Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) faz parte da pilha TCP/IP e é utilizado para obter informações de servidores SNMP. No seu funcionamento, utiliza o conceito de MIB (Management Information Base), definido pelo RFC1066 como o conjunto de objetos gerenciados que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede. Resultante da evolução, a RFC 1213 definiu três tipos de MIBs que fornecem informações:
T1 gerais de gerenciamento sobre um determinado equipamento gerenciado, como número de pacotes transmitidos e estado da interface;
T2 específicas sobre as tecnologias dos meios de transmissão e equipamentos empregados;
T3 específicas dos equipamentos empregados, como configuração, colisões, sendo também possível reinicializar ou desabilitar uma ou mais portas do roteador.
As MIBs dos tipos T1, T2 e T3 são, respectivamente, dos seguintes tipos:
principal, experimental e operacional.
II, tecnológica e privada.
principal, tecnológica e operacional.
II, experimental e privada.
principal, experimental e privada.
Quando há necessidade de mais espaço de armazenamento em um microcomputador, a opção mais comum é simplesmente adquirir outro HD. Quando se faz referência a armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAN. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das cases de HD ligadas a portas USB.
II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.
III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.
Assinale:
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Um Analista de Suporte de Sistemas instalou no disco C: o Internet Information Server (IIS), que é o servidor de páginas web avançado da plataforma Windows, no Windows XP. Por default, as pastas para hospedagem de páginas e para FTP criadas, de forma automática, são, respectivamente:
C:/Web/www e C:/Web/ftp.
C:/Web/wwwroot e C:/Web/ftproot.
C:/InetPub/wwroot e C:/InetPub/ftproot.
C:/InetPub/pages e C:/InetPub/files.
C:/InetPub/www e C:/InetPub/FTP.
O Windows Server 2003 utiliza um serviço de diretório, denominado Active Directory, que emprega um banco de dados onde ficam armazenados todos os recursos de uma rede e ele os torna acessíveis a todos os usuários e aplicativos dessa rede. Dentre seus componentes, um representa um depósito de informações que armazena um subconjunto dos atributos de todos os objetos existentes no Active Directory, tendo a função de agilizar a realização de queries. Nele existe a informação necessária para que se saiba a localização de qualquer objeto existente no Active Directory. Esse componente é denominado:
Main Library.
Data Schema.
Global Catalog.
Domain Controler.
Organizational Unit.
Considere a parte de um diagrama de classes mostrada na figura abaixo:
Nesse diagrama, a classe X é uma subclasse das classes Y e Z. Tanto a classe Y como a classe Z têm um método m. Inicialmente X utilizava o método m ( ) da classe Z, mas passou a utilizar o método m ( ) da classe Y. Nessa situação, assinale a alternativa correta.
A classe Z necessita ser testada novamente.
Não é necessário testar a classe X porque ela usa o mesmo método m.
A classe X deve ser novamente testada, pois há uma mudança de contexto.
Se m tiver passado no teste de unidade então não há necessidade de testar novamente a classe X.
Se Y e Z tiverem passado no teste de integração, então não há necessidade de testar novamente a classe X.
Uma série de modelos pode ser produzida durante um projeto orientado a objetos. O projeto inclui modelos estáticos e dinâmicos. Um modelo que é considerado dinâmico é o de:
seqüência.
classe.
associação.
contexto.
generalização.
O Linux suporta vários sistemas de arquivos, que têm como função organizar o espaço disponível no HD e criar estruturas que permitam gravar e ler arquivos de forma organizada. Um desses, análogo ao NTFS do ambiente Windows, constitui um sistema moderno, que inclui recursos para proteção de dados e do próprio sistema de arquivos no caso de desligamentos incorretos. Ele aproveita melhor o espaço, agrupando arquivos pequenos, de forma que sejam gravados de forma contínua. Esse sistema de arquivos é conhecido por:
NFS.
FAT.
EXT2.
EXT3.
REISERFS.
Um técnico de suporte em informática instalou o IIS no Windows 2000 Server, tendo utilizado o drive C: e os parâmetros "default" para os diretórios que armazenarão as homepages dos usuários, bem como referente ao serviço FTP. Esses diretórios são, respectivamente:
c:www e c:ftp.
c:iiswww e c:iisftp.
c:iiswwwroot e c:iisftproot.
c:inetpubwww e c:inetpubftp.
c:inetpubwwwroot e c:inetpubftproot.
O barramento USB versão 1.0 oferece duas velocidades de operação, a primeira para periféricos mais lentos e outra para dispositivos mais rápidos. Essas velocidades são iguais a:
100 kbps e 500 kbps.
1.5 Mbps e 12 Mbps.
32 Mbps e 256 Mbps.
0.1 Gbps e 2.5 Gbps.
512 kbps e 1024 kbps.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...