Questões de Ciência da Computação da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma metodologia de planejamento e controle que analisa a duração das atividades que compõe um projeto, sob um enfoque estatístico, considerando o tempo para execução de uma atividade como uma variável aleatória e que permite avaliar as probabilidades de se terminar o projeto dentro de um tempo específico, é a metodologia:

  • A. 5W2H.
  • B. 5S.
  • C. Seis Sigma.
  • D. PMBOK.
  • E. PERT.

Em relação à aplicação da Análise do Modo e Efeito de Falha (FMEA), analise as afirmativas abaixo:

I – O nível de FMEA no sistema tem como foco as falhas potenciais e gargalos no processo global.

II – A FMEA focaliza falhas potenciais e suas causas, procedendo uma análise partindo da causa até chegar ao efeito.

III – A FMEA realiza a medição do risco de falha de um determinado equipamento ou sistema.

Em relação aos itens acima pode-se dizer que:

  • A. As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B. Somente a afirmativa I está correta.
  • C. Somente a afirmativa II está correta.
  • D. Somente a afirmativa III está correta.
  • E. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

  • A. O evento de falha A possui baixa frequência de ocorrência, porém traz elevadas perdas quando ocorre.
  • B. Não se deve priorizar nenhum tipo de evento de falha, uma vez que todas elas produzem as mesmas perdas.
  • C. O evento de falha F, apesar de possuir índice de risco muito alto, não deve ser objeto de preocupação excessiva devido a sua baixa frequência de ocorrência.
  • D. Os eventos de falha C e E são responsáveis por 73% das perdas.
  • E. Os dados apresentados na tabela não são suficientes para se realizar a análise de Pareto.

Quais são as principais características da base de dados “Open Access”?

  • A. Este tipo de formato de base de dados é aberto, inclui, através de plugin, o interpretador para células paramétricas escritas em Python e é essencialmente voltado para a interoperabilidade entre ferramentas de back-end.
  • B. Este tipo de formato de dados é proprietário e fechado, sendo necessários drivers licenciados para sua leitura e escrita, inclui em sua implementação o interpretador para células paramétricas escritas em linguagem SKILL e é principalmente voltado para a interoperabilidade entre ferramentas de back-end.
  • C. Este tipo de formato de base de dados é aberto, inclui em sua implementação o interpretador para células paramétricas escritas em linguagem SKILL e é principalmente voltado para a interoperabilidade entre ferramentas de back-end.
  • D. Este tipo de formato de base de dados é aberto, inclui, através de plugin, o interpretador para células paramétricas escritas em Python e é exclusivamente voltado para a interoperabilidade entre ferramentas de back-end.
  • E. Este tipo de formato de dados é proprietário e fechado, inclui, através de plugin, o interpretador para células paramétricas escritas em Python e é essencialmente voltado para a interoperabilidade entre ferramentas de back-end.

Que arquivo é utilizado pelo DFII da Cadence visando definir que uma determinada biblioteca está sob controle de versão? Qual o aplicativo usado para essa tarefa e qual é a entrada que define o uso da ferramenta ClearCase?

  • A. cdsinfo.tag, está localizado no primeiro nível da hierarquia de diretórios da biblioteca. Pode-se utilizar para esta tarefa um editor de texto. Para definir que uma library esta usando o ClearCase deve-se adicionar a seguinte linha no arquivo cdsinro.tag, sem as aspas: “DMTYPE crcs”.
  • B. .cdsinit, está localizado no primeiro nível da hierarquia de diretórios da biblioteca. Pode-se utilizar para esta tarefa um editor de texto. Para definir que uma library está usando o ClearCase deve-se adicionar a seguinte linha no arquivo cdsinro.tag, sem as aspas: “DMTYPE crcs”.
  • C. cdsinfo.tag, está localizado no primeiro nível da hierarquia de diretórios da biblioteca. Pode-se utilizar para esta tarefa um editor de texto. Para definir que uma library está usando o ClearCase deve-se adicionar a seguinte linha no arquivo cdsinro.tag, sem as aspas: “DMTYPE crcs yes”.
  • D. ams.env, está localizado no primeiro nível da hierarquia de diretórios da biblioteca. Pode-se utilizar para esta tarefa um editor de texto. Para definir que uma library está usando o ClearCase deve-se adicionar a seguinte linha no arquivo cdsinro.tag, sem as aspas: “DMTYPE yes”.
  • E. cdsinfo.tag, está localizado no primeiro nível da hierarquia de diretórios da biblioteca. Pode-se utilizar para esta tarefa um editor de texto. Para definir que uma library está usando o ClearCase deve-se adicionar a seguinte linha no arquivo cdsinro.tag, sem as aspas: “CLCS on”.

