; é construída com a mesma tecnologia utilizada por dispositivos on-bord.

( ) Utilizado em dispositivos que não requerem alta velocidade, como a placa de som e de modem; as placas-mãe mais recentes não vêm com este slot.

A numeração correta, de cima para baixo, corresponde à opção:

  • A.

    I II III IV;

  • B.

    II III IV I;

  • C.

    I II IV III;

  • D.

    III IV I II;

  • E.

    III II IV I.

O método de modelagem de requisitos que utiliza diagramas de fluxo de dados e de controle como base, divide em partições as funções que transformam os fluxos, cria um modelo comportamental utilizando o diagrama de transição de estados e um modelo de conteúdo de dados através de um dicionário de requisitos, em que o sistema é representado como uma transformação de informação, sendo sua função global representada por uma bolha, é a análise:

  • A.

    comportamental;

  • B.

    dos requisitos;

  • C.

    orientada a objetos;

  • D.

    de tempo real;

  • E.

    estruturada.

Os métodos de análise de requisitos de software orientados a objeto possibilitam que o analista modele um problema representando:

  • A.

    classes, objetos, entidades e operações;

  • B.

    classes, objetos, entidades e relacionamentos;

  • C.

    objetos, atributos, entidades e relacionamentos;

  • D.

    classes, objetos, atributos e relacionamentos;

  • E.

    classes, objetos, atributos e operações.

Com relação a projeto e implementação de software, leia com atenção as sentenças abaixo. I O projeto de interface estabelece o "layout" e os mecanismos de interação para a interação homemmáquina. II As atividades de projeto, codificação e teste absorvem 75% ou mais do custo da engenharia de software, excluindo-se a manutenção. III O projeto de software pode ser visto de uma perspectiva administrativa composto de atividades de projeto de dados, projeto arquitetural, projeto procedimental e projeto de interfaces. Pode-se dizer que as sentenças:

  • A.

    I e II são falsas e a III é verdadeira;

  • B.

    I e II são verdadeiras e a III é falsa;

  • C.

    II e III são verdadeiras e a I é falsa;

  • D.

    II e III são falsas e a I é verdadeira;

  • E.

    I e III são verdadeiras e a II é falsa.

O objetivo principal do projeto de casos de teste é derivar um conjunto de testes que tenha uma alta probabilidade de revelar defeitos no software. Dos testes aplicados em projetos de software existem duas categorias diferentes de técnicas de projetos de caso de teste, as quais são:

  • A.

    teste de caixa branca e teste de comparação;

  • B.

    teste de caixa preta e teste de laços;

  • C.

    teste de caixa branca e teste de sistemas de tempo real;

  • D.

    teste de caixa branca e teste de caixa preta;

  • E.

    teste de caixa preta e teste de fluxo de dados.

No modelo OSI/ISO, a camada responsável pelo controle de fluxo de informações, estabelecendo conexões fim a fim, é conhecida como:

  • A.

    rede;

  • B.

    sessão;

  • C.

    apresentação;

  • D.

    transporte;

  • E.

    enlace de dados.

A manutenção de um software pode ser definida por atividades que são levadas a efeito depois que um programa é liberado para uso. Essas atividades podem ser representadas como:

  • A.

    manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva;

  • B.

    manutenção preditiva, manutenção perfectiva e manutenção adaptativa;

  • C.

    manutenção preditiva, manutenção perfectiva e manutenção corretiva;

  • D.

    manutenção preventiva e manutenção corretiva;

  • E.

    manutenção corretiva, manutenção adaptativa, manutenção perfectiva e manutenção preventiva.

No sistema de arquivos do Unix, são possíveis dois tipos de bloqueio. Estes tipos de bloqueio são conhecidos como:

  • A.

    direto e exclusivo;

  • B.

    indireto e compartilhado;

  • C.

    direto e compartilhado;

  • D.

    indireto e exclusivo;

  • E.

    compartilhado e exclusivo.

A topologia de rede que possui tolerância a falhas, contendo estações com classes distintas, funcionando a 100 Mbps em distâncias de até 200 Km, com até 1000 estações conectadas, é:

  • A.

    Fast Ethernet;

  • B.

    Token Bus;

  • C.

    FDDI;

  • D.

    Token Ring;

  • E.

    Ethernet.

A engenharia de software abrange um conjunto de três elementos fundamentais. Aquela que melhor representa esses elementos é:

  • A.

    projeto lógico, projeto físico e implementação;

  • B.

    análise, projeto e implementação;

  • C.

    métodos, ferramentas e procedimentos;

  • D.

    métodos, projetos e procedimentos;

  • E.

    ferramentas, procedimentos e testes.

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