Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em redes de microcomputadores padrão IEEE-802.3, que utilizam protocolo Ethernet, assinale a alternativa que contenha a grande vantagem do Hub na implementação.
Se ocorrer elevado índice de colisões, o sistema operacional de rede equaliza a transmissão de frames.
Se ocorrer falha no cabo que conecta uma estação à porta do Hub, a estação fica inativa, mas a rede permanece operacional.
Possibilita maior área de cobertura para a rede e elevado rendimento mesmo em situações de sobrecarga.
Permite a realização de filtro de tráfego entre sub-redes a ele conectadas.
Proporciona maior segmentação no ambiente de rede.
A1, A2 e A4.
A1, A2 e A5.
A1, A3 e A5.
A2, A3 e A4.
A3, A4 e A5.
No contexto do Linux, um recurso é usado quando não existe memória RAM suficiente, permitindo que o sistema operacional passe a armazenar dados que não "cabem" na memória em uma área do disco rígido, possibilitando o funcionando normal do microcomputador. Esse recurso é conhecido por memória:
CACHE.
FLASH.
SWAP.
MMX.
DDR.
Os sistemas operacionais Linux e Windows empregam dois recursos, descritos a seguir.
Recurso-1: o servidor de rede atribui dinamicamente endereços IPs às estações-cliente, permitindo que essas máquinas possam acessar a Internet.
Recurso-2: o sistema implementa um serviço que permite o uso de nomes amigáveis ao invés de endereços IP para acessar servidores, como http://www.potigas.com.br/, por exemplo.
Os recursos Recurso-1 e Recurso-2 são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
NAT e DNS.
DHCP e DNS.
DNS e DHCP.
DHCP e NAT.
NAT e DHCP.
No Linux, apesar de a interface gráfica ser fácil de usar, é importante o conhecimento de determinados comandos do prompt. Um deles possibilita ver o conteúdo de um arquivo, sem a necessidade de um editor. Outro destina-se à cópia de arquivos de uma pasta para outra. Um terceiro permite a navegação entre diretórios. Esses comandos, nessa seqüência, são conhecidos, respectivamente, por:
cat, cp e cd.
view, cp e dir.
view, copy e cd.
cat, grep e dir.
show, copy e md.
Observe a figura abaixo, que representa um esquema no contexto de Bancos de Dados e que mostra os níveis de abstração da informação.
Os modelos I, II, III e IV são conhecidos, respectivamente, pelas seguintes denominações:
Observe a figura abaixo, empregada nos projetos orientados a objetos.
Essa figura é conhecida como diagrama de:
Dentre os recursos da Programação Orientada a Objetos, um está associado ao mecanismo que permite definir uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse). Outro se preocupa em manter as propriedades e métodos de uma classe no mesmo bloco de código e impõe que a interface para uma classe seja separada da implementação. Esses recursos são conhecidos, respectivamente, por:
encapsulamento e modularidade.
modularidade e coesão.
coesão e polimorfismo.
polimorfismo e herança.
herança e encapsulamento.
Na orientação a objetos, um objeto é composto pelos seus dados e pelas funções que os manipulam, componentes que são conhecidos, respectivamente, por:
processos e atributos.
atributos e métodos.
métodos e propriedades.
propriedades e instâncias.
instâncias e processos.
No contexto do ZOS, "Job Control Language" (JCL) constitui a codificação de um conjunto de comandos que informa ao sistema operacional a tarefa que se deseja executar, indica a localização dos dados de entrada, a forma de processar essa entrada e o que deve ser feito com a saída. Dentre os comandos de um JCL, o primeiro indica o início e identifica o nome do "job"; o segundo especifica o nome do programa ou um procedimento a ser executado, e o terceiro descreve os "data sets" - arquivos que contêm programas ou dados. Esses comandos são denominados, respectivamente:
JOB, PGM e DD.
JOB, EXEC e DS.
JOB, EXEC e DD.
TASK, PGM e DS.
TASK, EXEC e DD.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...