Questões de Ciência Política do ano 0000

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Indique qual dos itens abaixo não é considerado característico do processo de decisão incremental em políticas públicas.

  • A.

    Busca de composição de interesses e utilização das informações disponíveis, ainda que incompletas.

  • B. Mudanças graduais ao longo do tempo.
  • C.

    Inexistência de análise exaustiva das possibilidades de políticas existentes.

  • D.

    Pressão dos usuários, funcionários e beneficiários de um programa ou política pública, visando a sua continuação.

  • E.

    Possibilidade de reverter às condições anteriores a implementação do programa ou política pública.

Após terem sido formuladas, as políticas públicas só se transformam em ações governamentais se forem implementadas. A implementação, por sua vez, pode ser conduzida segundo diferentes modelos. Caso prevaleça o modelo de cima para baixo (Top-Down), indique qual das características abaixo não deverá estar presente.

  • A.

    Cadeia de comando com foco nos decisores de alto escalão.

  • B.

    Objetivos definidos e não-contraditórios.

  • C.

    Envolvimento de atores públicos e privados com a implementação e avaliação da política.

  • D.

    Baixa autonomia dos níveis médios e inferiores da gestão pública.

  • E.

    Ênfase na comunicação de objetivos/tarefas, coordenação de ações e responsabilização pelo cumprimento das atribuições de cada parte.

Historicamente, o conceito de clientela surge na Roma Antiga, designando uma relação entre sujeitos de status diverso e assimétrico, que se urdia na órbita da comunidade familiar. O clientelismo político pode assumir diferentes formas e características, exceto:

  • A.

    Uma rede de relações que se transforma em estruturas de acesso e contato com o sistema político.

  • B.

    Uma rede de influências dentro dos partidos de "notáveis".

  • C. Uma rede de troca de favores em um partido de massa.
  • D.

    Elemento de ligação entre indivíduos que trocam bens e serviços entre si, conforme seus interesses.

  • E.

    Intercâmbio com os políticos profissionais, que oferecem ajuda pública (cargos e empregos) em troca de legitimação política.

Para regular as relações entre os agentes públicos e interesses organizados (lobbies, grupos de pressão, grupos de interesse etc.) desenvolveu- se o conceito de "conflito de interesses". Pode-se fazer as seguintes afirmativas acerca de "conflito de interesses", exceto:

  • A.

    Os princípios da legislação de conflito de interesses são esforços para preservar os aspectos pessoais do cargo contra novas formas de influência dos interesses organizados.

  • B.

    Um agente público não deveria receber transferências de valores econômicos de fontes privadas, ainda que transferências não constituam suborno.

  • C.

    Um agente público não deveria participar de ações públicas que envolvam seus interesses econômicos pessoais.

  • D.

    A conduta do negócio público deve ser protegida contra o perigo de que o agente público se torne subserviente a interesses particulares.

  • E.

    Os agentes públicos não deveriam comparecer a um fórum de governo em sua capacidade privada, nem se envolver em transações nas quais o governo é parte interessada.

Com o surgimento do Terceiro Setor, as relações entre Estado e sociedade ganharam uma nova complexidade, incorporando um conjunto de entidades e atividades conceitualmente situadas em um ponto intermediário entre o Estado e o mercado. Assinale a opção que melhor expressa o objetivo do Terceiro Setor.

  • A.

    O Terceiro Setor tem por finalidade ser um mecanismo social privado, semi-estatal, que tem um conteúdo concreto, qual seja, reunir aparatos e recursos, públicos e privados, para atingir fins sociais.

  • B.

    O Terceiro Setor deve substituir o Estado como fornecedor de bens e serviços públicos e privados, visando ao melhor atendimento do interesse coletivo.

  • C.

    O Terceiro Setor tem por objetivo abrir alternativas de atuação fora do governo e fora da lógica do mercado, sem descartar a busca do lucro.

  • D.

    Como o setor privado não é capaz de atender a todas as necessidades e demandas sociais existentes, o Terceiro Setor destina-se a gradualmente ocupar o espaço deixado pelo setor privado e, eventualmente, vir a substituílo

  • E.

    O Terceiro Setor destina-se a atuar como agente de transformação social, mobilizando as forças da sociedade a fim de reverter indicadores sociais desfavoráveis.

No âmbito do debate sobre as novas relações entre o Estado e a sociedade, especial destaque vem sendo atribuído à idéia de controle social. Na acepção que preside esse debate, não é correto afirmar que:

  • A.

    Controle social consiste em um conjunto de meios de intervenção acionados por uma dada sociedade ou grupo social a fim de induzir os próprios membros a se conformarem com as normas que caracterizam a sociedade em questão, a fim de desestimular comportamentos contrários às mencionadas normas.

  • B.

    Controle social refere-se a um conjunto de atividades de fiscalização da vida em sociedade, realizadas pelo grupo majoritário ou dominante, ou seja, por aqueles que detêm o monopólio do sistema cultural e do aparato coercitivo.

  • C.

    Existem dois tipos principais de controles de que se serve um sistema social para obter o consenso: os controles externos, como as sanções ou punições aplicadas pelo Estado contra indivíduos como reação a qualquer comportamento não desejado; e os controles internos, quando a sociedade impõe seus valores e padrões de comportamento por meio da socialização primária.

  • D.

    Controle social corresponde a um conjunto de mecanismos pelos quais os cidadãos e entidades da sociedade civil organizada exercem o monitoramento e a avaliação externa das políticas públicas e da ação governamental.

  • E.

    O conceito de controle social está relacionado com duas diferentes acepções: a primeira compreende os processos que, ao impor limites às relações entre os indivíduos, organizam o comportamento humano e estabelecem as condições para a vida coletiva; pela segunda, entende-se o controle exercido por um grupo sobre os próprios membros ou por uma instituição sobre a população de uma sociedade ou uma parte dela.