Qual é a estrutura de arquivos de uma biblioteca no formato CDBA?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Qual a função respectiva dos três comandos ncvlog, ncelab e ncsim, implementados pela ferramenta Cadence AMS-Designer e qual a finalidade do script irun?

  • A. A ferramenta ncvlog realiza a compilação de código verilog ou verilog-ams, armazenados em arquivos binários, para código proprietário, nativo da plataforma utilizada, armazenados em arquivos texto. O comando ncelab é responsável pela elaboração e consiste na etapa de verificação de consistência, inclusão de elementos de interface entre as diferentes disciplinas e o processamento das interconexões e interdependências envolvidas entre os módulos definidos na hierarquia do código verilog-ams e finalmente o comando ncsim é utilizado para rodar efetivamente a simulação utilizando como entrada um “snapshot” gerado na etapa de elaboração e arquivos de controle para definir parâmetros da simulação. O irun é um script fornecido juntamente com a ferramenta e é fundamental para a execução dos comandos ncvlog, ncelab e ncsim.
  • B. A ferramenta ncvlog realiza a elaboração de código verilog ou verilog-ams, armazenados em arquivos textos, para código proprietário, nativo da plataforma utilizada, armazenados em arquivos binários. O comando ncelab é responsável pela compilação e consiste na etapa de verificação de consistência, inclusão de elementos de interface entre as diferentes disciplinas e o processamento das interconexões e interdependências envolvidas entre os módulos definidos na hierarquia do código verilog-ams e finalmente o comando ncsim é utilizado para rodar efetivamente a simulação utilizando como entrada um “snapshot” gerado na etapa de elaboração e arquivos de controle para definir parâmetros da simulação. O irun é um script fornecido juntamente com a ferramenta para que se possa executar as três etapas utilizando-se apenas um comando.
  • C. A ferramenta ncvlog realiza a compilação de código verilog ou verilog-ams, armazenados em arquivos textos, para código proprietário, nativo da plataforma utilizada, armazenados em arquivos binários. O comando ncelab é responsável pela elaboração e consiste na etapa de verificação de consistência, inclusão de elementos de interface entre as diferentes disciplinas e o processamento das interconexões e interdependências envolvidas entre os módulos definidos na hierarquia do código verilog-ams e finalmente o comando ncsim é utilizado para rodar efetivamente a simulação utilizando como entrada um “snapshot” gerado na etapa de elaboração e arquivos de controle para definir parâmetros da simulação. O irun é um script fornecido juntamente com a ferramenta e é fundamental para a execução dos comandos ncvlog, ncelab e ncsim.
  • D. A ferramenta ncvlog realiza a compilação de código verilog ou verilog-ams, armazenados em arquivos textos, para código proprietário, nativo da plataforma utilizada, armazenados em arquivos binários. O comando ncelab é responsável pela elaboração e consiste na etapa de verificação de consistência, inclusão de elementos de interface entre as diferentes disciplinas e o processamento das interconexões e interdependências envolvidas entre os módulos definidos na hierarquia do código verilog-ams e finalmente o comando ncsim é utilizado para rodar efetivamente a simulação utilizando como entrada um “snapshot” gerado na etapa de elaboração e arquivos de controle para definir parâmetros da simulação. O irun é um script fornecido juntamente com a ferramenta para que se possa executar as três etapas utilizando-se apenas um comando.
  • E. A ferramenta ncvlog realiza a compilação de código verilog ou verilog-ams, armazenados em arquivos textos, para código proprietário, nativo da plataforma utilizada, armazenados em arquivos binários. O comando ncelab é responsável pela elaboração e consiste na etapa de verificação de consistência, inclusão de elementos de interface entre as diferentes disciplinas e o processamento das interconexões e interdependências envolvidas entre os módulos definidos na hierarquia do código verilog-ams e finalmente o comando ncsim é utilizado para rodar efetivamente a simulação utilizando como entrada um “snapshot” gerado na etapa de elaboração e arquivos de controle para definir parâmetros da simulação. O irun é um script fornecido juntamente com a ferramenta e é fundamental para a execução dos comandos ncvlog, ncelab e ncsim.

