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A busca da distribuição do poder está intrinsecamente ligada à luta contra as tiranias. As afirmações a seguir estão relacionadas ao pluralismo como contraposição à concentração do poder do Estado. Identifique a única opção correta.
Pluralismo e divisão dos poderes são indissociáveis.
A distribuição do poder é incompatível com formas elitistas de governo.
Sob regimes ditatoriais não ocorre distribuição de poder.
O liberalismo clássico não visa à distribuição do poder do Estado, mas sim a sua limitação.
O socialismo leva ao desaparecimento do pluralismo e da distribuição do poder.
Segundo Robert Dahl, existem oito condições para que uma sociedade seja democrática. A seguir, são relacionadas algumas dessas características.
Aponte a opção falsa.
Liberdade de criar e associar-se a organizações.
Direito de voto.
Elegibilidade para cargos públicos.
Instituições que tornem as políticas governamentais dependentes de votos e outras manifestações de preferências.
Inexistência de veículos estatais de informação.
Em 1993, o Brasil realizou um plebiscito sobre a forma e sobre o sistema de governo a vigorarem no país a partir de então. Os seguintes enunciados se referem ao resultado dessa opção dos eleitores brasileiros. Indique o único correto.
No plebiscito, a campanha foi conduzida por frentes que representavam o Parlamentarismo com República, o Presidencialismo com República e o Parlamentarismo com Monarquia.
A derrota da opção pela monarquia era previsível, porque os herdeiros de D. Pedro II não puderam fazer campanha eleitoral.
Nas repúblicas parlamentaristas, os presidentes têm maior poder que nas repúblicas presidencialistas, porque pertencem ao partido com maioria no Legislativo.
Nas repúblicas presidencialistas, os chefes de Estado contam com maioria automática no Legislativo, por isso são mais estáveis que as parlamentaristas.
A maioria dos eleitores optou pela república e pelo presidencialismo, porque são forma e sistema de governo mais democráticos que os demais.
Uma das questões mais complexas na organização dos estados nacionais é a definição de um modelo adequado a cada país, considerando os vários matizes existentes entre unitarismo e federalismo. No Brasil, o modelo variou entre esses dois pólos desde a Independência. Os seguintes enunciados referem-se a essa questão:
1. durante o regime militar, principalmente a partir da Constituição de 1967, ocorreu um processo de centralização do poder e dos recursos.
2. a crise econômica dos anos 1970/80 e os anseios de redemocratização contribuíram para que a Constituição de 1988 e a legislação posterior revertessem a situação no sentido da descentralização.
3. o chamado "pacto federativo" brasileiro, por não ter sido fruto de um projeto abrangente, e sim da composição de forças no Parlamento, se caracteriza pela existência de distorções e conflitos que deram origem à necessidade de uma reforma tributária e política.
4. uma especificidade da federação brasileira atual é a importância dos municípios como unidades federativas, ao lado dos estados.
Desses enunciados:
todos são falsos.
todos são verdadeiros.
apenas o 1 é verdadeiro.
apenas o 2 é verdadeiro.
apenas o 4 é falso.
A partir da promulgação da Constituição de 1988, o cidadão brasileiro conta com uma multiplicidade de formas de participação política sem precedentes na história do País. A seguir são relacionadas algumas formas de participação popular na esfera pública.
Aponte o único enunciado falso.
Possibilidade de qualquer cidadão propor individualmente Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal.
Participação em plebiscitos e referendos.
Iniciativa popular na propositura de projetos de lei.
Participação nas deliberações sobre políticas públicas por meio de organizações representativas em colegiados.
Eleição direta para os integrantes de todas as casas legislativas e para o chefe do executivo em todos os níveis de governo.
O termo "presidencialismo de coalizão" é usado para designar o arranjo político estabelecido no Brasil em função das relações entre Executivo e Legislativo. A expressão é pertinente porque o sistema político brasileiro tem características híbridas do presidencialismo e do parlamentarismo, entre as quais:
1. o Presidente da República conta com recursos de poder como a execução do orçamento, que não é de aplicação compulsória.
2. o Executivo necessita do apoio do Legislativo para ter sua agenda aprovada e para governar.
3. o Presidente tem a prerrogativa de editar Medidas Provisórias com força de lei, mas a iniciativa legislativa é exclusividade do Congresso.
4. o Presidente impõe sua agenda legislativa porque as lideranças partidárias são frágeis e suas orientações raramente são seguidas por seus liderados.
Os enunciados acima são:
todos verdadeiros.
todos falsos.
verdadeiros o 3 e o 4.
verdadeiros o 1 e o 2.
verdadeiros o 2 e o 4.
A população brasileira tem a possibilidade de participar na formulação e no controle da execução de políticas públicas, principalmente na área social, por meio de conselhos e outras instâncias participativas. A seguir, são relacionadas algumas características dessas instâncias:
1. o formato institucional dos conselhos em áreas como saúde, assistência social, direitos da criança e do adolescente é definido por legislação local segundo parâmetros da legislação federal.
2. de um modo geral, os conselhos adotam a paridade como princípio, ainda que com composição variável.
3. de acordo com o IBGE, existem conselhos de saúde e de assistência social constituídos em quase todos os municípios brasileiros, mas nas regiões Norte e Nordeste a proporção de conselhos municipais, em relação ao total de municípios, é menor que nas demais regiões, principalmente no que se refere a conselhos da criança e do adolescente.
4. os orçamentos participativos são as únicas instâncias de participação que não decorrem de dispositivo constitucional. Em consequência, a sua adoção é sempre iniciativa dos prefeitos eleitos.
Os enunciados acima:
apenas o último é falso.
são todos falsos.
apenas o primeiro é verdadeiro.
apenas o segundo é verdadeiro.
são todos verdadeiros.
Ciência Política - Teoria Democrática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de democratização do Brasil, além das características atuais de sua política externa, julgue os itens seguintes.
Foi longo o processo de transição, findo o qual, o ciclo militar se encerrou e ocorreu o retorno do poder civil. A rigor, a partir das eleições legislativas de 1974, delinearamse os passos que seriam seguidos pelo projeto de distensão lenta, gradual e segura.
Ciência Política - Teoria Democrática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de democratização do Brasil, além das características atuais de sua política externa, julgue os itens seguintes.
Entre avanços e recuos, o processo de abertura posto em prática no governo de Estado Geisel, que teve em Golbery do Couto e Silva seu mais conhecido estrategista, atingiu seus objetivos porque contou com o apoio integral das forças que integravam o chamado sistema no poder.
Ciência Política - Teoria Democrática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de democratização do Brasil, além das características atuais de sua política externa, julgue os itens seguintes.
A crise que envolveu o último governo militar, o do general Figueiredo, manifestou-se de maneira ampla: na política, a gradativa perda de apoio ao regime, com o avanço eleitoral das oposições e com a defecção de lideranças civis; na economia, a elevação dos índices inflacionários e os efeitos asfixiantes da dívida externa.
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