Lista completa de Questões de Ciência Política para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estados federativos são vistos como propensos a terem dificuldades com a coordenação dos objetivos das políticas, gerando superposição de competências e competição entre os diferentes níveis de governo. Considerando as características do pacto federativo e das relações intergovernamentais no Brasil, é possível afirmar que:
as desigualdades verticais e horizontais geradas entre as unidades federativas e entre os governos subnacionais pelo atual sistema de transferências constitucionais estimulam a possibilidade arranjos federativos em que, ao conferir autonomia aos governos locais, os eleitores se tornam encarregados da tarefa de elevar o gasto social desses governos.
Ciência Política - Política Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a formação do Estado nacional e do processo de industrialização no Brasil pós-1930, julgue os itens que se seguem.
Em 1945, foram formados os grandes partidos nacionais no Brasil, cujas principais legendas eram: a UDN (União Democrática Nacional), de oposição a Getúlio Vargas; o PSD (Partido Social-Democrático), articulado em todos os estados pela ação das interventorias, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), formado por aliados de Getúlio que agregavam o voto operário no país por meio de mobilização do Ministério do Trabalho; além do PCB (Partido Comunista do Brasil), de efêmera legalidade.
Ciência Política - Política Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a formação do Estado nacional e do processo de industrialização no Brasil pós-1930, julgue os itens que se seguem.
A política de industrialização no Brasil caracterizou-se pela presença do Estado como ente regulador, limitando-se a incentivar os agentes econômicos privados, especialmente estrangeiros, para que pudessem desenvolver os setores vinculados à industria de base, como siderurgia, petróleo e mineração.
Ciência Política - Política Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a formação do Estado nacional e do processo de industrialização no Brasil pós-1930, julgue os itens que se seguem.
Em 1964, o movimento pelas então denominadas reformas de base (reforma agrária, urbana, educacional etc.) foi vitorioso e derrotou o governo militar brasileiro, redemocratizando o país e dando início à elaboração de uma nova constituição democrática.
Ciência Política - Política Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Ruy de Britto Alvarez Affonso (Descentralização e reforma do Estado: a Federação brasileira na encruzilhada, Revista Economia e Sociedade: 14, 2000), o processo de descentralização no Brasil diferencia-se do de outros países latino-americanos. Julgue os itens a seguir com relação a esse tema.
No Brasil, ao contrário da maior parte dos países latino- americanos, a descentralização pode ser caracterizada como de demanda e não de oferta.
De acordo com Ruy de Britto Alvarez Affonso (Descentralização e reforma do Estado: a Federação brasileira na encruzilhada, Revista Economia e Sociedade: 14, 2000), o processo de descentralização no Brasil diferencia-se do de outros países latino-americanos. Julgue os itens a seguir com relação a esse tema.
Em países como Bolívia, Colômbia e Venezuela, a descentralização foi o resultado de pressões da população por mais representação política.
Ciência Política - Política Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Ruy de Britto Alvarez Affonso (Descentralização e reforma do Estado: a Federação brasileira na encruzilhada, Revista Economia e Sociedade: 14, 2000), o processo de descentralização no Brasil diferencia-se do de outros países latino-americanos. Julgue os itens a seguir com relação a esse tema.
No Brasil, a descentralização iniciou-se antes da crise fiscal do governo federal e esteve mais associada à luta pela redemocratização.
Ciência Política - Teoria Democrática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário do Brasil contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.
O plebiscito a que o texto se reporta foi realizado e o resultado, amplamente majoritário, foi a vitória do regime republicano sobre a monarquia constitucional e do presidencialismo sobre o parlamentarismo.
Qual a diferença entre arena pública e questão pública?
Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas externos de uma organização são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública (publicissue) é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública sob a qual os problemas organizacionais são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica no interior da organização.
Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas públicos são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada à confrontação simbólica, onde os problemas públicos, de natureza organizacional, são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão pública, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento do governo ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada às confrontações simbólicas do governo, as quais podem afetar seus interesses atuais ou futuros; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
A Comunicação Pública é identificada a cinco áreas de conhecimento e atividade profissional. Essas áreas são as seguintes:
1a - conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional; 2a - Comunicação Científica; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - Comunicação Organizacional; 2ª - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - Comunicação Rural; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - Comunicação Jurídica; 2a - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - conhecimentos e técnicas de Comunicação Científica; 2a - Comunicação Política; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - Comunicação Organizacional.
1a - Comunicação para o Desenvolvimento; 2a - Comunicação Popular; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...