Como é realizada a troca de dados entre as ferramentas de Back-End quando se utiliza como base de dados o formato CDBA – Cadence Database?

  • A. O formato CDBA não é suportado por nenhuma das duas ferramentas. A troca de dados entre as ferramentas deve ser realizada exclusivamente pela base de dados no formato Open Access.
  • B. O Encounter e o Virtuoso são capazes de abrir a normalmente a base de dados CDBA, não sendo necessária nenhum processo para exportar ou importar dados entre as ferramentas.
  • C. O Encounter é capaz de abrir normalmente a base de dados CDBA mas o Virtuoso não, sendo assim são normalmente são utilizados arquivos LEF e DEF juntamente com o “stream in” ou “stream out” de arquivos GDSII.
  • D. O Encounter não é capaz de abrir a base de dados CDBA, normalmente são utilizados arquivos LEF e DEF juntamente com o “stream in” ou “stream out” de arquivos GDSII.
  • E. O Encounter e o Virtuoso são capazes de abrir a normalmente a base de dados CDBA mas a utilização da base de dados OA simplifica o processo de transferência de dados.

Quais são as vantagens de se utilizar em softwares escalonadores de recursos distribuídos como o Oracle Grid Engine?

  • A. Promovem a otimização dos recursos computacionais através da alocação automática de recursos e efetivo balanceamento da carga. Implementam mecanismos que facilitam a definição de políticas e o gerenciamento dos recursos. Facilitam a criação de scripts para a submissão automática e paralelização de simulações.
  • B. Promovem a otimização dos recursos computacionais através da alocação automática de recursos e efetivo balanceamento da carga. Implementam mecanismos que facilitam a definição de políticas e o gerenciamento dos recursos. Permitem que as simulações possam ser automaticamente particionadas e distribuídas na rede para sua execução.
  • C. Promovem o balanceamento da carga e permite que as simulações possam ser automaticamente particionadas e distribuídas na rede para sua execução. Facilitam a criação de scripts para a submissão automática e paralelização de simulações.
  • D. Promovem o balanceamento da carga e permite que as simulações possam ser automaticamente particionadas e distribuídas na rede para sua execução. Implementam mecanismos que facilitam a definição de políticas e o gerenciamento dos recursos.
  • E. Promovem o balanceamento da carga e permite que as simulações possam ser automaticamente particionadas e distribuídas na rede para sua execução. Facilitam a criação de scripts para a submissão automática e paralelização de simulações.

Considere um algoritmo de pesquisa binária em uma estrutura do tipo array composta de sete elementos classificados em ordem crescente. Se a chave de pesquisa for menor que o elemento do meio, essa chave:

  • A.

    localizará apenas elementos da segunda metade do array;

  • B.

    não poderá achar nenhum elemento com pelo menos duas iterações;

  • C.

    localizará apenas elementos da primeira metade do array;

  • D.

    não poderá localizar nenhum elemento;

  • E.

    localizará o elemento do meio do array de forma menos eficiente que a pesquisa linear.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...