Acerca de políticos, burocratas e atores sociais assinale a única afirmativa correta.

  • A.

    Ao refletir sobre o futuro da democracia no mundo ocidental, a grande preocupação de Weber residia na dificuldade de controlar a burocracia e evitar que, ao invés de servir às lideranças políticas, os burocratas usurpassem o seu poder de decisão, impondo-se como dominantes tanto aos políticos como à sociedade.

  • B.

    O desenvolvimento dos partidos tem origem na Roma Antiga, devido à extensão do sufrágio universal e das prerrogativas parlamentares dos Senadores Romanos. Quanto mais o direito de voto se ampliou para os cidadãos de Roma mais se tornou necessário enquadrar os eleitores em comitês capazes de tornar conhecidos os candidatos ao Senado e de canalizar o sufrágio em sua direção.

  • C.

    O conceito de Burocracia de Weber corresponde àquela estrutura funcional existente na Grã-Bretanha, França e Alemanha, onde os servidores públicos seguem imparcialmente as normas e não estão sujeitos às influências políticas.

  • D.

    Os partidos políticos têm a mesma função nos diferentes países: seleção dos representantes do povo por eleitores qualificados que, em um sistema competitivo, decidem em função da ideologia ou programa partidário.

  • E.

    Os partidos políticos supõem a existência de uma estrutura centralizada para impedir que outros atores sociais, como os movimentos populares, penetrem em seu seio e assumam o controle da máquina partidária.

Sobre a situação social do Brasil e as políticas sociais de combate à pobreza, marque a resposta correta.

  • A.

    O desenvolvimento local integrado sustentável assegura a redução da pobreza, uma vez que corrige a lógica predatória do capitalismo de mercado.

  • B.

    A inércia age como diluidora das políticas reformistas na elástica adaptabilidade da sociedade.

  • C.

    Existe uma relação direta entre desigualdade de renda e inserção setorial no mercado de trabalho, já que as ocupações industriais atualmente tendem a gerar menos riqueza que as atividades no setor de serviços.

  • D.

    O Brasil possui um dos maiores coeficientes de Gini de todo o mundo, somente sendo superado pelos países da União Européia.

  • E.

    No Brasil 30% da população concentra-se nas grandes metrópoles e absorve cerca de 50% da renda nacional.

Os fatores políticos que influenciam a tomada de decisões em política econômica não são predeterminados. Alguns estudos no Brasil tendem a relativizar o papel de fatores externos como o FMI, BIRD e a globalização, dando mais ênfase aos fatores políticos domésticos. Marque a opção incorreta sobre a formulação da política econômica no Brasil

  • A.

    Os partidos políticos são importantes na definição do planejamento governamental já que a maior parte de medidas a serem adotadas dependem da aprovação do Parlamento. Esse fato obriga a uma negociação permanente do Poder Executivo com as suas lideranças partidárias e bases de apoio no Congresso para a aprovação das medidas econômicas.

  • B.

    As associações empresariais e os empresários são importantes para a formulação da política econômica uma vez que no sistema capitalista os governos precisam do apoio do setor empresarial para governar. Para obter esse apoio, entre outras medidas, o governo incorpora empresários a comissões e conselhos federais, além de rotineiramente consultar parlamentares que são empresários.

  • C.

    Os burocratas conferem estabilidade à política macroeconômica uma vez que os principais servidores dos órgãos de gestão da economia e os mais importantes assessores econômicos dos ministérios permanecem e se tornam responsáveis pela formulação e implementação das políticas setoriais, que tendem a ser mantidas, com pequenos incrementos, ao longo do tempo.

  • D.

    Os sindicatos têm um papel limitado na formulação de políticas macroeconômicas uma vez que tendem a adotar posições setorializadas, que dificultam o consenso para além dos interesses corporativos; e também devido ao risco da negociação pública de algumas medidas macroeconômicas poder diminuir o impacto necessário ao sucesso das mesmas.

  • E.

    As eleições são um fator extremamente importante tanto na formulação quanto na implementação de políticas macroeconômicas devido à sua capacidade de alterar acentuadamente o quadro político que orienta a adoção destas políticas.

Acerca das teorias que influem na formulação da política econômica são corretas todas as afirmativas abaixo, exceto:

  • A.

    Keynes compartilha com os neoclássicos a concepção de que os mecanismos de mercado são capazes de assegurar, a qualquer nível de demanda global, uma eficiente estrutura produtiva

  • B.

    Os monetaristas sustentam que grande parte da instabilidade econômica resulta de flutuações na oferta da moeda, cuja demanda tende a se manter estável ao longo do tempo.

  • C.

    Versões modernas da teoria marginalista sugerem uma concepção realista e complexa do bem-estar social, que não dependeria só das utilidades dos vários indivíduos ou grupos, mas que levaria em conta outras variáveis, como a taxa de crescimento econômico e da função de bem-estar social.

  • D.

    A função social de bem-estar de uma dada coletividade, obtida a partir de um processo de decisões democrático das funções de preferências de cada um dos indivíduos pode levar a um sistema de preferências intransitivas. Por isso o sistema democrático inviabiliza as decisões macroeconômicas voltadas para uma função de bem-estar baseadas em cálculos de utilidade marginal.

  • E.

    A Teoria da Escolha Racional (Public Choice) propõe-se a aplicar a economia à análise de alguns problemas da política. Tal aplicação seria possível na medida em que houvesse um isomorfismo estrutural entre a teoria econômica do processo de tomada das decisões políticas e a microeconomia.

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