Questões de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de tabelas internas no ABAP, analise as seguintes afirmativas:

1. Para Sorted Tables, é necessário usar APPEND para a inclusão de linhas.

2. Em uma Hashed Tables, não é possível um acesso indexado.

3. Em uma Standart Table, o acesso indexado é a forma mais rápida de se acessar uma entrada na tabela.

4. O tempo de resposta de uma Hashed Table é dependente do número de entradas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Assinale V(verdadeiro) ou F (falso). São objetivos da fase 4 do ASAP/SAP:

( ) Monitoramento das transações do sistema.

( ) Otimização geral de desempenho do sistema.

( ) Testes de módulos.

( ) Treinamento de usuários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – F – V.
  • B. F – F – V – V.
  • C. V – V – F – F.
  • D. V – V – V – F.
  • E. V – V – V – V.

Sobre Amigos e Amizades (friends e friendship) entre classes no ABAP, considere:

1. Em princípio, a concessão de amizade é unilateral; uma classe que concede uma amizade não é automaticamente uma amiga de seus amigos.

2. Ao adicionar-se FRIENDS à declaração CLASS ... DEFINITION, que lista todas as classes e interfaces para as quais são concedidas amizade, permite-se o acesso a componentes privados e protegidos desta classe aos amigos.

3. Subclasses de amigos e interfaces que recebem um amigo como um componente de interface não se tornam amigos.

4. Pode-se adicionar ... FRIENDS cif1 ... cifn à declaração CLASS ... DEFINITION de classes globais e criadas pelo Class Builder.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

São fases do ASAP/SAP:

  • A. Iniciação, elaboração, construção, transição.
  • B. Análise de requisitos, modelagem, implementação e teste.
  • C. Preparação de projeto, business blueprint, realização, preparação final, go Live & suport.
  • D. Análise, projeto, construção, homologação, implantação, manutenção.
  • E. Análise, desenho, construção, implementação, testes, qualidade assegurada, integração e manutenção.

Sobre o assistente de implementação (Implementation Assistant) do ASAP/SAP, considere as seguintes afirmativas:

1. É uma ferramenta de navegação.

2. Possui uma estrutura em árvore que exibe os pacotes de trabalho, atividades e tarefas.

3. Pode-se visualizar o Roadmap por visões de áreas temática, regras e escopo.

4. Inclui uma descrição detalhada e um "how-to" para cada tarefa no Roadmap.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Em modelagem de dados relacional, uma relação normalizada está em 1FN:

1. Se, e somente se, em todo valor válido dessa variável de relação (tabela), cada tupla contém exatamente um valor para cada atributo.

2. Se ela não possuir tabelas aninhadas.

3. Se nenhum domínio que não seja chave for dependente funcionalmente de qualquer outro domínio que não seja chave.

4. Se todos os domínios que não são chaves forem completamente dependentes funcionalmente da chaveprimária.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Sobre modelagem de dados relacional – entidades fracas, considere:

1. Pode ser identificada unicamente apenas se considerarmos a chave primária de outra entidade (proprietária).

2. Um conjunto-entidade proprietário e um conjunto-entidade fraca têm que participar em um conjuntorelacionamento um-para-muitos (um proprietário, muitas entidades fracas).

3. O conjunto de atributos de um conjunto-entidade fraca que unicamente a identifica para um dado proprietário é chamado de chave parcial (pname).

4. O conjunto-entidade fraca tem participação total no conjunto-relacionamento identificado.

Assinale a alternativa correta.

  • A. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • E. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

  • A. Um aluno orientado pode ter dois professores orientadores, mas um professor orientador pode ter zero ou muitos alunos orientados.
  • B. Um professor orientador tem dois ou muitos alunos orientados.
  • C. Um professor orientador tem zero ou vários alunos orientados, mas um aluno, obrigatoriamente, deve ter apenas um professor orientador.
  • D. Um professor orientador tem, obrigatoriamente, dois alunos orientados, mas um aluno orientado pode ter muitos professores orientadores.
  • E. Um professor orientador pode ter zero ou muitos alunos orientados e um aluno orientado tem dois professores orientadores.

  • A. Atributo chave.
  • B. Atributo composto.
  • C. Atributo derivativo.
  • D. Atributo fraco.
  • E. Atributo multivalorado.

  • A. Agregação.
  • B. Composição.
  • C. Especialização não exclusiva.
  • D. Generalização/especialização parcial.
  • E. Generalização/especialização total.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...